Pool de mineração: O que é e como funciona?

Descubra o que é pool de mineração e saiba como funcionam os seus sistemas de recompensas. Entre e aproveite as dicas!

Equipe Coinext
9/2/2022
Pool de mineração: O que é e como funciona?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

No universo das criptomoedas, sabe-se que a mineração é um agente importante tanto para a realização das negociações quanto para a segurança entre os usuários. O que pode ser novidade, porém, é o pool de mineração.

Você já ouviu falar sobre esses “pools”? Sabe o que são, como é seu funcionamento e a forma de recompensa? Continue lendo para conhecer mais sobre esses conceitos e, ao final deste artigo, você saberá se vale a pena fazer parte desse sistema e como escolher o melhor pool de mineração!

Dá uma olhada no que vamos te explicar a seguir:

  • O que é um pool de mineração?
  • Como funciona um pool de mineração?
  • Como funcionam as recompensas nos pools de Mineração?
  • Diferenças entre PPS, PPLNS, PROP, SMPPS e ESMPPS
  • Como escolher o melhor pool de mineração?
  • Quais as vantagens e desvantagens de um pool de mineração?

O que é um Pool de mineração?

Antes de entender o que é Pool de mineração, é preciso entender sobre o processo de mineração em si.

Se você já investe ou entende, ainda que remotamente, de criptomoedas, sabe que o processo de mineração é muito importante para as operações, para o registro de saldo, de compra e venda das criptos. É um processo que valida as operações na Blockchain e garante a segurança da rede.

A mineração, puxando para o significado literal, nada mais é do que, de fato, “peneirar” as criptos no meio de códigos. E quando se diz que minerar é “resolver cálculos complexos”, é porque é exatamente isso: o usuário que vai minerar as criptos dentro dos blocos da Blockchain precisa resolver cálculos matemáticos bastante complexos.

Existem diferentes processos de minerar e, com o passar do tempo, esses processos foram se modernizando com o objetivo de ficarem mais rápidos. E, para isso, é necessário um computador arrojado, que dê conta de fazer os cálculos em pouco tempo.

Mesmo tendo deixado de ser um processo simples, a mineração, em si, pode ser vantajosa porque as pessoas que conseguem resolver os cálculos necessários são recompensadas com um valor da criptomoeda minerada. Consequentemente, isso gera uma concorrência entre os mineradores.

Então “pool”, além de significar “piscina” em inglês, significa “agrupamento”, “conjunto”; e o “pool de mineração” consiste num conjunto de nós – ou “nodes” – de computadores funcionando coletivamente na mineração, aumentando o poder computacional e as chances de obter maior sucesso na resolução dos cálculos.

Essas operações, que se tornam mais rápidas, têm as recompensas distribuídas igualmente entre cada um dos usuários que participou do processo de mineração. Daí o trabalho em conjunto.

A seguir, vamos explicar mais alguns detalhes sobre pool de mineração. No entanto, se você ainda possui dúvida sobre Blockchain, clique no vídeo abaixo e entenda tudo.

Abra sua conta grátis e aproveite oportunidades do mercado cripto.

Como funciona um Pool de Mineração?

Dentro do pool de mineração existe um coordenador, que é responsável por organizar o coletivo de forma que os usuários não repitam valores para o “nonce” – um conjunto de números arbitrários que só pode ser usado uma vez –, e não desperdicem poder de hash – código de 32 dígitos que corresponde ao endereço das transações e também à capacidade de processamento de dados – tentando criar o mesmo bloco.

Além dessa função de organização, o coordenador é o responsável pela divisão de recompensas entre os mineradores.

Em essência, o funcionamento de um pool de mineração envolve os seguintes pontos: 

  • Protocolo de trabalho cooperativo;
  • Servidor: serviço cooperativo de mineração;
  • Software de mineração.

É o servidor que unifica o poder computacional e é o responsável pela manutenção do processamento e pela divisão dos lucros entre os usuários.

Já o software é quem recebe as informações e resolve os cálculos dos blocos, além de autenticar o processo e realizar o pagamento a cada minerador.

Cabe aos mineradores, inclusive, escolher o software ideal para o pool de mineração.

Invista nas principais criptomoedas do mercado.

Como funcionam as recompensas nos Pools de Mineração?

Agora que o conceito de pool de mineração está claro, provavelmente a dúvida é sobre as recompensas. Antes disso, vale destacar que é sempre necessário considerar as taxas cobradas em cada pool, que varia de acordo com a moeda e outros fatores. Dito isso, a seguir, vamos apresentar os diferentes tipos.

Pay-Per-Share (PPS)

Sendo um dos métodos mais comuns, o PPS garante o pagamento fixo para cada minerador, e esse pagamento é gradualmente crescente. Denominado de “share”, ou participação, cada minerador recebe um hash – o código mencionado acima – para validar sua participação. Nesse modelo, os usuários são recompensados mesmo quando o bloco encontrado não seja válido.

Pay-Per-Last-N-Shares (PPLNS)

Nesse modo, a recompensa só acontece quando os blocos encontrados são válidos. O coordenador do pool divide o número de shares enviados por N e multiplica o resultado pela recompensa do bloco (já tirando a taxa cobrada pelo operador), para realizar o pagamento. E “N” varia dependendo da pool.

Proporcional (PROP) 

Aqui, os mineradores são recompensados proporcionalmente à sua participação, “share”, no processo do pool e de acordo com as shares da criptomoeda em questão.

Pagamento Máximo Compartilhado por Ação (SMPPS)

O SMPPS funciona de uma maneira parecida com o PPS, com a diferença importante de que, aqui, existe um limite de pagamento máximo para cada minerador.

Pagamento Máximo Compartilhado Equalizado (ESMPPS)

Já aqui, os mineradores recebem a mesma quantia, e seguem as regras estipuladas dentro de seu pool.

Comece a investir em cripto com apenas R$25. Abra sua conta grátis.

Como escolher o melhor pool de mineração?

Escolher um pool de mineração envolve estar atento às estruturas do coletivo e dos equipamentos em questão. Algumas dicas importantes para realizar essa tarefa com eficácia são:

  1. Checar a compatibilidade de equipamentos; ver se seu computador, banda larga e instrumentos suprem as exigências do software usado pelo pool.
  2. Saber sobre a transparência das operações de mineração, saber também sobre como funciona a distribuição de trabalho entre os usuários, e sobre o tempo de resposta do serviço.
  3. Ter noção da segurança do pool em que você pensa em participar: como eles se protegem ou se recuperariam de hackers? O quão segura é a conexão? O quão estável é a conexão?
  4. Procure saber sobre quais são as taxas cobradas no pool.
  5. E, por último, mas não menos importante, qual é a opinião de outras pessoas que já foram ou são mineradores desse pool.
Abra sua conta grátis na Coinext.

Vantagens e desvantagens do pool de mineração?

Como o pool transforma o processo de mineração num processo coletivo, ocorre uma economia de energia e de poder computacional muito grande, o que possibilita uma maior quantia de operações, e assim, maior lucro garantido aos participantes. Essa é a maior vantagem do pool de mineração.

Ainda na questão do lucro garantido, outra vantagem é o fato de que todos os participantes recebem uma recompensa. Ainda que o minerador seja considerado pequeno.

Já um risco existente dentro do pool é o de ter que confiar numa organização centralizada, uma vez que os coordenadores do pool podem realizar mudanças dentro do protocolo, e tirar vantagens sobre os outros mineradores, como aumentar sua recompensa individual, o que aconteceu em alguns pools, como o 50BTC e o BTCGuild.

Para evitar que algo parecido com isso aconteça com você, as dicas mencionadas anteriormente, sobre como escolher um pool confiável, são fundamentais para você garantir sua segurança e a segurança das suas operações.

Além disso, sempre que falamos em criptomoedas, é fundamental ter muita atenção com a segurança. Por isso, procure associar-se a pools e instituições seguras e confiáveis.

Aqui na Coinext, por exemplo, além de conteúdos, como esse sobre pool de mineração, você encontra uma plataforma segura e eficiente para investir nas melhores criptomoedas disponíveis no mercado. Por isso, abra sua conta grátis agora mesmo e comece a explorar esse universo e aproveitar as inúmeras oportunidades.

pool-de-mineracao


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback