Corretoras para investir em criptomoedas: 5 passos para analisar

Como analisar corretoras para investir em criptomoedas? Nesse conteúdo você encontra 5 passos para entender se é uma instituição realmente segura e confiável.

Equipe Coinext
11/5/2022
Corretoras para investir em criptomoedas: 5 passos para analisar
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Corretoras para investir em criptomoedas proporcionam um ambiente seguro para transações com criptoativos, tornando a compra, venda e troca de ativos digitais como Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, e tantos outros, mais práticas e acessíveis para os investidores.

Como a corretora possui custódia sobre os ativos de seus usuários, ou seja, passa a guardar suas criptomoedas para você, a escolha de uma exchange para operar é crucial e deve ser feita a partir de uma análise atenta para garantir a segurança do seu dinheiro. 

Mas qual critério utilizar para analisar corretoras de criptomoedas? Quais características devem ser avaliadas? É isso o que vamos te mostrar neste conteúdo.

Confira tudo que você aprenderá:

  • Como funcionam as corretoras de criptomoedas
  • Qual a importância de uma análise bem feita?
  • 5 dicas de como analisar corretoras para investir em criptomoedas

Como funcionam as corretoras de criptomoedas

Corretoras de criptomoedas, ou exchanges, são plataformas digitais onde os investidores podem comprar, vender e negociar criptomoedas, ou convertê-las em outros criptoativos e moedas fiduciárias, como Dólar e Real.

Além de aproximar compradores e vendedores, corretoras funcionam como intermediárias que garantem que as operações realizadas ocorrerão de maneira segura.

Com isso, ao vender suas criptomoedas por meio de uma exchange, você tem a segurança de que receberá seu dinheiro de forma quase instantânea, diferentemente do modelo P2P - Peer to Peer (de pessoa para pessoa), em que toda a negociação ocorre por conta das partes envolvidas e não há a garantia de que você de fato receberá o dinheiro após a venda.

Além disso, utilizar corretoras traz outras vantagens, como: maior variedade de criptoativos disponíveis para negociação, diversas opções de ordens para trades, acompanhamento integral dos principais indicadores, gráficos detalhados e demais informações necessárias para uma operação bem-sucedida.

Quer entender mais sobre o funcionamento de corretoras para investir em criptomoedas? Veja o vídeo abaixo:

Qual a importância de analisar bem as corretoras?

Atualmente, existem mais de 500 corretoras para investir em criptomoedas em todo o mundo, conforme listagem do site Coingecko. Todas elas variam em qualidade, segurança, custos e diversificação de criptoativos.

Fazer uma escolha em meio a tantas opções pode deixar muitos investidores indecisos. De fato, essa não é uma decisão simples, que não deve e nem precisa ser feita com pressa. E um dos pontos que justifica a importância dessa análise minuciosa é a segurança, fator de peso para toda ação que envolve o próprio patrimônio.

Ao utilizar uma exchange, você mantém seu dinheiro sob a custódia da corretora, na confiança de que sempre que solicitar você poderá sacá-lo ou transferi-lo como bem entender. Por isso é tão importante avaliar se uma corretora é de fato séria e segura antes de confiar seus ativos. Lembre-se: é seu dinheiro que está em jogo!

Uma análise prévia cuidadosa também é importante porque, assim como qualquer outra decisão dentro dos investimentos, toda escolha deve ser feita com base na sua realidade e objetivos.

Logo, além da segurança, existe ainda uma série de questões que precisam ser analisadas sobre seu contexto para então identificar a corretora que melhor te atende, como: 

  • Localização e regulação de seu país, para entender quais exchanges você está habilitado a utilizar em termos legais.
  • Perfil de investidor, pois sua estratégia de investimento irá ditar o que você busca em uma corretora para concretizar suas metas da melhor forma possível.
  • Depósito e saque mínimos e se o valor das taxas cobradas por serviço está coerente com o que você pode e se dispõe a arcar.

Tendo todos esses tópicos esclarecidos, fica evidente por que analisar a fundo uma corretora é tão importante para dar mais confiança e sucesso aos seus investimentos.

Traga seu dinheiro para o futuro.

5 dicas de como analisar corretoras para investir em criptomoedas 

A seguir, você confere alguns passos que podem facilitar a avaliação mais detalhada dos principais pontos a se considerar sobre uma exchange:

1. Pesquise pelo histórico e transparência 

Para entender se uma corretora é mesmo legítima, primeiro confirme a existência da empresa. Consulte sua localidade, regularidade e procure pelo CNPJ, caso se aplique. Você pode ainda acessar o LinkedIn para se certificar de que a empresa possui funcionários reais e com formação relevante.

Pesquise também o histórico da corretora e daqueles que a criaram e a mantêm. Em geral, você encontra essas informações na página “Sobre” ou “Quem somos” no site das exchanges. Eventuais premiações também são bons sinais de reconhecimento dentro do setor e de um trabalho bem feito, e costumam ser citadas nessas páginas.

A transparência de uma exchange para com os usuários é essencial, pois só assim é possível ter dados suficientes para conseguir analisar todos os demais pontos que iremos comentar aqui.

Corretoras realmente sérias e comprometidas com seus clientes são sempre abertas e dispostas a prestar todos os esclarecimentos necessários para dar confiança ao investidor.

Por isso, se não encontrar esses dados, desconfie. Infelizmente, existem corretoras falsas com o propósito de aplicar golpes financeiros, como pirâmides com criptomoedas. Também não confie em plataformas que fazem promessas de rendimento, visto que em investimentos de renda variável o lucro nunca é garantido.

Além das informações prestadas pela própria exchange, depoimentos de outros usuários, ex-clientes e indicações de influenciadores relevantes do segmento de criptoativos também podem te ajudar a ter uma ideia da opinião e experiência positivas ou negativas de quem está do outro lado desse processo.

Abra sua conta e invista em criptomoedas agora mesmo.

2. Entenda se a corretora é segura

Já comentamos anteriormente o quanto a segurança nos investimentos é primordial. E tratando-se de ativos digitais, a segurança online é ainda mais importante.

Episódios como o da Mt.Gox, que parou de operar após um hacker roubar 850 mil Bitcoins da corretora, deixam evidente que uma falha de segurança pode ocasionar enormes prejuízos para os usuários.

Portanto, verifique se a exchange mantém a proteção contra ataques hackers por meio de avançados métodos de cibersegurança e se estão disponíveis recursos como Autenticação de 2 Fatores (2FA) e Validação de conta.

Certifique-se também de que a empresa mantém boas práticas de compliance, ou seja, atua de acordo com as normas legais para evitar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção.

Invista em criptomoedas de forma segura e rápida. Invista pela Coinext.

3. Analise a liquidez e volume de negociação

Liquidez e volume são características que vão determinar se o sistema de negociação da corretora é saudável, para saber se vale mesmo a pena colocar seu dinheiro nela.

Um grande volume de negociações indica que há mais usuários negociando naquela exchange, maior margem para a cotação dos ativos e mais facilidade para a compra e venda de criptomoedas. Quanto maior esse volume em uma corretora, maior a liquidez.

Nas exchanges com boa liquidez, há menor possibilidade de manipulação de preços por entidades com grandes valores e mais agilidade para transformar a criptomoeda em moeda fiduciária.

Em sites como Biscoint você encontra a lista com as corretoras brasileiras mais relevantes, com dados sobre volume e liquidez.

Traga seu dinheiro para o futuro.

4. Procure saber sobre o suporte oferecido

Dentro da corretora existe uma equipe aberta e preparada para te atender? Uma resposta positiva para essa pergunta te dará mais segurança por saber que, caso tenha alguma dúvida ou transtorno durante suas operações, haverá um retorno rápido para te auxiliar na resolução do seu problema.

O investimento em criptomoedas pode ser complicado para quem está começando, e uma ajuda qualificada nesse sentido é fundamental para investir com confiança. Mesmo investidores experientes podem enfrentar adversidades e necessitar da ajuda de um suporte assíduo. Então, um suporte nesse sentido se torna muito útil.

Você pode consultar no site da corretora a aba “Suporte” para entender melhor a disponibilidade desse atendimento. 

Ademais, para garantir que a experiência do investidor seja a melhor possível, os canais de comunicação precisam ser de fácil acesso e com linguagem clara. A própria usabilidade da plataforma onde são feitas as operações deve ser intuitiva para que o usuário possa investir de forma prática.

A Coinext, por exemplo, disponibiliza além de suporte constante e qualificado, diferentes tutoriais na nossa própria página ou canal do YouTube para te auxiliar em sua jornada de investimentos.

Abra sua conta e receba ajuda para investir.

5. Avalie a diversificação de criptomoedas

Para encontrar a corretora ideal, verifique se a plataforma possui listada a variedade de criptoativos que você gostaria de operar, sejam eles moedas, tokens ou NFTs, e se há uma equipe dedicada a buscar as melhores oportunidades de investimento.

Pois nada adiantará encontrar uma corretora de qualidade, mas que não vai oferecer os ativos que você está buscando.

Analisando todos esses fatores, será possível fazer uma filtragem entre as várias opções de exchanges no mercado e sair satisfeito com escolha para seus investimentos.

Crie uma carteira cripto diversificada na Coinext.

O que é necessário para abrir uma conta na Coinext?

Caso tenha avaliado as opções e chegado à conclusão de que a Coinext é a melhor corretora para você, ficaremos muito felizes em te receber!

Somos uma corretora premiada nas principais categorias do CoinTimes Awards e indicada como a melhor do Brasil no CriptoAward.

Aqui você conta com uma equipe de suporte qualificada para te atender e um time de produtos empenhado em trazer os criptoativos com maior liquidez e potencial de valorização, possibilitando as melhores oportunidades de investimento.

Você também tem acesso a conteúdos sobre educação financeira e tudo que precisa saber sobre o universo cripto em nosso Blog, YouTube e Minicursos. Tudo com linguagem de fácil entendimento, para investir em criptomoedas com mais confiança desde o começo.

E claro: você possui total controle sobre tudo o que acontece com seu patrimônio. É possível visualizar detalhes sobre todas as suas operações e te notificamos sobre qualquer login e movimentação na sua conta.

E para abrir uma conta na Coinext, é simples, rápido e gratuito:

  • Faça seu cadastro: Basta preencher seus dados de pessoa física ou jurídica, e-mail e criar uma senha forte. Você receberá um e-mail para validação, feita em poucos cliques.
  • Ative sua conta: Para isso, será necessário realizar um depósito de sua própria conta em um banco para sua conta Coinext, assim você terá saldo para comprar criptos na nossa plataforma. Esse processo é rápido e seguro, e pode ser feito via PIX ou TED.

Assista ao vídeo e veja como é fácil:

Abra sua conta e tenha toda segurança de uma das principais corretoras para investir em criptomoedas do mercado!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback