COMP/BRL

O que é Compound (COMP) e como funciona essa criptomoeda?

Descubra tudo sobre Compound (COMP), um dos principais protocolos DeFi (Finanças Descentralizadas) do mercado de criptomoedas. Aprenda sobre sua história, utilidade, onde adquirir e os riscos e vantagens associados a este investimento inovador.

Compound
Compound (COM)
R$ 00,00
-

Descubra o que é e como funciona o Compound (COMP), um dos principais projetos DeFi (Finanças Descentralizadas) do mercado de criptomoedas. 

Entenda como este projeto está modificando como os empréstimos podem ocorrer, através da descentralização. Além disso, veja como investir no COMP, token nativo do protocolo. 

O que é Compound (COMP)?

O Compound é um protocolo de empréstimos descentralizados construído sob a blockchain Ethereum. O Ethereum é a segunda maior blockchain por valor de mercado, e é a principal plataforma para execução de DApps (Aplicativos Descentralizados) e projetos DeFi.

Tem como função unir credores (fornecedores de empréstimos) e mutuários (tomadores de crédito). Este processo permite que os credores recebam juros pelas suas criptomoedas, e que os mutuários possam tomar empréstimos de forma otimizada.

Como funciona o Compound (COMP)?

Um dos pilares do funcionamento do Compound é a necessidade de colocar ativos como garantia para tomar empréstimos. Dessa forma, o credor fica protegido contra eventuais riscos de calote. Se o preço do colateral cair abaixo do valor definido como margem, os ativos são liquidados e devolvidos ao credor.

Por sua vez, o mutuário pode utilizar o empréstimo para diversas atividades, tais como:

Alavancagem

O tomador do empréstimo pode colocar um determinado ativo como garantia para comprar mais do mesmo ativo, criando uma operação alavancada.

Hedge

O tomador do empréstimo pode usar o ativo emprestado como proteção contra diversos riscos.

Arbitragem

O Compound permite a criação de flash loans (empréstimos instantâneos), que podem ser usados para aproveitar diferenças de preços entre ativos em diferentes plataformas.

Pagamento de despesas, gastos ou investimentos

É possível usar o protocolo para tomar empréstimos sem precisar vender suas criptomoedas.

É importante destacar que muitas dessas operações incorrem em riscos potenciais. Por exemplo, uma operação alavancada pode resultar na liquidação da posição se o preço do ativo garantidor cair abaixo da margem. Portanto, é essencial estar ciente dos riscos envolvidos nessas operações.

Quem criou o Compound (COMP)?

O Compound foi criado por Robert Leshner e Geoffrey Hayes, que foram os fundadores da Compound Labs, que é a principal mantenedora do projeto. A história do protocolo remonta a 2017, quando a dupla notou a necessidade de um protocolo de empréstimos descentralizados no mercado de criptomoedas.

Vantagens do Compound (COMP)

O Compound conta com uma série de vantagens que os tornam um dos principais protocolos do mercado DeFi:

Descentralização

O Compound conta com as vantagens trazidas pelo uso de tecnologias descentralizadas, como maior transparência, auditabilidade e funcionamento sem a necessidade de uma instituição central.

Desburocratização

O protocolo facilita de forma significativa o mercado de empréstimos colateralizados. Isto facilita a integração de muitos usuários em uma rede aberta e sem a necessidade de permissão.

Taxas de juros algorítmicas

O protocolo conta com taxas de juros calculadas de forma automática com base na utilização das pools. Estes algoritmos são utilizados para otimizar a taxa de juros, que é uma importante informação de mercado para garantir a liquidez dos empréstimos.

Liquidez

O Compound é um dos protocolos DeFi mais estabelecidos do mercado, e conta com liquidez suficiente para um alto volume de negociações.

Governança descentralizada

O protocolo conta com uma governança descentralizada, que é gerida através do token COMP, nativo do protocolo.

Possibilidade de renda fixa

Por meio das pools, é possível obter rendimentos sob as suas criptomoedas, de modo a receber uma renda fixa em seus ativos, garantidas pelas regras do protocolo e estruturação dos empréstimos.

É possível minerar Compound (COMP)?

Não, o token COMP (Compound) não pode ser minerado no sentido tradicional, como acontece com algumas criptomoedas que utilizam o mecanismo de prova de trabalho (PoW). Em vez disso, ele foi distribuído inicialmente por meio de um sistema de governança descentralizada, onde os usuários que interagiam com o protocolo Compound recebiam o token como recompensa. 

A distribuição do COMP foi realizada através de um programa de mineração de liquidez, incentivando a participação e a contribuição dos usuários para o ecossistema Compound. No entanto, após o término do programa de distribuição inicial, novos tokens COMP não são mais gerados por meio de mineração. 

Agora o token é adquirido principalmente através da compra em exchanges de criptomoedas ou recebido como recompensa por participação na governança e outras atividades dentro do ecossistema Compound.

Carteira de Compound (COMP)

Diversas carteiras possuem suporte para o token COMP, como a carteira de hardware Ledger, da carteira móvel Trust Wallet e da carteira web Metamask Wallet. O COMP é um token ERC-20 nativo do Ethereum. 

Portanto, qualquer carteira que possua suporte para o token pode ser utilizada para gerenciar as chaves privadas. Dessa forma, é possível escolher um software e configuração segura para armazenar o criptoativo.

Onde comprar tokens COMP?

Atualmente, a Coinext tem o prazer de disponibilizar o token COMP (Compound) em sua plataforma de negociação. Agora, você pode aproveitar essa emocionante oportunidade de investimento diretamente em nossa plataforma.

Faça seu cadastro na Coinext hoje mesmo e comece a negociar COMP!

Compre e armazene
Compound (COM)
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se