Como transferir Bitcoins? Veja os detalhes desse processo

Já precisou transferir Bitcoins? Seja para conta bancária ou entre carteiras digitais, explicamos como funciona o processo e as taxas. Saiba mais.

Por
Equipe Coinext
25/11/2021
Como transferir Bitcoins? Veja os detalhes desse processo

Já precisou ou quis transferir Bitcoins para contas bancárias ou para carteiras digitais e não soube como? Explicamos como funciona o processo e quais são as taxas; além da conversão para Dólar, Real ou outras moedas.

Se você já investe ou pensa em investir em criptomoedas, aqui especificamente, o Bitcoin (BTC), deve saber que o processo de transferência de valor é diferente das transações bancárias usuais com as quais já estamos acostumados. Mas como funciona exatamente? E quais as diferenças entre a forma tradicional e a transação de moeda digital?

O que você encontra nesse conteúdo:

  • Como é o processo de transferência de Bitcoins
  • Para conta bancária
  • Entre carteiras digitais
  • O que são as Exchanges ou corretoras
  • Quais são as taxas
  • Conversão do Bitcoin para Real, Dólar e outras criptomoedas

Como é o processo de transferência de Bitcoins?

Antes de tudo, o Bitcoin é uma moeda digital criptografada. A criptografia é a ferramenta de segurança fundamental para as transações. Ela faz parte da tecnologia Blockchain, a “corrente de blocos”, que é a forma de registro de transações e saldos na rede. 

Então, a criptografia funciona com uma segurança que se baseia em código. E para que a transferência de Bitcoin ocorra, são necessárias diferentes ferramentas, em etapas específicas, em que esses códigos são cruciais para garantir a segurança do processo. 

Diferente das transações tradicionais, a transferência de Bitcoins acontece sem a presença de um intermediário, ou seja, não é necessário um banco ou uma operadora de cartões. Esse processo direto entre quem transfere e quem recebe é chamado “peer-to-peer”, pessoa para pessoa.

No processo de transferência existem as partes chamadas de “input” e “output”. O “input” é a entrada, ou seja, quem transfere o valor para o “output”, que é a parte de fora que recebe as criptomoedas. Antes de serem recebidas, as criptomoedas passam por um processo dentro da Blockchain, que valida e confirma os códigos complexos da transação, chamado de mineração de Bitcoin.

Vale mencionar que para realizar o saque dos Bitcoins, por exemplo, as criptomoedas do seu saldo devem ser vendidas, para que, assim, possam ser sacadas.

Processo de transferência para contas bancárias

Para realizar transferências para conta bancária, é necessário criar uma ordem de venda --o que pode ser feito através da Coinext ou de uma outra corretora de sua preferência --, dessa forma, torna-se possível converter o valor da moeda para o valor em BRL, Reais. E, assim, é possível realizar o processo de saque.

Na Coinext, [a transferência e] o saque em R$ podem ser realizados em até 20 minutos após a confirmação por e-mail.

No seu perfil dentro da própria Coinext, você pode adicionar seus dados da conta bancária e selecioná-la como destino do valor. Abaixo aos dados, você tem a opção de digitar o valor que quer sacar ou pode optar pelo “saldo total”.

Uma confirmação do saque, após o pedido, acontece através do e-mail.

É importante ressaltar que as transações só são realizadas se o CPF da conta na Coinext e o CPF da conta bancária forem idênticos. Além disso, se seu saldo for em criptomoedas, você deve antes vendê-las, para, assim, realizar o saque.

Transferência para outras carteiras

As wallets, ou Carteiras, são os locais onde se armazena a moeda. Cada carteira é individual e tem seu código próprio, garantindo o acesso apenas ao usuário que a possui. 

Para que as transferências sejam realizadas, além da chave privada, esse código que só o proprietário sabe, existe a chave pública, que seria o equivalente a uma chave PIX ou a seus dados bancários de uma conta tradicional.

É através da chave pública que são formados os endereços, a forma com que outros usuários te acham e transferem moedas na rede; e como você acha outros usuários e transfere também.

Como transferir Bitcoins entre Exchanges ou Corretoras?

Existe uma diferença importante entre as corretoras e carteiras de criptomoedas: as corretoras são um intermédio para a negociação de criptomoedas. Você não armazena seus BTCs em uma carteira de sua propriedade, como funciona em uma carteira individual. 

Isso significa que as moedas que são negociadas estão na carteira da própria corretora, e não na do usuário. 

O sistema de negócio das Exchanges permite que mais de uma negocie as moedas em questão, o que acarreta em uma pequena oscilação no valor das BTCs entre as corretoras.

Essa negociação entre corretoras consiste na criação de dois códigos: um código que é o endereço de depósito para a corretora destino, e um outro que é o endereço de saque da corretora atual.

Quais são as taxas?

Embora não existam intermediadores como bancos e operadoras, uma taxa há de ser paga quando se realiza a transferência de Bitcoin; a “taxa de rede” que é direcionada ao processo de mineração. 

Seu valor está ligado à velocidade da operação, visto que quanto mais alto, maior o espaço ocupado dentro dos blocos, e mais trabalhosa será a mineração.

No geral, além de mudar conforme a operação de mineração, existem as taxas das corretoras, e as que variam de acordo com a moeda, uma vez que existem moedas, por exemplo, que foram criadas para justamente facilitar as transações, as deixando mais baratas. Sendo assim, quando compara-se Bitcoin e Ripple, percebe-se que as taxas da Ripple são menores do que as taxas do Bitcoin, que é uma moeda mais negociada.

Conversão em Dólar, Reais ou outras criptomoedas

A conversão das criptomoedas tem um processo diferente de acordo com a transação e seu destino final. Em qualquer uma dessas operações, você não terá dúvidas, elas são simples e rápidas. 

No caso da conversão de Bitcoin para valor em Real (BRL), a própria plataforma da Coinext realiza o trâmite quando você opta por realizar a transferência para sua conta bancária e realizar o saque. Essa transferência, inclusive, tem a mesma necessidade de antes vender os criptos para, só então, tornar o saque possível.

Para fazer a conversão de BTCs para Dólar (USD), é necessário recorrer ao serviço de uma corretora internacional, para que a mesma resgate suas criptomoedas e realize a conversão e transação. Esse processo, porém, ainda não foi regularizado pelo Banco Central do Brasil. O Órgão, inclusive, lançou em um comunicado oficial seu posicionamento enquanto entidade em relação ao uso das criptomoedas. 

As Exchanges ou corretoras, também auxiliam a conversão de Bitcoin para outras criptomoedas. Atuando como facilitadoras e intermediárias, através delas, é possível selecionar as moedas de sua escolha e realizar a troca das criptos.

A transferência de Bitcoins e criptomoedas no geral tem como objetivo ser cada vez mais simples e segura, através do uso de códigos encriptados e da tecnologia da mineração e das Blockchains para registro e armazenamento. Principalmente com a facilitação da Coinext, por exemplo. 

Como vimos, essa transferência é fundamental para quem já possui investimentos em criptomoedas. No entanto, se você deseja entrar nesse mercado, comprar seu primeiro Bitcoin ou outra criptomoeda é mais fácil ainda. Veja o vídeo abaixo e veja como é simples:

Agora que você sabe que não tem nada de outro mundo quando o assunto é a transação de BTCs para contas bancárias ou para outras carteiras, está pronto para abrir sua conta na Coinext e começar a investir.

Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback