Haverá um ETF de SOL?

O ano de 2024 foi marcado por uma série de ETFs de criptomoedas aprovados. Será que existe a possibilidade de um ETF de Solana? Confira.

Redação Coinext
Última atualização:
8/1/2025
Criptomoedas
Black Friday Coinext Crypto Friday

Nos últimos anos, uma série de ETFs de criptomoedas foram aprovados em diversos países. Estes instrumentos financeiros estão sendo fundamentais para atrair novos investidores e facilitar o acesso ao mercado de criptomoedas.

Notavelmente, um ETF de Solana (SOL) foi aprovado para negociação no mercado brasileiro. Agora há uma grande expectativa de que um fundo semelhante seja iniciado nos Estados Unidos, que possui de longe o maior mercado financeiro do mundo.

O que é Solana e quais seus usos?

A Solana é uma rede blockchain de alto desempenho. A rede possui suporte para execução de ativos tokenizados e aplicações descentralizadas (DApps) complexas. Notavelmente, a Solana se difere de Bitcoin e Ethereum por ser escalável em sua camada base, sem a necessidade de protocolos de segunda camada.

O SOL é o token nativo da rede Solana, utilizado para pagar pelas taxas de uso da rede. Por meio da Solana, é possível acessar diversos produtos e recursos, que incluem stablecoins, protocolos DeFi, GameFi e diversos outros. Quer saber mais sobre a moeda, confira:

O que é um ETF?

ETF é a sigla para Fundo Negociado em Bolsa, e é um produto financeiro que rastreia o preço de um ou mais ativos financeiros. Por exemplo, um ETF de BTC rastreia o preço da principal criptomoeda. Os ETFs spot convencionais mantêm estes ativos em caixa para respaldar o seu valor. 

Os ETFs são produtos financeiros altamente regulados, negociados em bolsas de valores. Isso traz confiança para investidores que buscam por mercados com maior clareza regulatória.

Além disso, todos os ETFs de criptomoedas aprovados nos EUA não possibilitam o saque dos ativos. Isso significa que o investidor é obrigado a manter o seu BTC ou ETH sob a posse de um custodiante.

Por que os ETFs podem fazer valorizar uma criptomoeda?

Os ETFs criam mais uma ponte de acesso entre o mundo fiduciário e as criptomoedas. Dessa forma, o investimento é facilitado, o que tende a aumentar a demanda pelo ativo digital. No caso de um ETF de Solana, isso poderia atrair mais investidores para o ecossistema, aumentando a demanda por SOL.

Além disso, normas financeiras específicas de cada país também podem permitir o investimento em criptomoedas por determinadas instituições somente através destes fundos. Ademais, os ETFs são uma boa solução para aqueles que não desejam realizar a custódia dos ativos.

É possível um ETF à vista de Solana?

Sim, é altamente provável que um ETF à vista de Solana seja aprovado para negociação nos Estados Unidos e outras jurisdições nos próximos meses e anos. Para que isso ocorra, é preciso que o pedido de alguma gestora seja aprovado pela respectiva agência reguladora do país em questão.

Nos Estados Unidos, as empresas precisam solicitar autorização da SEC (Securities and Exchange Commission) para lançar ETFs no mercado. Como ETFs de BTC e ETH já foram aprovados para negociação, há grandes chances que um ETF de SOL seja o próximo.

Nate Geraci, presidente da The ETF Store, prevê que ETFs de Solana sejam aprovados pela SEC em 2025, impulsionando o mercado de criptomoedas. Cinco gestores de ativos, incluindo Grayscale e VanEck, já solicitaram aprovação para esses produtos, e plataformas como Polymarket indicam uma probabilidade de 77% para a aprovação regulatória.

A Solana se destaca por sua blockchain rápida e eficiente, ideal para aplicações em DeFi e ativos digitais. Produtos como o Grayscale Solana Trust (GSOL) já demonstram interesse institucional, e há pedidos para ETFs baseados em futuros de Solana.

O sucesso de outros ETFs, como o iShares Bitcoin Trust, que acumulou US$37 bilhões em ativos, reforça a confiança no mercado. Geraci também projeta avanços como ETFs de Bitcoin e Ethereum com funcionalidades de staking, destacando 2025 como um ano promissor para a expansão do setor de criptomoedas.

Quais as vantagens e desvantagens dos ETFs?

ETFs, assim como qualquer produto financeiro, possui vantagens e desvantagens para os investidores. Alguns das vantagens do investimento em criptomoedas via ETF, incluem:

  • Investimento simplificado: Através dos ETFs, investidores podem alocar recursos em criptomoedas através de contas de corretagem do mercado acionário convencional.
  • Custódia terceirizada: Para aqueles que não desejam realizar a custódia de determinadas criptomoedas, a custódia terceirizada é uma ótima alternativa. Estes ativos são normalmente mantidos por empresas especializadas.

As desvantagens incluem:

  • Taxas de administração: Os ETFs quase sempre contam com taxas de administração na faixa dos 1% do montante investido.
  • Impossibilidade de auto custódia: O investimento via ETFs realmente não é a melhor opção para quem busca soberania financeira através da auto custódia.

Onde comprar Solana (SOL) no Brasil?

Se você deseja comprar Solana (SOL), a Coinext é uma excelente alternativa no mercado brasileiro. Reconhecida por sua confiabilidade e segurança, a Coinext oferece uma plataforma acessível e robusta para negociar criptomoedas. 

A Coinext destaca-se pelas taxas competitivas, ambiente seguro e suporte ágil para atender às necessidades dos usuários. Após a compra, você pode manter seus tokens na corretora ou transferi-los para uma carteira externa, garantindo maior controle sobre seus ativos. Essa é uma maneira.

Faça seu cadastro na Coinext agora mesmo e comece a negociar Solana (SOL) com segurança e facilidade!

Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Cadastro Coinext