Muitas pessoas investem no chamado dólar digital. Mas afinal, o que consiste esse tipo de investimentos? Para te ajudar a entender melhor sobre isso, leia aqui.
É muito comum que investidores diversos busquem diversificar seu portfólio. Uma das principais estratégias para isso é a dolarização do patrimônio. Essa não é apenas uma forma de conseguir lucro, mas também uma maneira de diminuir os riscos associados a investimentos.
Sobretudo, porque a economia nacional pode sofrer diversas variações relacionadas a políticas e crises diversas, o que pode atrapalhar ativos negociados na moeda do próprio país, no caso do Brasil, o Real (BRL). Muitos investidores escolhem por dolarizar parte do seu patrimônio utilizando dos benefícios trazidos pelas criptomoedas, devido a sua rapidez, transparência e segurança.
Por essa razão, muitas pessoas investem no chamado dólar digital. Mas afinal, o que consiste esse tipo de investimentos? Para te ajudar a entender melhor sobre isso, continue nesse artigo que preparamos para você.
O termo "dólar digital" é usado popularmente por entusiastas de criptomoedas para se referir às stablecoins, que são criptoativos cujo valor está atrelado à moeda fiduciária americana, o dólar.
Esses ativos são emitidos por empresas privadas que mantêm reservas em dólares ou em ativos dolarizados, que garantem o lastro do token. Dessa maneira, se você possui 1 token de uma stablecoin, você terá o equivalente a 1 dólar.
Elas possuem diversas características em relação ao dólar comum, como:
Os dólares digitais são registrados e transacionados em uma blockchain. Ela oferece uma plataforma segura e transparante para a criação, movimentação e armazenamento dos dólares digitais.
Isso possibilita que as transações sejam realizadas de modo rápido e eficiente, ao mesmo tempo que proporciona um registro imutável e acessível publicamente, aumentando a confiança e a segurança do sistema.
Seu uso abrange uma série de aplicações, como transferência de valor até mesmo pagamentos e investimentos. Como seu valor é estável, não está sujeito as constantes mudanças de preço das criptomoedas. Justamente por isso, ele é utilizado como uma forma de proteção.
Para garantir a confiança dos usuários e a integridade do sistema, os emissores de dólares digitais devem seguir regulamentações rigorosas e realizar auditorias regulares de suas reservas. Essas práticas de conformidade são fundamentais para que eles sejam devidamente lastreados e que os emissores estejam operando conforme as leis e regulamentos financeiros aplicáveis.
Já citamos, alguns casos de usos das stablecoins dentro do ecossistema das criptomoedas. Elas oferecem uma série de benefícios para os seus usuários, como:
Os criptodólares facilitam transações rápidas e eficientes. Eles permitem transferências de forma rápida, assim, eliminando a necessidade que se tem de intermediários financeiros tradicionais, como os bancos. Isso diminui o tempo e o custo que estão atrelados às transações internacionais.
Ao serem lastreados em dólar americano (USD), que é uma moeda muito estável, os dólares digitais oferecem uma maneira de proteger os ativos contra a volatilidade das criptomoedas.
Isso é especialmente útil para investidores e traders que desejam minimizar o risco de perdas devido às flutuações de preço do mercado cripto.
Investidores e traders usam stablecoins como uma ferramenta para diversificar suas carteiras de investimentos.
A estabilidade proporcionada por eles pode ser um componente importante em uma estratégia de investimento diversificada.
A tecnologia blockchain usada para registrar transações de dólares digitais oferece um nível de transparência e integridade que pode ser superior ao dos sistemas financeiros tradicionais.
Cada transação é registrada e não pode ser modificada, permitindo auditorias e aumentando a confiança no sistema.
Para quem está interessado em adquirir dólar digital, é muito importante entender como fazer, isso será importante para ser feito com segurança e eficiência. Apesar de ser possível comprar diretamente, por meio da tecnologia P2P, a forma mais comum de se comprar esses ativos, é por meio de uma corretora.
Para isso, é preciso seguir os seguintes passos;
O primeiro passo para dolarizar seus ativos por meio de criptomoedas, é escolher uma plataforma adequada para a compra. É comum se fazer isso por meio de corretoras, como a Coinext. No geral, todas elas possuem stablecoins lastreadas em colas, como:
Após escolher a plataforma, o próximo passo é fazer o cadastro na plataforma. Na Coinext, é possível fazer isso em até 3 minutos. Esse momento requer o cadastro de informações pessoais e financeiras.
Algo a se atentar é verificar se a plataforma faz verificação de identidade (KYC), importante para garantir a segurança e conformidade regulatória.
Após configurar e verificar usa conta, é necessário depositar fundos na plataforma. A principal forma de se fazer isso, é por meio de transferência bancária, mas algumas corretoras, como a Coinext, aceitam o Pix, tornando o processo de crédito mais rápido.
Com o saldo na conta, você pode começar a compra da moeda digital do dólar. Selecione qual você deseja comprar, como USDT ou USDC, e coloque uma ordem indicando a quantidade que deseja adquirir. Após a execução da compra, a moeda será creditada em sua conta na plataforma.
Por fim, é importante que você gerencie e monitore a sua moeda digital. Para isso, é necessário acompanhar o valor da moeda em relação ao dólar. Agora que você já sabe como comprar dólar digital, conte com a Coinext para dolarizar seu patrimônio. Faça seu cadastro agora!
Que saber mais sobre finanças e investimentos. Acesse nosso blog, para se aprofundar mais nos termos do mercado de criptomoedas.