Como ganhar dinheiro com Bitcoin: confira as principais formas

Descubra possibilidades de lucro com o Bitcoin e entenda dinâmico mundo das criptomoedas. Confira esse conteúdo que preparamos.

Redação Coinext
Última atualização:
4/1/2024
Bitcoin

O Bitcoin (BTC) foi certamente o melhor ativo financeiro dos últimos 15 anos. Ela foi a primeira criptomoeda do mercado e cresceu de forma exponencial, elevando muitos de seus detentores iniciais ao título de bilionários.

O seu sucesso faz com que diversas pessoas queiram explorar esse mercado para multiplicar os seus ganhos. Entretanto, assim como qualquer outro tipo de investimento, isso não é uma tarefa fácil, é preciso estudo e conhecimento do mercado para evitar golpes e erros estratégicos que podem custar caro. 

Mas afinal, como ganhar dinheiro com bitcoin? Para te ajudar, nosso time de especialistas preparou esse conteúdo para que você entenda as particularidades do principal ativo digital, e como é possível ganhar dinheiro com a criptomoeda. Aqui você irá encontrar:

  • O que é Bitcoin?
  • Opções de investimentos com Bitcoin
  • Ciclos de mercado do Bitcoin
  • Como identificar golpes e não cair

O que é Bitcoin?

O Bitcoin (BTC) é um protocolo de dinheiro nativo da internet, que tem como uma das suas características a descentralização. A criptomoeda é capaz de funcionar de forma confiável sem a necessidade de uma liderança central que controla a sua emissão, como um banco central ou governo.

As transações da rede são auditadas e registradas por meio de uma rede global de nós (ou nodes) validadores e mineradores. Por ser uma rede aberta, semelhante à internet, qualquer pessoa pode se tornar um minerador ou executar um nó completo, de modo a verificar as transações que ocorrem no protocolo.

Os mineradores são indivíduos e instituições que direcionam poder computacional para obter a chance de incluir um novo bloco à blockchain. O minerador responsável por essa tarefa receberá consequentemente as recompensas da atividade, que são os novos bitcoins que entram em circulação, e as taxas pagas por cada transação.

A emissão de bitcoins segue uma lógica que foi programada desde a criação da criptomoeda. Segundo as regras estabelecidas, nunca haverá mais de 21 milhões de bitcoins em circulação. 

Atualmente (2023), são emitidos 6,25 bitcoins por bloco. A emissão de novas moedas é cortada pela metade a cada 210 mil blocos minerados na rede (cerca de 4 anos) no chamado Bitcoin Halving. Dessa forma, a emissão de novos bitcoins segue uma tendência de diminuição constante, até que todas as moedas programadas entrem em circulação.

O Bitcoin inaugurou uma nova era no mundo financeiro e na relação de parte do mundo com o dinheiro. Seus principais benefícios são: 

  • Descentralização: o Bitcoin opera numa rede cem por cento centralizada;
  • Segurança: a tecnologia Blockchain oferece uma rede onde tudo é registrado e criptografado, evitando golpes e fraudes;
  • Transparência: as informações das transações são públicas;
  • Divisibilidade: o Bitcoin pode ser reduzido a unidades menores chamadas de satoshis 1 BTC equivale a 100.000.000 de satoshis.

Volatilidade do Bitcoin

Como é natural em mercados emergentes e de rápido crescimento, o bitcoin é ainda um ativo muito volátil. Isto significa que o seu preço costuma variar bastante, a depender das condições do mercado. Essa informação é fundamental para quem quer ganhar dinheiro com bitcoin

Apesar de ser algo que pode afastar investidores com diferentes perfis de risco, a volatilidade é algo natural e fundamental para o desenvolvimento da criptomoeda. É por meio da volatilidade que a liquidez é equilibrada, de modo que os compradores e vendedores podem sempre realizar as negociações no mercado aberto.

Apesar de ser ainda volátil, o preço do bitcoin se recuperou em todas as ocasiões de severos mercados de baixa. Em seu movimento de baixa mais recente, o bitcoin caiu cerca de 70% desde o topo do mercado em US$ 69 mil. Agora o bitcoin já é negociado acima dos US$ 42 mil em 2023, com seu preço quase dobrando desde o início do ano.

Como acontece a valorização dos bitcoins?

Se você deseja saber como ganhar dinheiro com Bitcoin, é determinante que entenda como funciona as dinâmicas do mercado para saber como ele ganha ou perde valor. Afinal, para ganhar dinheiro de fato, é preciso que você venda seus Bitcoins por um valor maior do que comprou, assim como qualquer outro tipo de investimento. 

Mesmo sendo um mercado muito volátil, ainda sim existem alguns parâmetros que podem influenciar a valorização ou desvalorização desse criptoativo, como:

Oferta e procura

Quanto maior a procura, mais valioso o Bitcoin se torna. Assim, pelo fato de que a emissão de Bitcoin é limitada, como citado acima, ele tende a não desvalorizar tanto como outras criptomoedas. Além disso, nos períodos de Halving, onde a emissão é diminuída, existe uma tendência histórica de períodos de valorização logo após esse acontecimento. 

Melhoras técnicas

Melhorias técnicas na rede do Bitcoin como aumento de eficiência, aprimoramentos na segurança e novos recursos aumentam a sua usabilidade e adoção. Isso faz com que o seu preço seja influenciado de modo positivo. 

Adoção institucional

Quando empresas e instituições financeiras utilizam o Bitcoin como reserva de valor, forma de pagamento ou investimento, elas conferem legitimidade ao criptoativo. Esse movimento pode aumentar a sua demanda, e como consequência o seu preço.

Como ganhar dinheiro com bitcoin: opções de investimento

Agora você pode estar se perguntando: como ganhar dinheiro com Bitcoin? Existem diversas formas de se expor ao preço do bitcoin ou a seu ecossistema. Confira abaixo algumas formas de investir em bitcoin.

Negociar em exchanges

As exchanges de criptomoedas são os locais onde a maior parte das negociações de bitcoin ocorrem. Por meio da Coinext, você pode de forma simples e ágil investir em bitcoin e outras criptomoedas. A plataforma conta com uma interface com ótima experiência de usuário, e integração com os principais gateways de pagamento, como o Pix.

Robôs de trade e carteiras inteligentes

O mercado financeiro é um setor em constante evolução. Nos últimos anos, surgiram diversas ferramentas de trade avançado, que misturam estratégias de automação e outras tecnologias, como Inteligência Artificial, para auxiliar as negociações.

É preciso estar atento à idoneidade das empresas responsáveis por estas ferramentas, bem como sobre a eficácia dessas estratégias, de modo a evitar negociações ruins e até mesmo golpes.

ETFs ou fundos de investimento em Bitcoin

Um Fundo Negociado em Bolsa (ETF) é um ativo financeiro que rastreia o preço de um ativo ou cesta de ativos de investimento. Este é um produto regulado, e que é negociado em uma bolsa de valores convencional.

Existem no mercado de criptomoedas ETFs e fundos de Bitcoin, que permitem exposição ao mercado. No entanto, muitos desses fundos não permitem o saque da criptomoeda, o que é um impeditivo para aqueles que desejam realizar a auto custódia. Além disso, estes fundos de investimento costumam contar com taxas de administração anual, bem como a possibilidade de possuir gestão ativa.

Jogos de Bitcoin

Há muitos anos, existem no mercado os faucets de bitcoin, que são jogos, sites ou aplicativos que remuneram os utilizadores com pequenas quantidades de bitcoin. Estes apps podem ser uma boa forma para começar a acumular alguns satoshis (menor fração do bitcoin). No entanto, é improvável conseguir quantias significativas com esta estratégia.

Minerar Bitcoin

A mineração é a forma como os bitcoins ‘nascem’. Na prática, os mineradores são os primeiros compradores da criptomoeda. Estes são responsáveis por direcionar poder computacional para competir pelas recompensas da mineração.

A mineração é atualmente uma atividade predominantemente industrial, feita até mesmo por grandes empresas de capital aberto. Para ser competitivo neste mercado, é preciso ter acesso à eletricidade e hardware de baixo custo. No entanto, qualquer pessoa pode começar a minerar em casa, bastando apenas possuir poder de processamento, eletricidade e acesso à internet.

Ciclos de mercado do Bitcoin

Ao observar o gráfico histórico do Bitcoin, é fácil notar que a criptomoeda passou ao longo da sua história por alguns ciclos de mercado. Historicamente, o bitcoin vem passando por ciclos de expansão e contração que duram dois anos cada.

Preço do Bitcoin (BTC). Fonte: Tradingview.

Estes ciclos de alta e baixa estão alinhados com o halving, que como explicado acima, é um evento que ocorre a cada 4 anos em média. O halving, que reduz a emissão de novos bitcoins pela metade, tem sido historicamente um catalisador para o começo de um mercado de alta. 

Isto ocorre devido ao choque de oferta criado pelo evento, onde a emissão de novas moedas é cortada de um bloco para o outro. No momento de redação deste artigo, cerca de 900 moedas entram em circulação todos os dias. Ao passo que, no próximo halving, este número será reduzido pela metade.

Esta previsibilidade sobre a emissão tem ajudado os investidores e traders a se posicionarem de forma correta para realizarem um melhor trade. No entanto, no mercado financeiro, retornos passados não são garantias de retornos futuros, e não há forma precisa e certeira de se prever a ação futura de um preço.

Como identificar golpes para não cair?

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com Bitcoin, é preciso estar atento para evitar cair em negócios que podem te trazer problemas. 

O mercado de criptomoedas tem sido um espaço com muitos golpes, como ficou observado durante o último grande mercado de baixa. Para se posicionar no setor e evitar estes problemas, você pode tomar alguns cuidados, como:

  • Buscar por empresas reguladas: exchanges de criptomoedas e empresas financeiras devidamente reguladas precisam cumprir com regulamentos rigorosos, que tem como um dos objetivos evitar golpes e fraudes. Ainda assim, empresas reguladas podem causar danos aos seus clientes, como ficou observado no colapso da FTX.
  • Estudar o mercado:  em qualquer mercado, obter conhecimento é fundamental para começar a investir. Isto vale para tudo, como commodities, ações, negócios físicos ou criptomoedas.
  • Compre e guarde: comprar e guardar tem sido a estratégia mais conservadora e assertiva no mercado de criptomoedas nos últimos. Para isso, basta comprar bitcoin ou criptoativo de escolha e o transferir para um endereço pessoal sob auto custódia. Dessa forma, o poupador elimina o risco de contraparte da plataforma, e assume para si a responsabilidade de cuidar das suas moedas.
  • Desconfie de retornos altos: O bitcoin tornou muitos investidores ricos ao longo dos anos devido ao aumento na sua cotação, e não devido aos retornos percentuais que são oferecidos por empresas para rentabilizar as moedas. Oferecer retornos para rentabilizar moedas é algo que pode ajudar o investidor a aumentar a quantidade de criptomoedas em sua carteira, porém aumenta os riscos da operação. Quanto maior o retorno, maior tende a ser também o risco.

Tomando estes cuidados, o investidor pode obter exposição ao bitcoin de forma segura, especialmente se ele optar por realizar a auto custódia dos ativos levando em conta as melhores práticas do mercado.

Invista em Bitcoin com a Coinext!

Sabendo que uma das formas de ganhar dinheiro com Bitcoin é negociando por meio de uma corretora de criptomoedas, conte com a Coinext para te auxiliar nesse processo. 

Somos uma exchange que está desde 2017 no mercado oferecendo uma plataforma segura para investidores comprarem e venderem seus criptoativos. Traga seu dinheiro para o futuro abrindo sua conta grátis na Coinext.

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria