O que é um Node (Nó)?

Os Nós desempenham uma função importante para o funcionamento das redes. Descubra o que são, como funcionam e qual a importância dos nós nas redes blockchain.

Redação Coinext
Última atualização:
30/5/2024
Criptomoedas

Os nodes (nós) desempenham uma função importante para o funcionamento das redes blockchain, que operam de forma descentralizada. Esses softwares são capazes de coordenar e otimizar o funcionamento desses protocolos descentralizados da internet.

Descubra o que são, como funcionam e qual a importância dos nós nas redes blockchain.

O que é um Node (Nó)?

Os Nós (nodes) são softwares que implementam diferentes protocolos de internet. Mesmo antes da criação das redes blockchain, o conceito de já existia. Por exemplo, a rede de compartilhamento de arquivos P2P BitTorrent também conta com uma estrutura de Nós.

Por sua vez, os Nós em redes blockchain como o Bitcoin e Ethereum têm como uma de suas funções principais armazenar o registro de todas as transações que ocorreram na história do protocolo. Além disso, os Nós da rede Bitcoin se conectam entre si para se sincronizarem e compartilharem transações que ainda não foram confirmadas.

Para que essas blockchains funcionem corretamente, é necessário haver um consenso sobre o estado final das transações, incluídas em blocos de tempo em tempo.

Além disso, a execução de um pode ter diversas funções, como:

  • Escolher ativamente qual versão do protocolo será utilizada: ao executar um , o usuário pode escolher qual versão do software será utilizada. Esta escolha pode servir tanto para atualizações de soft fork quanto de hard fork, que precisam de uma atualização sincronizada da rede.
  • Permitir a implementação de carteiras e outros softwares: normalmente, os softwares de carteira, exploradores de blocos, mixers e outros serviços utilizam suas próprias Nós, que são utilizados para propagar transações para o restante da rede.
  • Analisar a rede blockchain: Através de um completo, é possível verificar todo o histórico de transações da blockchain, bem como buscar por métricas e estatísticas da rede.

Como funcionam os Nodes?

O funcionamento específico de um depende diretamente de qual rede blockchain está sendo analisada. Mas, de forma geral, os nós de criptomoedas descentralizada, como Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash, funcionam de forma similar.

Quando um é inicialmente instalado em uma máquina pessoal ou servidor, ele deve se conectar a outros pares confiáveis, que vão compartilhar todo o histórico de transações da rede, caso desejem ser Nós completos.

Existem também Nós que não baixam todo o histórico de transações, que podem ser chamados de s leves. O download de todo o histórico do Bitcoin pode demorar alguns dias, a depender da conexão com a internet. Atualmente, um Nó completo do Bitcoin conta com mais de 570 GB, valor que cresce controladamente a cada bloco.

Por meio deste download, o usuário pode efetivamente verificar o histórico bem-sucedido de transações da rede, comprovando que não houve nenhum gasto duplo da criptomoeda.

Uma vez sincronizado com a rede, o poderá se conectar a outros pares, regionais ou internacionais, para propagar transações. Estas transações não confirmadas ficam armazenadas em um espaço chamado de Mempool, no caso da blockchain do Bitcoin. As transações não confirmadas são armazenadas em um espaço chamado de Mempool, no caso da blockchain do Bitcoin.

Por meio de um , também é possível enviar suas transações diretamente para a rede. Esta é uma alternativa aos softwares de carteira, que também fazem este trabalho.

Diferença entre nós mineradores vs validadores

Os Nós mineradores, como exemplificado, são executados por mineradores, que gastam poder computacional para ter a chance de encontrar um bloco da rede. Notavelmente, não é necessário executar um para começar a minerar.

Através de diferentes softwares e pools de mineração, é possível começar a minerar sem realizar o download de um parcial ou completo.

Os nós validadores, por sua vez, são responsáveis por aceitar os blocos de transações da rede, impedindo que transações inválidas com gastos duplos sejam aceitas. Além disso, os nós validadores podem também configurar seus softwares para operar da melhor forma que desejarem.

Por exemplo, alguns executores de nós da rede Bitcoin estão configurando seus softwares para não propagar NFTs para a rede. Esta é uma medida individual e com pouco impacto prático, visto que estes NFTs ainda podem ser inclusos nos blocos, a depender da vontade dos mineradores, que são efetivamente quem incluem as transações.

Quais os tipos de Nós? 

Entenda em mais detalhes quais são os principais tipos de nós em redes blockchain.

Node Completo

Conforme destacado, os Nós completos são versões que possuem o armazenamento de todo o histórico de dados aprovados em redes blockchain. Esses nós são fundamentais para garantir a integridade dos dados nessas redes.

Por exemplo, em um cenário hipotético de desastres naturais, o armazenamento da blockchain não estará comprometido, visto que eles estão espalhados geograficamente e mantidos por empresas e indivíduos de forma voluntária.

Normalmente, o custo para executar um completo em redes como Bitcoin e Ethereum é baixo, visto que é necessário apenas possuir uma conexão com a internet, bem como armazenamento suficiente.

Nodes de Mineração

Os Nós de mineração são softwares executados normalmente por mineradores de grande porte. Os mineradores menores normalmente optam por realizar esse serviço através de softwares de pools de mineração.

Esses Nós de mineração têm uma função fundamental na rede, visto que são capazes de montar blocos de transações personalizados, bem como de incluir blocos de transações no protocolo de forma eficaz.

Master Node

Algumas redes blockchain possuem elementos de centralização, que limitam a quantidade de Nós com capacidade especial.

Nodes Validadores

Os Nós validadores trabalham como vigilantes das redes blockchains, garantindo que nenhuma transação inválida, contendo gastos duplos, seja processada.

Dessa forma, os validadores podem se sincronizar, obtendo maior soberania, ao mesmo tempo, em que auxiliam no funcionamento das redes blockchain.

Nodes Leves

Esses Nós, apesar de mais simples, também podem se conectar com o restante da rede, permitindo a propagação e validação de transações e blocos.

Quais criptomoedas utilizam Nós na blockchain?

Muitas criptomoedas utilizam nós em sua blockchain para validar transações, garantir a segurança da rede e manter a descentralização. Algumas das criptomoedas mais conhecidas que utilizam nós em sua blockchain incluem:

Bitcoin (BTC)

A primeira e mais conhecida criptomoeda, o Bitcoin é frequentemente referido como ouro digital e é usado principalmente como reserva de valor e meio de troca descentralizado.

Ethereum (ETH)

Além de ser uma moeda digital, o Ethereum é uma plataforma para contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (DApps), permitindo o desenvolvimento de uma ampla gama de serviços financeiros e descentralizados.

Ripple (XRP)

Desenvolvido para facilitar pagamentos transfronteiriços de baixo custo e rápidos entre instituições financeiras, o Ripple é conhecido por sua tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) chamada RippleNet.

Litecoin (LTC)

Criado como uma alternativa mais leve ao Bitcoin, o Litecoin oferece tempos de confirmação de transação mais rápidos e uma taxa de emissão de moeda maior, embora seja amplamente usado para transações cotidianas.

Cardano (ADA)

Uma plataforma de contrato inteligente e blockchain de terceira geração, o Cardano se concentra em segurança, escalabilidade e sustentabilidade, visando fornecer uma infraestrutura financeira inclusiva e descentralizada.

Polkadot (DOT)

Criado por um dos co-fundadores do Ethereum, o Polkadot é uma plataforma de interoperabilidade que permite a transferência de ativos e dados entre diferentes blockchains, visando aprimorar a escalabilidade e a governança descentralizada.

Solana (SOL)

Solana é uma blockchain de alto desempenho projetada para oferecer escalabilidade e taxas baixas, suportando uma variedade de aplicativos descentralizados e casos de uso.

Comece a investir em criptomoedas agora com a Coinext!

Se você está interessado em entrar no mundo das criptomoedas e entender melhor como funcionam as redes blockchain, não deixe de se cadastrar na Coinext, uma plataforma confiável e segura com quase meio milhão de clientes. 

Aproveite para começar suas operações de compra e venda de bitcoin e outras criptomoedas em poucos minutos. Não perca tempo, junte-se a nós e comece a explorar o universo das criptomoedas hoje mesmo!

Faça seu cadastro grátis e traga seu dinheiro para o futuro!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria