Imóveis em Blockchain - A nova atualização da Maker DAO
Uma das principais plataformas de lending do mercado de criptomoedas, a Maker DAO, responsável pela emissão dos DAI, stablecoin lastreada em criptoativos, acaba de realizar uma atualização que permite a criação de cripto doláres lastreados em imóveis. Esse novo formato de garantia foi possível através do registro de ativos imobiliários por meio de NFTs (tokens não fungíveis).
A maior rede de oráculos descentralizados do mercado de criptomoedas, a Chainlink, anunciou nesse mês a criação da Chainlink 2.0. Estamos falando de uma versão atualizada da sua rede com foco em escalabilidade e segurança para os seus usuários.
Muitas pessoas se perguntam quais são as melhores fontes para se manter atualizado em tempo real sobre o mercado de criptomoedas. Assim como no report passado (quando a Mercurius indicou algumas newsletters que acreditam que sejam fundamentais para você saber tudo sobre esse mercado), nessa edição do report mensal a Mercurius indica o perfil de cinco analistas de cripto excelentes no twitter.
Confira os perfis abaixo e esteja a par dos principais acontecimentos do mercado cripto em tempo real:
Ryan Sean
Hasu
Hayden Adams
Orlando in Crypto (esse é da Mercurius)
Gabriel Bearlz (esse também é da Mercurius)
Destaque do mês
Na semana passada foi anunciado um whitepaper de 136 páginas descrevendo como será a atualização da maior rede de oráculos descentralizados da atualidade.
Para entender quais serão as principais mudanças que a rede LINK irá sofrer, é fundamental relembrar a sua importância. A Chainlink possui um papel fundamental na parte de infraestrutura do mercado DeFi, interligando dados offchain com o ecossistema de diversas blockchains, o que permite a existência de modelos de negócio, como tokens sintéticos e lending.
Inclusive, algumas das maiores aplicações do mercado de finanças descentralizadas utilizam esse recurso, como a SNX, AAVE e CRV. E agora, com essa nova atualização, essa rede promete se tornar ainda mais segura, escalável e privada.
Dessa forma, sua atualização foi baseada em três pilares principais:
1- Escalabilidade através de um modelo de report off-chain
2- Segurança, por meio de um modelo de staking quadrático
3- Privacidade, por meio da integração do DECO e do Town Crier
Atualizações do mercado
Chainlink
Neste mês ocorreu o anúncio da Chainlink 2.0 por um paper de mais de 136 páginas, que mostrava como a maior rede de oráculos da atualidade iria se tornar mais segura, descentralizada, e respeitaria a privacidade dos seus usuários.
Dentre as principais atualizações propostas, estavam o modelo de OCR (que reduz em até 90% o custo operacional dos oráculos), e o modelo de staking quadrático(que aumenta de forma exponencial a segurança da rede à medida que ela cresce).
Essa atualização é considerada uma das mais importantes na história das criptomoedas, devido ao potencial aumento de escalabilidade dos mais de 45 mil contratos inteligentes que interagem com o protocolo da Chainlink.
Uniswap
Não será apenas a maior rede de oráculos descentralizados que passará por uma atualização significativa. A maior DEX da rede da ETH também irá se reformar. A Uniswap já foi responsável por transacionar mais de 220 bilhões de dólares em criptoativos, e atualmente está integrada com mais de 200 aplicações da ETH.
No mês passado a UNI anunciou a criação da sua versão 3.0. Essa atualização inclui políticas para reduzir de forma significativa os custos de utilização da UNI, através de uma solução de segunda camada, além de introduzir um novo modelo da AMM(recurso utilizado para promover liquidez para a plataforma), que promete aumentar em até 6 vezes a receita gerada pela Uniswap sem afetar o usuário final.
Essa atualização possui um grande potencial para afetar todo o mercado DeFi, visto que a plataforma é o principal meio de entrada dos investidores de criptomoedas nesse segmento, e um dos grandes fatores que dificultava a sua adoção pelos investidores varejo estava atrelado ao seu alto custo de operação, por conta das taxas da rede da ETH.
AAVE
No segmento de lending (empréstimos através de criptomoedas), ocorreram duas grandes atualizações neste primeiro trimestre: o desenvolvimento de um modelo de AMM por parte da Aave, e o desenvolvimento de empréstimos imobiliários por meio da MakerDAO.
O primeiro consiste em uma nova versão da Aave, que permite que seus usuários sejam provedores de liquidez de plataformas como a Curve e a Uniswap. Dessa forma, essa atualização impacta de forma positiva as DEXES, que passam a possuir uma maior liquidez e suportar mais usuários. Os usuários da Aave, por sua vez, ganham uma remuneração significativa por esses empréstimos.
Esse novo modelo, em que o usuário se torna provedor de liquidez, pode apresentar um crescimento ainda maior, visto que, como foi comentado anteriormente, a UNI tende à aumentar significativamente a sua remuneração para esses provedores a partir do novo modelo de AMM, em sua versão 3.
Maker DAO
Além do avanço em termos de AMM, a Maker introduziu algo revolucionário para o mercado de criptomoedas. Através de uma parceria com a New Silver, o protocolo recebeu NFTs que representavam imóveis como lastro para emissão de mais de 35 mil dólares em DAI.
Este fato cria uma nova possibilidade para o mercado de aplicações financeiras descentralizadas, o que constrói a possibilidade de empréstimos através de ativos que estão off-chain - algo que antes era impossível.
É plausível de se imaginar que podem ocorrer atualizações futuras com garantias em outros ativos reais, como metais preciosos e ações, fazendo com que as DeFi se integrem com o mercado financeiro tradicional.
Quer acompanhar o restante deste relatório? Acesse o conteúdo completo aqui, totalmente gratuito!
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.