O que é Airdrop de criptomoedas?

Os airdrops são formas simples de obter criptomoedas sem a necessidade de comprá-las diretamente.Quer saber mais sobre o que é um airdrop? Confira aqui.

Redação Coinext
Última atualização:
7/6/2024
Criptomoedas

Os airdrops são formas simples de obter criptomoedas sem a necessidade de comprá-las diretamente. Por meio destas distribuições, é possível receber tokens diretamente em carteiras próprias.

Quer saber mais sobre o que é um airdrop? Confira no conteúdo que preparamos a seguir.

O que é e como funcionam os airdrops?

Airdrop, que pode ser traduzido como distribuição gratuita, consiste na distribuição de criptoativos de forma livre para quem quiser receber. Normalmente, essas distribuições são organizadas por fundadores de criptomoedas ou equipes de desenvolvimento, que possuem muitos tokens acumulados. 

O principal objetivo dos airdrops é aumentar a visibilidade do projeto e até mesmo promover uma distribuição justa dos tokens. É normal ser exigida a realização de alguma tarefa para receber os criptoativos, como:

  • Compartilhar alguma publicação nas redes sociais;
  • Resolver um captcha;
  • Participar de eventos ou conferências relacionadas ao projeto;
  • Responder a questionários ou pesquisas de mercado conduzidas pelo projeto;
  • Convidar amigos para participar do airdrop por meio de um código de referência.

Normalmente, o valor distribuído nos airdrops é pequeno, sendo que, em muitos casos, é de alguns centavos.

Quais os tipos de airdrops?

Existem diferentes tipos de airdrops presentes no mercado, que se diferenciam pela forma como as moedas são distribuídas. Alguns dos tipos mais comuns são apresentados abaixo.

Airdrops abertos

Como é exemplificado pelo nome, os airdrops abertos permitem que qualquer pessoa facilmente tenha acesso a estes tokens. Nestes casos, não é necessário cumprir nenhum requisito ou realizar tarefa social para receber os valores.

Airdrops baseados em holders

Neste caso, os investidores de uma determinada criptomoeda ou token recebem o airdrop. Em muitos casos, o número de tokens recebido no airdrop é proporcional à quantidade do criptoativo mantido pelo holder.

Esta pode ser uma forma de recompensar os investidores de algum projeto específico, ou mesmo incentivar a compra ou manutenção da criptomoeda.

Airdrops por tarefa

Este tipo de airdrop consiste em solicitar que o usuário realize alguma tarefa para receber os tokens. Entre as tarefas mais comuns estão curtir e compartilhar alguma publicação relacionada ao projeto em redes sociais, como o Twitter e outras plataformas de mídia social. 

Dessa forma, o projeto pode adquirir engajamento e marketing de maneira mais descentralizada.

Airdrops exclusivos

Os airdrops exclusivos, como o nome indica, são dedicados a pessoas selecionadas. Os critérios para elegibilidade podem variar muito, como ser um influenciador do mercado, ter um número elevado de seguidores, ou mesmo ser o fundador de algum projeto.

Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum (ETH), a segunda maior rede blockchain do mercado, pediu aos criadores de projetos que não enviem mais criptomoedas para o seu endereço:

'Para qualquer um que fizer moedas (ou DAOs, ou qualquer outra coisa) no futuro, POR FAVOR, NÃO ME DÊ MOEDAS OU PODER EM SEU PROJETO SEM MEU CONSENTIMENTO! Eu não quero ser um local de poder desse tipo. Melhor simplesmente dar as moedas diretamente nas mãos de uma instituição de caridade digna.'

Como os endereços em redes como o Ethereum são públicos, qualquer pessoa pode enviar criptoativos, ou mesmo mensagens on-chain para o endereço Vitalik.ETH.

Notavelmente, Vitalik Buterin chegou a receber no passado 50% da oferta total do token meme Shiba Inu. Deste montante, 10% foram doados para caridade, enquanto 90% foram queimados, destruindo as chaves privadas.

O valor queimado por Buterin chegou a valer bilhões.

Quais criptomoedas tiveram airdrops bem sucedidos?

Ao longo dos anos, alguns projetos tiveram sucesso após realizarem airdrops. Conheça alguns casos notáveis de airdrops no mercado de criptoativos.

Nano (XNO)

A criptomoeda Nano (XNO), anteriormente conhecida como RaiBlocks, foi distribuída através da resolução de captchas. Estes captchas contavam com camadas de proteção para evitar que os tokens fossem acumulados em grandes quantidades por robôs.

Esta distribuição inicial foi importante para o reconhecimento inicial da criptomoeda, que posteriormente foi renomeada. No entanto, o XNO permanece muito abaixo da sua máxima histórica de mercado, alcançada durante o ciclo de alta de 2017.

Diferente das maiores criptomoedas por valor de mercado, a Nano proporciona taxas com transação zero e alta velocidade.

Uniswap (UNI)

O UNI é o criptoativo nativo da Exchange Descentralizada (DEX) Uniswap, presente na rede Ethereum. Este pode ser considerado um airdrop exclusivo, que foi direcionado para usuários que interagiram com a rede antes de 1º de setembro de 2020. Estes usuários foram recompensados com 400 tokens UNI.

Stellar (XLM)

Alguns airdrops de XLM, o token nativo da rede blockchain Stellar, foram feitos ao longo da história. Houve um airdrop de XLM no valor de US$ 125 milhões para usuários da carteira Blockchain Wallet em 2018. Na época, esse airdrop foi anunciado como a maior distribuição de tokens da história do mercado.

Desvantagens do airdrop

Airdrops são formas simples e sem custo para obter criptomoedas gratuitamente. No entanto, esse tipo de prática pode não ser ideal nem para os investidores, nem para os projetos. Uma das críticas a esse tipo de atividade é que dar tokens de graça pode potencialmente desvalorizar o valor desses ativos.

Uma vez que os investidores não compraram aqueles tokens, eles tendem a não valorizá-los. Por conta disso, muitos se desfazem dos criptoativos ao sinal da primeira grande valorização. Esse princípio é o oposto da mineração, que exige gasto energético e computacional. Na prática, os mineradores são os primeiros compradores do Bitcoin.

Além disso, em muitos casos, o valor distribuído nos airdrops é insignificante, não compensando nem mesmo o tempo gasto pelo investidor.

Também é importante ficar atento aos golpes associados aos airdrops. Tome cuidado ao se conectar a carteiras ou aplicativos maliciosos, pois eles podem ser usados para roubar os fundos do usuário.

Como ganhar airdrops?

Existem airdrops acontecendo com frequência no mercado de criptomoedas. Uma maneira de conhecer os airdrops futuros é ficar de olho em plataformas como o Airdrops da DApps Radar, que rastreia os principais eventos de distribuição de criptoativos do mercado.

Além disso, é possível sempre ficar atento às redes sociais, em grupos e principalmente no Twitter (X.com), onde a comunidade de criptomoedas é mais ativa. Dessa forma, é possível encontrar boas formas de acumular tokens gratuitamente.

Coinext é o lugar ideal para converter seus airdrops em criptomoedas valiosas!

Como você viu ao longo do texto a distribuição de criptoativos por meio de airdrops é uma prática comum no mercado de criptomoedas, oferecendo aos usuários a oportunidade de adquirir tokens gratuitamente. No entanto, é importante estar ciente das vantagens e desvantagens dessa estratégia. 

Enquanto os airdrops podem ser uma maneira interessante de aumentar a visibilidade de um projeto e distribuir tokens de forma mais equitativa, também existem riscos associados, como a desvalorização dos ativos e golpes potenciais.

Para aqueles que desejam se envolver no mundo das criptomoedas de forma mais segura e confiável, a Coinext oferece uma plataforma robusta e segura para comprar, vender e armazenar criptoativos. 

Com uma variedade de opções de criptomoedas disponíveis e um ambiente de negociação intuitivo, a Coinext é a escolha ideal para investidores que buscam acesso fácil e seguro ao mercado de criptomoedas. Não perca tempo e comece a investir na Coinext hoje mesmo para aproveitar todas as oportunidades que o mercado de criptoativos tem a oferecer!

Faça seu cadastro agora!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria