O que precisa acontecer para o Bitcoin se blindar do crash global

O Bitcoin caiu 34% em apenas 5 dias, chegando a testar os USD 5.600, nível mais baixo em 10 meses. Entendo o comportamento do mercado e o que pode acontecer.

José Artur Ribeiro
12/3/2020
O que precisa acontecer para o Bitcoin se blindar do crash global
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

O Bitcoin caiu 34% em apenas 5 dias, chegando a testar os USD 5.600, nível mais baixo em 10 meses. Até mesmo o ouro, que havia atingido sua máxima histórica de USD 1.700 na semana passada, em alta de 12% no ano, entregou metade dos ganhos, e neste 12 de março negocia na faixa de USD 1.600.

Não sabemos se esta venda generalizada é um estágio inicial, onde os investidores buscam posições líquidas em espécie ou na contracorrente, buscando avaliar os impactos e potenciais novas medidas restritivas. A alta do ouro e demais ativos de proteção poderia ocorrer num segundo momento, por isso é cedo para tirar conclusões.

Bitcoin como Reserva de Valor

Não podemos assumir que o Bitcoin é atualmente considerado um ativo de proteção, independente da queda recente. Esta é a primeira grande crise que a moeda está enfrentando, e de qualquer maneira, a julgar pelos movimentos das bolsas de ações e reações dos governos ao Coronavírus, trata-se de algo sem precedente nas últimas décadas.

Indicador de “saúde” do Bitcoin

As estimativas de custo de mineração são muito imprecisas, pois deve-se levar em conta o preço pago pelo equipamento, energia elétrica e impostos. Uma queda no hashrate, o poder de mineração, seria definitivamente preocupante. Perceba que ainda estamos num patamar próximo da máxima histórica, o que é bastante saudável:

Hash rate do Bitcoin 2019 a 2020
Hash rate do Bitcoin (BTC) - Fonte: blockchain.com

Principais catalizadores para uma alta

- Halving: o corte na produção de novos Bitcoins, marcado pra acontecer dentro de menos de dois meses, fará com que sua inflação equivalente se torne menor que a do próprio ouro;

- Quebra de bancos e financeiras: um eventual cenário similar ao de 2008 traria desconfiança dos investidores no sistema financeiro tradicional;

- Resiliência: sustentando algo acima de USD 5.000, o Bitcoin terá caído menos de 50% em seis meses, muito acima dos USD 3.200 em dezembro de 2018. Lembre-se que estamos falando de uma crise global sem precedentes;

- Ruptura do SWIFT e BIS: atualmente existe uma estrutura que interliga o sistema financeiro dos diversos países. Havendo algum tipo de conflito mais sério, há um risco deste método de liquidação falhar;

- Quebra de confiança no ouro: apesar de funcionar como Reserva de Valor há centenas de anos, a maior parte do ouro hoje depende de custodiantes, responsáveis por seu armazenamento. Se esta cadeia for interrompida, o reflexo no preço do metal poderá ser catastrófico.

A Coinext é a única exchange no país a contar com as mais avançadas ferramentas para utilização de stops, a proteção em caso de queda. Venha negociar conosco, conhecendo as diferentes criptomoedas disponíveis em nossa plataforma.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback