Surgiu em São Thomé das Letras, uma pequena cidade no sul de Minas Gerais, o projetos Montanha Bitcoin, que visam espalhar o uso do Bitcoin como dinheiro corrente. O projeto, iniciado por entusiastas locais, ganhou atenção da comunidade da pequena cidade turística. Diversos comércios na cidade, que possui apenas 8 mil habitantes, estampam adesivos indicando o uso do bitcoin como dinheiro.
Os comerciantes foram instruídos a utilizar a Lightning Network como método de pagamento. A rede de segunda camada permite a liquidação mais rápida das transações utilizando a criptomoeda. Além disso, o projeto foi estendido para a escola local, onde os alunos foram instruídos sobre o uso da criptomoeda. Em colaboração com um supermercado da cidade, as crianças podem usar os satoshis distribuídos para comprar frutas. Victor Alves, morador de São Thomé, comentou sobre o avanço do projeto: “As crianças receberam alguns satoshis em suas carteiras, que podem então ser gastos com frutas no maior supermercado local, que concordou em participar do projeto.
As crianças ficaram extremamente felizes e interessadas em saber mais sobre o Bitcoin. O Bitcoin é de fato uma tecnologia geracional, que tende a despertar o interesse dos mais jovens. No fim, é algo inevitável, uma evolução natural do dinheiro”.
Além disso, Victor afirmou que pagamentos em bitcoin ainda são incomuns se comparados com os métodos tradicionais, apesar de muitos comércios aceitarem o ativo digital: “Ainda é mais comum pagamento em dinheiro, e isso é natural. As pessoas não querem gastar bitcoin. Elas preferem se desfazer do dinheiro fraco do governo. Mas somente a possibilidade de realizar as compras em bitcoin já é uma grande evolução para o uso do dinheiro digital”.