Super Semana Cripto | 16 a 20 de abril | Inscreva-se

Pague com Bitcoin: como usar criptomoedas para compras

O Bitcoin é cada vez mais utilizado em compras. Descubra pagar com bitcoin em comércios e lojas online de todo o mundo.

Equipe Coinext
Última atualização:
14/2/2024

O Bitcoin (BTC), a principal criptomoeda por valor de mercado, se tornou uma ferramenta popular para realizar pagamentos e compras.

Descubra pagar com bitcoin em comércios e lojas online de todo o mundo.

Como funciona o Bitcoin (BTC)?

O Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada criada pelo anônimo Satoshi Nakamoto em 2009. diferentemente do sistema bancário e financeiro tradicional, o Bitcoin funciona de modo a dispensar a necessidade de intermediários centralizados.

O Bitcoin funciona por meio de uma rede voluntária de indivíduos, empresas e instituições, que se coordenam através das regras e incentivos do protocolo. O Bitcoin é um protocolo aberto e transparente, e seus códigos podem ser auditados por qualquer pessoa com conhecimento técnico.

Além disso, essa criptomoeda é uma rede pública e transparente, de modo que todo o registro de transações que ocorreram na história pode ser observado por um nó completo ou explorador de blocos.

Assim como a internet, o Bitcoin é uma rede aberta, capaz de integrar novos participantes e tecnologias. Por conta deste fator, seu ecossistema está em constante evolução, com novos recursos e funcionalidades sendo adicionados às pilhas de tecnologia da rede.

Como ativo financeiro é uma moeda digital com propriedades monetárias superiores. Por conta das suas propriedades monetárias, que incluem escassez, divisibilidade, fungibilidade, transportabilidade e verificabilidade, o bitcoin também é chamado de ouro digital.

Devido às suas propriedades e aceitação do mercado, o bitcoin está se estabelecendo como uma reserva de valor confiável, e já é mantido até mesmo no caixa de governos e grandes empresas de capital aberto, como Tesla e MicroStrategy.

Vale a pena pagar com Bitcoin?

As principais demandas para o Bitcoin são seu uso como reserva de valor e meio de troca. Cabe ao investidor ou poupador decidir pagar, ou não, com bitcoin, que pode ser utilizado para esta finalidade.

Ao se desfazer do bitcoin, o investidor está abrindo mão de uma potencial valorização do criptoativo. Já outros investidores podem optar por pagar em bitcoin, e após isso realizar uma compra equivalente na moeda local, para manter a quantidade inicial antes da compra.  

Esta é uma forma de estimular os comerciantes a aceitarem a criptomoeda como pagamento.

De fato, alguns estabelecimentos até oferecem um desconto para aqueles que desejam pagar em bitcoin ou outras criptomoedas.

Além disso, realizar pagamentos em bitcoin pode ser uma boa forma para obter maior privacidade, um recurso difícil de se obter estando no mercado tradicional. Ainda, é possível obter transferências mais rápidas e com menor custo, a depender da rede utilizada, bem como do tipo de transação que será realizada.

Como pagar com Bitcoin?

Confira abaixo algumas formas comuns para utilizar bitcoin como método de pagamento.

Pagamentos na blockchain

A camada base do Bitcoin é efetivamente onde as transações da blockchain são registradas. Ela conta com uma limitação de transações que podem ser processadas, devido ao tamanho estabelecido do bloco da rede.

Por conta deste fator, a camada base possui um custo maior de processamento, que costuma variar entre alguns centavos a dezenas de dólares, a depender do pico de uso. Conforme o Bitcoin cresce, as taxas de transação da rede principal deverão ser consistentemente mais altas ao longo do tempo, devido ao modo como o protocolo foi desenhado.

Portanto, pagamentos na camada base são destinados principalmente a valores maiores. Além disso, o tempo de confirmação de uma transação costuma variar de alguns minutos até vários dias, também a depender da taxa definida pelo remetente.

Este cenário inviabiliza o uso da camada base para pequenas compras, ou transações que exigem alta velocidade. Para isso, existem redes de segundas camadas que permitem transações com taxas baixas e alta velocidade.

Bitcoin Lightning

A Lightning Network (LN) é uma rede de segunda camada do Bitcoin que visa resolver alguns dos problemas de escalabilidade do protocolo. O uso da Lightning de forma soberana é difícil para usuários comuns, visto que envolve conceitos como abertura de canais e liquidez.

Por conta deste fator, usuários comuns estão concentrados principalmente em soluções centralizadas, como a Wallet of Satoshi, que utilizam a LN como base do seu funcionamento. Uma vez com canais devidamente abertos e posicionados, é possível realizar transações com um custo pequeno e alta velocidade.

Transações LN de valores mais altos podem ainda falhar devido à falta de liquidez entre os canais utilizados para rotear a transação, um problema que deve ser resolvido conforme a rede cresce.

Liquid

A Liquid é uma rede federada que conta com dezenas de membros. Por meio da Liquid, é possível realizar transações utilizando L-BTC, token que é diretamente lastreado em Bitcoin. A rede conta com taxas baixas e tempos de confirmação menores, que a torna mais adequada para o uso no comércio e pagamento de pequenos valores.

Lugares que aceitam Bitcoin como pagamento

Uma vez com bitcoin em carteira pronto para gastar, onde encontrar locais que aceitam a criptomoeda como método de pagamento? Alguns sites compilam locais que aceitam bitcoin e outras criptomoedas como pagamento, como o Map.Bitcoin.

No site, é possível encontrar milhares de estabelecimentos em todo o mundo que aceitam Bitcoin, Bitcoin Cash e Ethereum como método de pagamento.

Como pode ser observado, existem locais onde a adoção das criptomoedas como método de pagamento é mais avançada. No Brasil, existem três cidades que se destacam por possuírem diversos estabelecimentos que aceitam bitcoin: Jericoacoara (CE), Rolante (RS) e São Thomé das Letras (MG).

Estas três cidades contam com diversos estabelecimentos que estão adotando o principal ativo digital como um dinheiro corrente através da Lightning Network.

Além disso, é possível utilizar o bitcoin como pagamento em diversos estabelecimentos em El Salvador, primeiro país a estabelecer o ativo digital como moeda legal. Na prática, o governo estabeleceu o curso forçado do Bitcoin, desde que os estabelecimentos possuam meios de aceitar o criptoativo.

O governo de El Salvador desenvolveu a Chivo, uma carteira de Bitcoin do governo, que possui integração com a LN.

Uma pesquisa de uma universidade salvadorenha apontou que 12% da população do país utilizou bitcoin ao menos uma vez para compras durante 2023. Este é um número significativo, mas que representa uma queda em relação aos 24,4% relatados em 2022.

Uma função básica de uma moeda é servir como intermediária para troca de bens e serviços. Neste contexto, o bitcoin está se estabelecendo como uma moeda para trocas. Para que isto ocorra, é necessário que cada vez mais comerciantes aceitem a criptomoeda como método de pagamento. Além disso, soluções tecnológicas e de mercado que melhorem a experiência a pagar utilizando bitcoin devem surgir, conforme esta demanda surge no mercado.

Quer pagar com Bitcoin? Compre BTC pela Coinext!

Agora que você já sabe como pagar com Bitcoin, compre a maior criptomoeda do mercado pela Coinext.

Somos uma corretora que está no mercado desde 2017, oferecendo a compra e venda de criptomoedas de forma segura e com responsabilidade. 

Faça seu cadastro e comece a investir agora! 

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se