Tudo sobre AXS

AXS (sigla para Axie Infinity Shards) é um token de utilidade, cuja principal utilidade é funcionar como um token de governança. Foi inicialmente desenvolvido com o intuito de funcionar como unidade monetária em um jogo virtual. Com o crescimento exponencial do jogo e dos criptoativos da classe de NFTs, o token AXS passou a ser negociado em todo o mundo e em 2021 conseguiu uma valorização de mais de 7.000%

Bitcoin (BTC)
Ethereum (ETH)
Litecoin (LTC)
Ripple (XRP)
Bitcoin Cash (BCH)
Tether Dólar (USDT)
Cardano (ADA)
Chainlink (LINK)
Stellar (XLM)
Dogecoin (DOGE)
EOS
Axie Infinity (AXS)
Chiliz (CHZ)
SushiSwap (SUSHI)
USD Coin (USDC)

O que é Axie Infinity (AXS)

Redação Coinext

AXS, Axie Infinity Shards, é token de utilidade, também chamados de utility tokens, que foi inicialmente desenvolvido com o  intuito de funcionar como unidade monetária em um jogo virtual chamado Axie Infinity, criado por uma desenvolvedora de jogos. Com o sucesso do jogo e crescimento exponencial dos criptoativos da classe de NFTs, o token AXS passou a ser negociado em todo o mundo e somente em 2021 conseguiu uma valorização de mais de 7.000%. Contava com uma capitalização de mercado no valor de US$4.128.230.439 até agosto do mesmo ano.

Parece que a era dos gamers realmente chegou para ficar. Você se lembra do joguinho Pokémon Go ou Neopets? O jogo Axie Infinity segue uma linha parecida destes jogos, que fizeram muito sucesso alguns anos atrás. Vamos entender neste artigo como funciona todo esse ecossistema do token AXS.

O Axie Infinity é o nome do jogo que também se tornou uma plataforma descentralizada no qual são negociados os tokens AXS, que possuem o padrão ERC-20 da rede Ethereum. Ou seja, ele não é necessariamente uma criptomoeda que possui sua própria blockchain, mas sim um criptoativo que se encaixa na categoria de um utility token, ou token de utilidade. Essa classe de ativos vem se popularizando nos últimos meses e se refere a tokens que possuem utilidades específicas dentro de suas respectivas plataformas em que estão inseridos. No caso da AXS, essa utilidade tem a ver com o jogo a partir do qual foi criado, e sua principal utilidade está relacionada à governança, por isso ele também é comumente chamado apenas de token de governança.

Para entender melhor, vamos começar do básico. Você sabe o significado de um token? Eles podem ser definidos como a representação de uma propriedade, estado, permissão ou posse. Tokens de governança são basicamente voltados à dar poder de voto e participação ativa nas decisões do protocolo em questão, algo que tem ganhado bastante popularidade no mundo cripto. Em teoria, um token é equivalente a um voto. Ou seja, quanto mais tokens você comprar, mais votos você tem direito. E é exatamente essa dinâmica que gera uma demanda pela compra dos tokens, mantendo o sistema todo funcionando.

Além disso, o jogo Axie Infinity também possui um marketplace com diversos NFTs que podem ser colecionados. O mercado superaquecido de NFTs também é um outro fator que está contribuindo muito para manter o token AXS valorizado. Mas você sabe o que é um NFT?

Itens não fungíveis são aqueles que possuem valor único, são peças exclusivas e que não podem ser substituídas. Por exemplo, uma obra de arte de Pablo Picasso é um item não fungível pois não pode ser substituído, é um original do artista, portanto possui um valor subjetivo. 

Os NFTs, ou tokens não fungíveis, podem ser compreendidos então como ítens, normalmente obras de arte, cards e outros colecionáveis que são escassos e possuem valor subjetivo. Os NFTs são a representação digital do valor desses itens não fungíveis, uma maneira segura encontrada de desenvolver um novo negócio a partir da tokenização de ativos. São itens que possuem escassez no universo digital, a partir da valorização da propriedade intelectual dos artistas criadores dos NFTs.

Portanto, a definição principal do AXS é que ele é um criptoativo, da classe dos token de utilidade. Dentro desta classificação de tokens de utilidade, a principal utilidade do AXS é a governança, por isso ele é convencionalmente chamado de token de governança. Ou seja, além de se poder comprar e vender aproveitando as variações de preço, ele é principalmente útil para diversas funcionalidades dentro do jogo Axie Infinity e garante aos usuários do jogo poder ativo de participação nas decisões do sistema.

Como surgiu o AXS

O jogo Axie Infinity é uma criação da startup Sky Mavis, cuja sede é no Vietnã. Ele foi oficialmente criado em 2018 como um jogo colecionável com base na rede da blockchain Ethereum, seguindo o pioneiro conceito do jogo CryptoKitties. 

O token AXS foi lançado em novembro de 2020 e passou a fazer parte do ecossistema do Axie Infinity. Com menos de um ano de existência o mercado, já movimenta milhões de dólares e praticamente criou um novo conceito de jogos do tipo “play to earn”, na tradução para o português significa “jogue para lucrar”,

O criptoativo terá um fornecimento total de 270.000.000 de AXS’s, número que deve crescer anualmente até 2026, sendo que uma parte foi alocada para a venda pública, outra parte foi investida em recursos dentro do jogo e uma terceira parte foi utilizada pela startup desenvolvedora Sky Mavis e pelos assessores do projeto. A primeira venda pública do token contou com pouco menos de 60 milhões de unidades. 

Como funciona o Axie Infinity

Conforme explicamos acima, o token de utilidade AXS está imerso em um ecossistema complexo, tanto que é necessário a separação dos conceitos para entendermos tudo na íntegra. Até então, já entendemos que o AXS é um token que também funciona como uma moeda de troca dentro do jogo Axie Infinity. Mas como funciona esse jogo?

Dentro do jogo Axie Infinity, os jogadores possuem criaturinhas que são chamadas de “Axies”. Essas criaturas são NFTs negociados entre os jogadores e são colocadas para lutarem entre si em campeonatos e batalhas, explorar novos ambientes, ganhar missões dentro do jogo, até mesmo se reproduzirem. Para um jogador começar a participar, ele precisa jogar o jogo ou então comprar três  “Axies” de alguém. Por este motivo o jogo começou a se tornar exponencialmente conhecido e cada vez mais jogado.

Dentro do jogo, o AXS tem três principais funções: funcionar como um meio de pagamento interno do jogo, funcionar como um staking e como governança. Ou seja, na prática, isso quer dizer que ele pode ser adquirido à medida que você joga o jogo ou comprando, por uma corretora, como a Coinext.

A função de staking, na verdade, foi implementada em janeiro de 2021 e gerou uma grande especulação nos investidores, e é claro, no participantes do jogo. Essa função funciona da seguinte maneira: os donos dos tokens AXS podem segurar o ativo, por determinado período de tempo e ganhar recompensas por isso. Essa recompensa partiria da própria tesouraria do jogo. 

Já a parte da governança, que também foi implementada em janeiro de 2021, serve para dar uma participação ativa aos donos de AXS’s nas decisões do jogo. Seguindo a lógica de que, quanto mais tokens você detiver, maior seria seu poder de decisão sobre essas questões, semelhante ao que acontece em empresas de capital aberto e até alguns outros projetos de blockchain.

O jogo Axie Infinity é categorizado como “play to earn”, cuja tradução literal é ”jogue para lucrar” e é um modelo de game que atrai um público muito grande, o que acarreta numa procura muito alta pelo jogo também. A diferença deste jogo para os que citei no começo do artigo, como Pokémon Go e o Neopets, que também têm jogabilidade parecida, é que o Axie Infinity funciona dentro de uma rede blockchain. Isso torna o token descentralizado e exclusivo de quem o pertence, ou seja, ele não pertence à empresa que criou o jogo, mas sim ao jogador ou comprador, por isso foi possível a criação de todo esse sistema econômico dentro do jogo.

Mas calma: apesar de o token estar imerso neste universo de game, não é necessariamente preciso jogar para ganhar dinheiro com ele. Como está inserido em uma plataforma blockchain, pode ser negociado como qualquer outro token ou criptomoeda. Basta você realizar uma analogia com o dólar, por exemplo. Você pode investir em dólar, sem necessariamente morar nos Estados Unidos. O criptoativo AXS é como se fosse uma moeda deste universo paralelo, que é o seu jogo. Não precisamos “morar” no universo pertencente ao jogo para investirmos nele. 

E o interessante deste criptoativo é que, ao fazer parte de um game que atrai um público muito grande e tem alta demanda, reflete diretamente na valorização do criptoativo. Os números falam por si só: no mês de junho de 2021 a receita do Axie Infinity ultrapassou a marca dos  US$128,6 milhões, com mais de 25 mil jogadores diários e uma comunidade de mais de 200 mil membros no Discord, plataforma de comunicação muito utilizada pelos gamers. 

Então, vamos à uma recapitulação:

  • AXS é um token de utilidade, cuja principal utilidade é a governança. Ele utiliza o padrão ERC-20, e funciona na rede blockchain Ethereum.
  • Dentro do jogo existem os “Axies”, as criaturinhas que vivem as batalhas e aventuras, que são também NFTs, que podem ser comercializados dentro de uma espécie de marketplace de NFTs do Axie Infinity.
  • Axie Infinity é o jogo e também o mercado descentralizado que possibilitou a criação e negociação deste token.
  • Como ele é um token utilitário numa plataforma descentralizada, não é necessário jogar para ganhar dinheiro com o mesmo. Porém, o mercado aquecido de games com maior popularização do jogo é o que favorece a valorização do token.
Jogo do criptoativo Axie Infinity - AXS
(Imagem: site oficial do Axie Infinity)

Para que serve o AXS

Conforme explicamos nos tópicos anteriores, inicialmente o token de utilidade foi desenvolvido com o intuito de funcionar como uma moeda de troca em um universo gamer, do jogo Axie Infinity. Ou seja, um dos grandes objetivos do token é manter os jogadores engajados, construir uma comunidade forte e um ecossistema sustentável. 

A partir de 2021, quando o token ganhou muita visibilidade na comunidade cripto, ele também passou a adquirir importante papel na carteira dos investidores e hoje já funciona como um criptoativo bem promissor com boas margens de valorização.

Principais diferenças do AXS para o Bitcoin

Se você chegou até aqui com certeza já percebeu algumas diferenças bem marcantes entre o Bitcoin e o AXS, mas vamos listá-las aqui para que fique ainda mais claro.

Categoria de criptoativo

Ambos são criptoativos, no entanto, o Bitcoin, como bem sabemos, foi a primeira criptomoeda a ser criada, em 2008, pelo desenvolvedor de pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Já o AXS não é uma criptomoeda propriamente dita, mas sim um token de utilidade, conforme explicamos. Popularmente, por mais que existam diferenças entre criptomoedas tradicionais, é considerado também uma moeda digital construída em blockchain.

Blockchain

O Bitcoin possui sua própria blockchain, onde ocorrem todas as transações da moeda. A blockchain do Bitcoin funciona como um livro contábil, onde são registrados todos os dados dessas transações, de maneira pública, ou seja, qualquer um pode consultá-la, a qualquer momento. 

O AXS não possui uma blockchain própria, mas sim utiliza a rede blockchain da Ethereum, como uma plataforma descentralizadora, que é o que consegue tornar os tokens verdadeiras propriedades exclusivas de quem os possui, sejam investidores ou jogadores. Os AXS não pertencem à startup desenvolvedora do jogo, mas sim à quem os adquiriu. 

Objetivo

O Bitcoin foi criado para funcionar, literalmente, como uma moeda digital criptografada. Ele é parte de um sistema descentralizado, que conseguiu eliminar a necessidade de entidades intermediadoras para atividades financeiras-econômicas, dando ao usuário muito mais autonomia e controle sobre suas próprias finanças. 

Já o AXS foi criado para funcionar como uma moeda de troca interna de um jogo, fomentar a comunidade gamer e o interesse em torno do jogo Axie Infinity. À medida que o jogo foi ganhando notoriedade e espaço no mercado, a comunidade cripto também passou a se interessar pelo token e pelas possibilidades de lucro que ele poderia trazer. Porém, o token não foi criado com o objetivo de ser um criptoativo disruptivo e de trazer maior autonomia para os usuários, no que tange ao controle de suas finanças.

Emissão de novas unidades de AXS

O Bitcoin é uma criptomoeda com fornecimento limitado. Novas unidades da moeda entram no mercado pelo processo conhecido como mineração. Resumidamente, a mineração é o processo de validação das transações que ocorrem dentro da blockchain, por diversos nós (ou nodes) espalhados pelo mundo. À medida que esses mineradores vão validando as transações eles são recompensados pelo seu trabalho e pelo empréstimo do poder computacional, e assim ganham unidades de bitcoin. Este é o modelo de protocolo de consenso da moeda, chamado de Proof of Work.

Os tokens AXS também são limitados, porém têm um processo de emissão totalmente diferente. Você pode conseguir novas unidades de AXS pelo próprio jogo, ganhando batalhes e missões, ou reproduzindo os monstrinhos "Axies". Essa reprodução acontece por de uma interação virtual entre os “Axies”,  semelhante à uma procriação mesmo.

Essa procriação acontece em terrenos virtuais do jogo chamados de “fazenda de breedings”, nos quais os jogadores vão para reproduzirem seus Axies e vender os filhotes por AXS, dentro do próprio mercado do jogo. Porém, este "cruzamento" dos personagens também tem seu custo, que pode ser em SLP, um outro token do jogo que também funciona como uma moeda de troca interna, e o token AXS. 

 Do ponto de vista técnico, para que isso aconteça é preciso que os jogadores do jogo se envolvam cada vez mais no mesmo e que tenham interesse em fazer essa procriação. 

Axies no momento de procriarem: breeding
Axies no momento de procriarem: breeding. (Imagem: site oficial do Axie Infinity)

Principais vantagens

Apesar de ser parte de um mercado relativamente novo, os NFTs já são um nicho em crescimento exponencial e só tendem a crescer mais. A tecnologia blockchain descentralizadora traz uma série de novas possibilidades para vários outros setores, não se mantendo restrita ao universo econômico-financeiro. 

No segundo trimestre de 2021, o setor já havia movimentado US$754,3 milhões, valor que supera em 48,2% o observado no trimestre anterior, de acordo com dados do portal NonFungible.com, especialista em informações deste setor. 

Ainda de acordo com o portal, o número de carteiras ativas que integram algum token deste mercado, também no segundo trimestre de 2021, subiu 38,7%. E no comparativo com o mesmo período no ano de 2020, o aumento foi de incríveis 340%, alcançando 177.048 carteiras até o fim do mês de junho de 2021.



Ou seja, tudo indica que o mercado, apesar de novo, já apresenta ótimos índices de valorização e de adesão dos investidores. Optar por diversificar sua carteira com um token que também está imerso em um universo repleto de NFTs, como é o jogo Axie Infinity, enquanto ainda está no começo, pode ser uma excelente oportunidade  de surfar a valorização que virá nos próximos anos. 

Empresas contratando jogadores para ganhar AXS

Acredite se quiser, mas o jogo tomou tamanha proporção que já existem empresas e até pessoas físicas que estão contratando jogadores para ganhar AXS e SLP, ou Smooth Love Potions, a segunda moeda pertencente ao jogo, que também funciona como um NFT. 

Algumas empresas estão investindo na contratação de times de jogadores que ficam por conta de passar nas missões e ganhar os duelos do jogo, para então, ganharem também os AXS. Estima-se que o tempo de recuperação do investimento de quem está contratando tais times de Axie seja de três meses. 

Acredita-se que a prática começou porque o preço de entrada no jogo era muito alto. Para começar a jogar você precisa comprar 3 Axies, valor que daria aproximadamente US$220,47. À medida que os jogadores ganham as missões e batalhas, eles ganham mais dinheiro, para produzirem mais monstrinhos, e assim vão dando continuidade no ciclo do jogo. Ou seja, tudo foi feito como uma estratégia de acelerar o processo de valorização do token, as pessoas e empresas passaram a  alugar as contas do jogo. 

A empresa chamada Yiedl Guild Games, por exemplo, já conta com mais de 4 mil jogadores contratados, cuja divisão de lucros funciona num modelo de rateio, no qual 70% dos ganhos ficam com o jogador e 30% ficam com a empresa. Já imaginou ser pago para jogar seu jogo favorito?

É possível minerar Axie Infinity (AXS)?

Para começar, no caso da AXS, mineração não é o termo correto. Os tokens AXS não passam por nenhum processo de mineração. O processo de inserção de novas moedas acontece de um jeito totalmente diferente das demais criptomoedas.

Conforme já explicamos no artigo, o AXS conta com um limite de 270 milhões de unidades, que serão inseridas anualmente no mercado. A princípio, o ativo foi dividido entre investidores privados, desenvolvedores do jogo, recompensas do jogo e, claro, os compradores do ICO, a oferta inicial das moedas.

Observe no gráfico abaixo, retirado do próprio site do Axie Infinity, como se deu a divisão de alocação dos tokens.

AXS alocação em gráfico, 29% para stakink e 21% para os devs com 11% para ICO público.

O surgimento de novos Axies, os monstrinhos que são os personagens principais do jogo, acontece por meio de um processo chamado de breeding, que em tradução livre para o português pode ser entendido como procriação. Dentro do jogo, existem terrenos virtuais que são chamados de fazendas de breedings. Nesses terrenos, os jogadores conseguem reproduzir seus Axies e então vendem os filhotes por AXS. 

No entanto, conforme explicado no tópico que ressalta as diferenças entre o token e o Bitcoin, esse cruzamento não é gratuito, ou por conta do jogo, ele tem um custo para o jogador também. O custo por breed, ou seja,  cada cruzamento de Axies, era de 2 unidades de AXS, recentemente, com a explosão do jogo, o custo passou para 4 AXS. Tudo isso aumentou o fluxo de compra da moeda, já que os cruzamentos são a forma mais certeira de escalar o jogo. 

Filhotes de Axies em seu tempo de maturação dentro do jogo
Filhotes de Axies em seu tempo de maturação dentro do jogo. (Imagem: site oficial do Axie Infinity)

Além disso, esses terrenos, que são as fazendas de reprodução, também são vendidos ou alugados por outros jogadores, e também funcionam como NFTs. Cada um destes terrenos digitais é único e pode apresentar vantagens ou desvantagens dentro do jogo. Tudo foi construído para que o jogo realmente funcionasse como um ecossistema sustentável, que acabou criando uma espécie de sistema econômico próprio. 

Um jogador conhecido como Flying Falcon (Falcão Voador), por exemplo, fez uma compra de terrenos digitais do jogo por 888,25 ETH. Atualmente, os terrenos estão valendo em torno de US$1,5 milhão. O jogador fez questão de vir a público explicar sua estratégia no Twitter e deixou claro o quanto acredita neste mercado emergente que são os NFTS:

“Estamos testemunhando um momento histórico; o surgimento de nações digitais com seus próprios sistemas de direitos de propriedade claramente delineados e irrevogáveis. A terra Axie tem valor de entretenimento, valor social e valor econômico na forma de fluxos de recursos futuros.”

Como comprar o token Axie Infinity (AXS)

Geralmente, as unidades do token podem ser adquiridas de 3 maneiras: por uma corretora como a Coinext, pelo modelo P2P, ou pelo próprio jogo Axie Infinity. 

Corretora de Axie Infinity

A primeira forma de investir em AXS é também o meio mais seguro e confiável, através de uma corretora como a Coinext.

Nesta opção, a corretora faz todo o processo de intermediação das transações entre as partes envolvidas, além de disponibilizar sua própria carteira virtual para armazenamento das suas criptomoedas. Também oferece uma interface mais completa, com outras opções de moedas, diferentes tipos de operações e dados  importantes que podem ajudar o trader a ter um investimento de sucesso.

A Coinext oferece uma plataforma segura e fácil de utilizar para você negociar as melhores criptomoedas do mercado. Abra sua conta grátis para comprar e vender axies (AXS) hoje mesmo.

Extração de tokens

A segunda forma é por meio da extração dos tokens pelo próprio jogo Axie Infinity. Conforme explicamos no tópico de mineração, à medida que o jogador vai conquistando missões, batalhas e reproduzindo seus Axies pelas fazendas de breeding, ele adquire cada vez mais unidades do token AXS.

P2P (peer-to-peer)

A terceira forma é por meio do processo P2P, peer-to-peer, que é basicamente uma forma realizar transações diretamente com a outra parte envolvida, não se faz o uso de um intermediário, como uma corretora. O risco deste tipo de transação é que não há garantias de que você receberá seus tokens ou seu dinheiro, uma vez que a relação entre as partes é puramente na base da confiança.

Como guardar os tokens AXS em carteira

Conforme dito acima, caso você adquira suas moedas em uma corretora, há a possibilidade de armazená-las diretamente no site da corretora. Porém também existe a possibilidade de guardar as moedas em carteiras, que podem ser digitais ou físicas.

Existem diferentes formatos de carteiras:

  • online, que armazenam os dados na nuvem;
  • mobile (apps) para celulares;
  • software (desktop) para computadores;
  • hardware (offline) usualmente em dispositivos USB;
  • papel (paper) usualmente impressas em placas de metal.

Estas carteiras podem ser classificadas em quente (hot), quando estão conectadas à internet e dependem desta conexão, e frias (cold), carteiras desconectadas da rede. Como o AXS é um token da rede Ethereum, em geral, as carteiras que aceitam os tokens ETH também aceitam os AXS.

As principais carteiras virtuais que aceitam o AXS são as seguintes:

  • Trust Wallet
  • Coinomi
  • Exodus
  • Trezor One
  • Ledger Nano X

Quanto vale um AXS hoje?

O AXS é negociado na Coinext em Reais (BRL), e sua cotação irá variar conforme a oferta e demanda do mercado. Em agosto de 2021, a moeda possuía um montante de US$2.164.884.003.472 em capitalização de mercado e era cotado a US$72,67.

As movimentações mais expressivas que o token teve foram a partir do ano de 2021, em que iniciou sendo cotada a US$0,60. No dia 15 de março conseguiu alcançar US$5,88, o que representou uma valorização bem expressiva ao se considerar o curto espaço de tempo. Em abril atingiu sua máxima histórica a US$9,29, seguiu um pouco lateralizada até o fim do mês, quando ultrapassou o último valor e alcançou US$10,67.

O token conseguiu manter seu valor, mas, seguindo a correção do Bitcoin e das demais altcoins, nos meses de maio e junho, também passou pelo seu pullback e voltou a marca dos US$3,96.

O mês de julho foi bem mais favorável ao token, que bateu seguidas vezes sua máxima histórica, com valores marcantes como US$23,74, dando um salto até US$45,99, valor de fechamento do mês.

Agosto, quando este artigo foi escrito, seguiu sendo um excelente mês para o token, que continuou na sua tendência de alta e se valorizou até atingir sua cotação atual de US$72,67.

Gráfico

Na Coinext dispomos das avançadas ferramentas de análise técnica para os usuários através do TradingView. É possível utilizar estratégias de Bollinger, Médias Móveis, MACD, Estocástico, RSI, IFR, entre outros.

Acesse sua conta Coinext para acessar o gráfico completo do Axie (AXS).

Que tal começar a investir agora?
Abra sua conta Coinext. É rápido e grátis!
Abrir minha conta
Você pode se interessar também...
Feedback