Vale a pena investir em Cosmos (ATOM)? Nesse conteúdo, você descobre todos os fundamentos sobre esse projeto, sobre o seu token nativo e descobre o que é preciso para saber se vale a pena contar com essa criptomoeda em sua carteira.
Cosmos (ATOM) é uma criptomoeda, cujo projeto se define como “A Internet das Blockchains”, porque permite que diferentes Blockchains sejam criadas a partir dele e se comuniquem entre si.
ATOM é o nome do criptoativo desse projeto, que serve, entre outras coisas, para pagamentos e participação da comunidade em decisões sobre a Cosmos. Boa leitura!
Cosmos é um ecossistema de redes e ferramentas descentralizado que possibilita a conexão entre Blockchains e o desenvolvimento e expansão de aplicativos e serviços interconectados.
A tecnologia de Blockchain tradicional pode ser considerada pouco escalável, ou seja, lenta e cara, e dificulta a troca de informação entre redes. Já o sistema do Cosmos permite que as transações sejam mais rápidas e baratas e que sejam transferidos dados e valores diretamente entre Blockchains.
Assim, o Cosmos oferece uma alternativa não apenas para o problema da escalabilidade das Blockchains, como também uma forma de interoperabilidade entre as redes que fazem parte de seu ecossistema.
Tudo isso baseado nos princípios de autonomia, colaboração e inovação. O próprio projeto deixa claro que não se posiciona como um concorrente da Ethereum, pelo contrário, está trabalhando no projeto chamado Gravity Bridge, uma espécie de ponte que permite troca de valores entre as duas redes.
Dessa maneira, o Cosmos tem expandido seu ecossistema e possibilitado que diferentes aplicações sejam desenvolvidas com suas próprias Blockchains personalizadas, criando tokens específicos e regras customizadas, o que viabiliza vários DApps, projetos DeFi e NFTs. Até o momento, já existem mais de 260 aplicativos e serviços funcionando na plataforma, incluindo a Binance Chain.
O ATOM é o token de utilidade nativa do Cosmos Hub, o centro econômico do ecossistema Cosmos, que garante sua segurança e é usado principalmente para:
Invista nas principais criptos do mercado. Abra sua conta agora.
Cosmos é um protocolo de interoperabilidade entre blockchains, tornando-as capazes de se comunicar e realizar transferências de dados e valores entre elas. A rede principal do Cosmos é chamada de Cosmos Hub, e as blockchains criadas a partir dela são chamadas de Zonas.
É o Cosmos Hub que realiza a transferência de dados e ativos entre as Zonas e fornece a elas uma camada compartilhada de segurança. Essa transferência é feita por meio do protocolo de comunicação Inter-Blockchain (IBC).
Além disso, o Cosmos funciona com um mecanismo de Proof of Stake (PoS) que demonstra alto desempenho e consome menos energia. Ele utiliza o algoritmo de consenso BFT chamado Tendermint, que confere segurança e escalabilidade à rede.
As Zonas são criadas com a estrutura Cosmos SDK, um padrão de desenvolvimento de software de código-aberto que fornece aos desenvolvedores os recursos necessários para programar aplicativos descentralizados a serem executados na rede.
Esse processo é altamente personalizável, permitindo a criação de blockchains com definições próprias, como:
Tudo isso proporciona uma ampla gama de possibilidades para aplicações. Existem algumas criptomoedas que são criadas a partir da estrutura da Cosmos, como é o caso da Fetch.ai.
As criptomoedas que utilizam a rede Cosmos aproveitam sua arquitetura modular e flexível para resolver uma variedade de desafios enfrentados pelas blockchains existentes. Através da rede Cosmos SDK, essas criptomoedas podem interagir e trocar informações entre si de forma eficiente e segura. As principais criptomoedas que utilizam essa rede, são:
Primeiramente, você deve analisar as principais características da criptomoeda, tanto aspectos positivos quanto negativos, para avaliar se, de fato, ele se encaixa em seus objetivos como investidor. Também é preciso ter bem estabelecidos os riscos que você está disposto a correr. Isso tudo é possível quando você entende o seu perfil de investidor.
O Cosmos possibilita que diferentes blockchains se comuniquem entre si e realizem transferências de dados e valores de forma eficiente, facilitando a interoperabilidade entre diversos sistemas blockchain.
A sua arquitetura modular e a capacidade de criar blockchains independentes chamadas Zonas, o Cosmos é altamente escalável e pode lidar com um grande volume de transações.
Por utilizar a estrutura Cosmos SDK, a rede possibilita que desenvolvedores personalizem suas blockchains com diferentes tokens, configurações de governanças e outros pontos que se adequam especificamente às necessidades de suas aplicações.
Outra vantagem que investir em ATOM pode trazer é a possibilidade de diversificação da carteira. Ao distribuir investimentos em diferentes criptomoedas, você estará diluindo o risco por meio de diferentes ativos.
Isso é algo que se deve ter em mente já que os criptoativos, assim como ATOM, sofrem bastante volatilidade, o que significa que os preços podem variar consideravelmente em um curto espaço de tempo. Por conta disso, é fundamental acompanhar constantemente o mercado e os valores dos criptoativos nos quais você investe ou que anda pensando em comprar.
Logo, esse é apenas um conteúdo educativo para que você possa se informar mais sobre as características desse criptoativo, e não uma recomendação de investimento. Portanto, sempre estude e faça análises técnicas antes de comprar ATOM ou qualquer criptomoeda, para tomar decisões mais seguras envolvendo seus investimentos.
O Cosmos não é uma criptomoeda que pode ser minerada, devido ao seu mecanismo de consenso. Ele utiliza o mecanismo de consenso chamado Proof of Stake (PoS). Nesse sistema, os participantes da rede validam transações e garantem a segurança da rede mantendo uma certa quantidade de tokens ATOM em suas carteiras como garantia, em vez de realizar mineração computacional intensiva como no caso do Proof of Work.
Assim, os validadores no Cosmos são selecionados com base na quantidade de tokens ATOM que possuem e estão dispostos a "apostar" como garantia. Portanto, quanto mais tokens um validador possui, maior a probabilidade de ser escolhido para validar os blocos e receber as recompensas por isso.
A forma mais segura de comprar ATOM e outras criptomoedas é por meio de uma corretora, como a Coinext. Veja o passo a passo para começar a comprar com a gente:
Agora que você sabe de todas essas informações, fica fácil saber se Cosmos (ATOM) é uma boa criptomoeda para investir, não é mesmo?
Faça seu Cadastro na Coinext e descubra a cotação de ATOM.