Terra (LUNA): o que aconteceu com essa criptomoeda

O que aconteceu com Terra (LUNA)? A criptomoeda chegou a figurar no top 10 das melhores criptos, mas acabou despencando e chegando a valer centavos.

Equipe Coinext
24/5/2022
Terra (LUNA): o que aconteceu com essa criptomoeda
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Se você está pensando em realizar negociações envolvendo a criptomoeda LUNA, da Blockchain Terra, é preciso entender exatamente o que está acontecendo. Afinal, nesse momento, em maio de 2022, ela está passando por um período de alta volatilidade e incertezas e não é possível garantir se há liquidez para tal negociação

Com isso em mente, vamos explicar exatamente o que aconteceu com Terra (LUNA) para que você entenda o que mudou em tão pouco tempo, levando à desvalorização de mais de 90%, inclusive, chegando o ativo a custar poucos centavos no mercado.

Ainda é possível negociar Terra (LUNA) na Coinext? 

Sim. Ainda é possível realizar negociações envolvendo a criptomoeda da Terra, porém, é preciso lembrar que o preço desse ativo está passando por um momento de alta volatilidade e baixa liquidez, o que torna o investimento ainda mais arriscado em comparação com as demais criptos do mercado. 

Por isso, é preciso ter atenção redobrada aos riscos envolvidos em operações desse formato, visto que a variação de preço não depende das corretoras, mas sim da demanda pelo criptoativo no mercado. Isso significa dizer que, após o investidor comprar LUNA, a procura pelo token pode acabar instantaneamente, reduzindo ou acabando com chances de venda da cripto e gerando prejuízo. 

Na prática, estamos falando sobre a possibilidade de você comprar um ativo, no caso Terra (LUNA), por um preço e, ao tentar vender esse ativo, a baixa liquidez fazer com que o mercado não esteja mais disposto a pagar pelo preço que você deseja vender, acarretando prejuízos. 

Isso quer dizer que a volatilidade diante das notícias e acontecimentos que impactam esse projeto pode fazer com que o preço no book de ofertas mude rapidamente. Assim, nada garante que você consiga realizar uma venda por um preço esperado e, mais grave ainda, nada garante que essa criptomoeda esteja disponível para negociação em um momento futuro. 

O que aconteceu com LUNA em maio de 2022?

A emissão e queima de tokens LUNA é vinculada ao valor da UST, isso quer dizer que, quanto mais abaixo de US$1 a UST se encontra, mais tokens LUNA precisam ser vendidos para sustentar o “peg”, que significa a paridade da stablecoin com o dólar.

Em resumo, acontecia o seguinte: quanto mais tokens LUNA eram vendidos no mercado, mais seu preço caía. Quanto mais o preço de LUNA caía, mais tokens precisavam ser emitidos e vendidos para comprar UST com o intuito de manter a paridade.

Essa sequência de eventos acabou resultando em um efeito cascata com a emissão descontrolada e ilimitada de novos tokens LUNA, ocasionando no espiral do colapso da criptomoeda.

A Terra, empresa por trás do projeto, tentou evitar que essa situação acontecesse comprando Bitcoin e algumas altcoins para deixar de reserva, porém essas reservas foram esgotadas em apenas dois dias e acabou não impedindo a desvalorização da LUNA.

Além das questões técnicas em relação ao projeto, algumas entidades bilionárias quebraram o sistema. De acordo com o Trading View, vendas bilionárias de UST foram realizadas nos dias de colapso da LUNA, pois aconteceu uma hiperinflação na emissão do token e, consequentemente, em sua venda

Dessa forma, muitos investidores perderam seu dinheiro com o projeto, enquanto essas entidades lucraram com a derrocada da LUNA. Como consequência desses eventos, LUNA perdeu quase 100% de seu valor e sofre com forte volatilidade.

Notícias sobre Terra (LUNA)

Nas últimas semanas, foram publicadas diversas notícias envolvendo o projeto e a criptomoeda LUNA. 

Entre elas, vale destacar a tentativa de realização de fork (ou bifurcação) da rede. O assunto surgiu a partir do comentário do CEO da Terraform Labs e foi postado em uma enquete na plataforma. Há quem seja a favor do processo de fork.

Para muitos, inclusive para Do Kwon, desenvolvedor e fundador da Blockchain Terra, a ideia é transformar a Terra 2.0 em uma Blockchain totalmente diferente, inclusive, operando um bloco novo, chamado de Genesis 0, e o projeto antigo passaria a se chamar Luna Classic. 

O que esse acontecimento deixa de aprendizado para o investidor?

De uma forma prática, o primeiro aprendizado é sobre a necessidade de entender os detalhes do projeto de cada criptomoeda em que se pretende investir.

Para alguns especialistas, a forma como eram realizadas as queimas de tokens LUNA e a relação com o valor do UST era um sinal de problema desse projeto. No entanto, o fato da LUNA ter frequentado o top 10 das principais e melhores criptomoedas do mercado dava destaque ao ativo e respaldo para investimentos. 

No entanto, assim como sempre falamos em nossos conteúdos, o mercado de ativos de renda variável é imprevisível. Da mesma forma como acontece no mercado de ações, no qual é impossível garantir o futuro de uma organização listada na bolsa, no mercado cripto também é impossível garantir o futuro de um protocolo ou projeto. 

Assim, para o investidor, fica o aprendizado sobre a necessidade de investir de forma mais segura. Para isso, utilizar estratégias como stops e diversificação de investimentos é o primeiro passo, que começa com o aprendizado e o entendimento da importância dessas ações para o sucesso de qualquer operação, sobretudo pensando em longo prazo.

Abaixo, você confere um vídeo onde alguns dos principais especialistas do mercado comentam sobre os aprendizados e estratégias que investidores de criptomoedas precisam aprender com esse evento de Terra (LUNA):

Agora, você entende exatamente o que aconteceu com Terra (LUNA) e sabe os pontos que precisa se atentar caso decida investir nessa criptomoeda. Por fim, vale lembrar que, se ainda tiver dúvidas, nosso time de suporte está disponível para ajuda.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback