Stake ADA (Cardano): Entende o que é e como fazer

Você sabia que é possível fazer staking com ADA? Descubra o que é, como funciona e se vale a pena o stake com ADA (Cardano). Clique e saiba mais!

Equipe Coinext
30/3/2022
Stake ADA (Cardano): Entende o que é e como fazer
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

A Cardano é uma rede que cresceu muito nos últimos meses, chamando a atenção dos investidores. Por isso, muitas perguntas chegam com a necessidade de entender como funciona o processo de stake com ADA, a criptomoeda dessa rede.

Seu sistema tem como forma de validação e registro o Proof of Stake (Pos), cujo método tem se mostrado vantajoso tanto para os usuários quanto para os administradores da rede. Além da segurança, o sistema PoS garante uma forma de renda passiva através do staking.

O que você conhece sobre o staking de Cardano? Tem interesse em saber mais? Ao longo desse conteúdo você entende todos os detalhes sobre o processo de stake com ADA.

Então dá uma olhada no que vamos falar neste artigo:

  • O que é o staking?
  • Como fazer staking de Cardano (ADA)? 
  • Quais são os benefícios do staking de ADA?
  • Gerando renda passiva
  • Descentralização

O que é o staking?

O staking é o processo em que o usuário armazena criptomoedas em sua carteira virtual e, a médio e longo prazo, é recompensado com criptos da mesma rede, por simplesmente manter os ativos armazenados por determinado período.

Isso acontece porque algumas redes de cripto, como a Ethereum 2.0 e a Cardano, possuem um sistema de validação e registro chamado Proof of Stake (PoS), ou “Prova de Participação”, em tradução literal.

A popular mineração de criptos, como a do Bitcoin, utiliza o mecanismo de Proof Of Work (PoW). Nas moedas como o Ether e ADA, esse modelo será substituído pelo processo PoS, que consiste na escolha aleatória de usuários que armazenam criptos na carteira virtual e são selecionados para o registro das transações.

A escolha, por mais aleatória que seja, tem fatores importantes que a influenciam de ativo para ativo, como a alta quantia de criptos guardada e a “idade” da moeda.

Desse modo, o staking é uma forma de renda passiva para os investidores, que por simplesmente terem as moedas armazenadas em carteira, podem ser escolhidos para a validação das transações e recompensados em criptoativos pela operação.

Explore o mercado cripto. Abra sua conta grátis na Coinext.

Como fazer staking de Cardano (ADA)? 

O protocolo adotado pela Cardano é chamado Ouroboros, e recompensa os validadores da rede. 

Assim como toda a rede da Cardano, o algoritmo Ouroboros tem um forte embasamento científico, e seu mecanismo matemático se baseia na psicologia comportamental e filosofia econômica, a fim de construir uma Blockchain sustentável.

E, assim como as outras redes de criptomoedas que usam o Proof of Stake, o sistema da Cardano exige pouco poder computacional e energia.

O sistema do ativo possui um detalhe diferente das outras, que é dividir suas etapas de desenvolvimento e evolução por nomes de cientistas renomados. 

As etapas são:

  • Byron
  • Shelly
  • Goguen
  • Basho
  • Voltaire

A primeira, a etapa Byron, permitia que seus usuários começassem a negociar a ADA, a criptomoeda do sistema Cardano. A seguinte, etapa Shelly, instruiu os mesmos usuários a configurar seus nós e descentralizar a rede. Atualmente a Cardano está na etapa Goguen, que permite que desenvolvedores criem Aplicativos Descentralizados (DApps), usando os contratos inteligentes.

A intenção da etapa Basho, que virá na sequência, é expandir as cadeias de blocos e ampliar a rede. Por último, a etapa Voltaire vai proporcionar a governança aos usuários, em que eles terão direito a, além do staking, influenciar o futuro da rede. 

O protocolo Ouroboros é uma espécie de conjunto de operadores de pool de staking, e a renda passiva se forma através da delegação de tokens da Cardano pelos usuários a esses pools. 

Assim como pools de mineração, o pool de staking consiste em um grupo que se reúne para aumentar suas chances como validador de bloco. Eles unificam seus criptos para ter maior poder de staking, e depois as recompensas são divididas proporcionalmente.

Stake de ADA via Adalite

Existe uma outra forma de realizar stake de ADA, que inclusive é considerada mais simples que Ouroboros por muitas pessoas. Trata-se de Adalite.

Adalite é uma carteira online oficial da Cardano que não necessita de instalação, pois ela é criada em qualquer navegador e você faz o stake de Cardano dentro da própria carteira.

Invista em Cardano de forma segura e prática. Venha para a Coinext.

Quais são os benefícios do staking de ADA? 

Em um universo cada vez mais mais variado e competitivo como o dos criptoativos e seus sistemas, o staking de ADA traz para a mesa duas possibilidades atraentes aos usuários: a renda passiva e a descentralização. Essas vantagens serão detalhadas a seguir:

Gerando renda passiva 

O principal benefício do staking é a conhecida renda passiva, que mencionamos anteriormente. Nesse sentido, é possível gerar renda através da prática do staking com pouco conhecimento técnico. 

Para isso, é necessário que o usuário delegue os tokens a um pool de staking e, assim, ele recebe uma forma de “juros” em cima dessa operação.

Ou ainda, é possível que os investidores criem seu próprio pool de staking, ou se o usuário tem uma alta quantia de criptomoedas ADA e conhecimento suficiente para a operação, é possível que ele seja o responsável por essa criação.

Existem também os pools de staking públicos para os usuários que querem realizar o staking, mas têm poucas moedas em carteira. 

Esses pools públicos geralmente retêm uma taxa da recompensa, mas pode ser uma forma de todos os usuários conseguirem participar do ganho de renda passiva.

Traga seu dinheiro para o futuro. Invista pela Coinext.

Descentralização 

Outro benefício do processo de stake de ADA é a descentralização da moeda.

Um dos objetivos do Proof of Stake é evitar o problema do gasto duplo. Então, o staking faz com que a plataforma continue operando sem esse risco, e se mantenha impenetrável a ataques, mesmo com a descentralização.

Além disso, os pools da Cardano são pequenos, e isso ocorre para que nenhum deles tome o controle da Blockchain, além de mantê-la descentralizada.

A descentralização é, na verdade, um objetivo geral das redes de criptomoedas desde seu desenvolvimento inicial, aumentando sua transparência e garantindo mais privacidade e poder ao usuário.

Seja usando o Proof of Work, como o Bitcoin, ou o Proof of Stake, como a Cardano, as redes querem e precisam proteger os usuários, proporcionando transações e movimentações transparentes e seguras.

Do mesmo modo, com o auxílio de corretoras como a Coinext, os usuários garantem sua segurança investindo em um universo amplo como é o das criptomoedas.

stake-ada-cardano

Com essas informações, você entende como dar os primeiros passos no processo de stake de ADA e pode explorar as oportunidades de Cardano. Para isso, conte com todos os conteúdos de nosso blog ou mesmo do nosso canal do Youtube com vídeos relevantes sobre o universo das criptomoedas.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback