Previsão para Polygon (MATIC) em 2024

Qual a previsão para Polygon em 2024? Confira os principais desenvolvimentos aguardados para o protocolo de segunda camada.

Equipe Coinext
Última atualização:
16/2/2024

A Polygon (MATIC), rede de segunda camada do Ethereum, ganhou muito espaço no mercado de criptomoedas nos últimos anos. Enquanto a Ethereum, uma das redes mais demandadas do setor, apresentava elevadas taxas de transação, a Polygon surgiu no mercado, tornando o uso da blockchain e de seus serviços mais acessíveis.

Mas afinal, qual a previsão para Polygon em 2024? Confira os principais desenvolvimentos aguardados para o protocolo de segunda camada.

O que é e como funciona a Polygon?

A rede Polygon, anteriormente conhecida como Matic Network, foi desenvolvida para resolver os problemas de escalabilidade da Ethereum. Redes como Bitcoin e Ethereum possuem limitações em seu espaço de bloco, que impedem que muitas transações sejam aprovadas nos protocolos.

Além disso, existe um tempo entre os blocos de transações, que impedem o uso dos criptoativos no dia a dia como pagamento, por exemplo.

Essas limitações, cujo objetivo é evitar spam nas redes e criar um mercado de taxas, tornam as transações mais caras e potencialmente mais lentas, a depender da taxa de transação definida e do pico de uso da rede.

Dessa forma, para que a Ethereum seja utilizado em escala, é necessária a implementação de redes de segunda camada, como é o caso da Polygon (MATIC). Portanto, a rede, que é capaz de fornecer mais de 65.000 transações por segundo, pode ser utilizada para escalar o uso da Ethereum.

Atualmente, dezenas de DApps (Aplicações Descentralizadas) estão presentes na rede, permitindo que mais usuários utilizem o protocolo de forma acessível.

O que influencia o preço da Polygon?

Os criptoativos são ainda uma classe volátil, se comparado com outros setores da economia. Por esse motivo, é preciso estar atento a fatores relevantes que podem fazer o preço se movimentar. 

Confira alguns fatores que podem influenciar o preço do MATIC, token nativo da rede Polygon:

  • Ciclos de mercado: o mercado de criptomoedas tem se comportado de forma cíclica desde 2009. O setor tende a passar por períodos de contração e expansão, de forma que a maioria dos ativos se valoriza e desvaloriza de forma correlacionada.
  • Aumento da demanda pelo Ethereum: a Polygon está intimamente ligada com a rede Ethereum. Portanto, uma maior demanda pela rede Ethereum tenderá a pressionar as taxas de uso do protocolo, o que beneficia diretamente a Polygon, que é a maior rede de segunda camada do protocolo.
  • Integração de novos DApps: os principais serviços presentes na rede Ethereum estão também integrados à Polygon. Quanto mais DApps forem adicionados à rede de segunda camada, maior tenderá a ser o valor e o efeito de rede do ecossistema e do token MATIC.
  • Aumento da adoção: à medida que mais empresas, indivíduos e até mesmo governos se integram à Polygon, mais valor tenderá a ser negociado no protocolo, o que tende a apreciar o criptoativo da rede.

Qual o desempenho da Polygon (MATIC) em 2023?

Para entender a previsão para Polygon em 2024, é preciso observar o seu desempenho em 2023.  O MATIC passou por um ano negativo ao decorrer de 2023. O preço do token caiu ao longo do ano, mesmo com o mercado de criptomoedas estando em alta, conforme pode ser observado no gráfico abaixo:

Desempenho Polygon 2023
MATIC / USD. Fonte: Coinmarketcap.

Essa movimentação do MATIC está alinhada com outros tokens de menor capitalização. Este movimento pode ser explicado com base no desempenho histórico do criptoativo, que cresceu  de forma exponencial desde 2021.

Uma vez que um ativo financeiro sobe muito ao longo do tempo, muitos investidores podem optar por realizar lucros, o que tende a fazer o ativo em questão se depreciar. Este é um movimento muito comum observado em diversos criptoativos do setor.

Como se dá o desempenho histórico anual da Polygon (MATIC)?

O MATIC passou por uma alta explosiva a partir de 2021. À medida que o Ethereum também passava por uma alta exponencial, isto impulsionou a necessidade de uma rede de segunda camada funcional para atender a demanda do mercado.

Desempenho histórico anual Polygon
MATIC / USD. Fonte: Coinmarketcap.

Após atingir o topo de preço no final de 2021, o MATIC apresentou uma correção significativa durante o ano de 2022 e permanece lateralizado desde então. Ainda assim, o MATIC segue com uma capitalização de mercado bilionária. Mas afinal, qual a previsão para Polygon (MATIC) em 2024? Confira a seguir.

Qual a previsão e expectativa para MATIC em 2024?

O ano de 2024 está sendo aguardado como um período positivo para o mercado de criptomoedas de forma geral. O ano será marcado pelo quarto halving da história do Bitcoin, evento que tem sido um catalisador para mercados de alta.

Além disso, o mercado parece estar repetindo um padrão já observado em ciclos anteriores. Primeiro ocorre uma correção substancial (observada em 2022), uma recuperação no ano seguinte (vista em 2023), e uma retomada da tendência de alta, que pode ocorrer novamente em 2024.

Uma tendência de alta do Ethereum certamente também seria positiva para a Polygon, visto que ambas redes são altamente correlacionadas. Estes eventos podem certamente beneficiar criar uma nova tendência de alta para o criptoativo.

Atualizações e novidades da Polygon

A Polygon Labs, principal empresa responsável pelo desenvolvimento da rede Polygon, está trabalhando arduamente para aumentar os recursos e a escalabilidade do protocolo. O time de desenvolvimento está trabalhando no que está sendo chamado de “Polygon 2.0”.

Em entrevista ao Cointelegraph, Jordi Baylina, cofundador do protocolo, afirmou que 2024 será um ano fundamental para que a Polygon se torne uma rede cross-chain:

"O ano de 2024 será muito relacionado à Polygon 2.0, com todas essas redes conectadas, compartilhando a liquidez, compartilhando a capacidade de composição entre as redes com diferentes sabores."

As atualizações podem potencialmente atrair mais recursos para a Polygon e seu criptoativo nativo, de modo a tornar o ecossistema mais valioso e útil.

Vale a pena investir em MATIC em 2024?

Tendo em mente a previsão para Polygon em 2024, é comum se perguntar se vale a pena investir nessa cripto no próximo ano. A decisão de incluir um criptoativo em uma determinada carteira de investimentos deve ser tomada de forma individual, de modo a levar em consideração o perfil do investidor. 

É impossível prever com exatidão a ação futura do preço de criptoativos. No entanto, é possível estimar um crescimento futuro com base em alguma tese de investimento baseada em fundamentos e aspectos técnicos. Portanto, é possível se expor ao setor de forma mais racional. 

Por isso, estude o comportamento do mercado antes de se expor ao preço do Polygon, uma das redes mais promissoras do mercado de criptomoedas.

Abra sua conta grátis na Coinext e invista em Polygon!

Gostou da previsão para Polygon em 2024 e deseja investir nessa moeda promissora? Saiba que você pode fazer isso pela Coinext de forma rápida e segura.

A Coinext está desde 2017 no mercado cripto, e se ancora em práticas de cibersegurança assertivas para que você possa investir com tranquilidade.

Abra sua conta de forma gratuita!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se