Minerar Litecoin: Saiba como fazer e se vale a pena

Sabia que é possível minerar Litecoin? Confira aqui como fazer, quais os equipamentos necessários e se Litecoin é uma criptomoeda que vale a pena minerar.

Equipe Coinext
Última atualização:
15/3/2024

Sabia que é possível minerar Litecoin de forma muito semelhante à mineração de Bitcoin? Isso porque o Litecoin (LTC) é uma criptomoeda desenvolvida com o principal propósito de ser uma alternativa mais rápida se comparada à rede Bitcoin.

Mas apesar do seu funcionamento ser basicamente idêntico ao Bitcoin, muito pelo fato da criptomoeda ter surgido através da cópia do código do Bitcoin Qt, existem algumas diferenças fundamentais no seu funcionamento que irão impactar o seu processo de mineração que iremos aprender hoje.

Então, continue lendo para saber:

  • Como minerar Litecoin?
  • Equipamentos para minerar Litecoin
  • Qual software é usado para minerar Litecoin?
  • Pools de mineração de Litecoin
  • Minerar Litecoin, vale a pena?
  • Outras formas de investir em Litecoin

Como minerar Litecoin?

O Litecoin é uma criptomoeda desenvolvida em 2011, pelo programador Charlie Lee, com o objetivo de se tornar uma alternativa mais rápida do que a rede Bitcoin, facilitando as transações.

Como acabamos de comentar, o processo de minerar Litecoin é bem parecido com a mineração de Bitcoin, mas existem algumas diferenças importantes:

Tempo de processamento

Primeiramente, o tempo de processamento dos blocos na rede LTC é de 2,5 minutos, ou seja a rede Litecoin demora cerda de 2,5 minutos para validar as transações que ocorrem na Blockchain.

Em comparação, a rede Bitcoin leva em média 10 minutos para criação de novo bloco. Isso ocorre porque a dificuldade de mineração é propositalmente diminuída, no Litecoin, para que o hash do bloco seja encontrado mais facilmente pelos mineradores.

Isso torna as transações mais rápidas e baratas, mas no longo prazo diminui o nível de descentralização da rede, pois tende a tornar mais difícil a utilização de full nodes, que precisam se sincronizar mundialmente através da internet e armazenar e todo o histórico da Blockchain, que atualmente possui cerca de 43.4 GB de tamanho. Em comparação, a Blockchain do Bitcoin já ultrapassa os 339 GB.

Algoritmo de mineração de Litecoin

Outro ponto fundamental do Litecoin é o seu algoritmo de Prova de Trabalho (PoW) chamado Scrypt.

Ele foi desenvolvido para tornar o uso de GPUs e ASICs (equipamento desenvolvido especificamente para a mineração) não tão eficientes quanto deveriam ser,  para que a mineração com CPUs, os processadores convencionais, ainda seja competitiva.

Por conta desse fator, a mineração "caseira" de Litecoin pode ainda ser viável em raros casos, onde há disponibilidade de energia elétrica barata.

Contudo, mesmo apesar das imposições impostas pelo protocolo da Litecoin, a mineração com GPUs e ASICs se tornou muito mais eficiente que a utilização de CPUs, tornando quase impossível a mineração com processadores.

Ainda parece confuso o conceito de mineração de criptomoedas? Assista ao vídeo a seguir e tire todas as suas dúvidas antes de seguir para a prática:

O que é preciso para minerar Litecoin?

Nos primeiros dois anos de vida do Bitcoin, a mineração em CPUs ainda era viável. Com o crescimento da rede, os mineradores migraram seu equipamento para as GPUs.

Com isso, quando o Litecoin foi desenvolvido, ele foi pensado para aproveitar a capacidade das CPUs, não interferindo na mineração da rede Bitcoin, pois o nicho dos equipamentos seria essencialmente diferente.

Contudo, a partir de 2012, os mineradores de Bitcoin começaram a migrar para os ASICs, e para aproveitar o potencial das esquecidas GPUs, esse poder computacional foi direcionado à rede Litecoin, por ser uma das poucas alternativas da época.

"Tive sorte onde, quando a mineração de Bbitcoin foi de GPUs para ASIC, todas as GPUs de Bitcoin estavam procurando uma moeda para minerar, e o Litecoin acabou de fazer a transição da CPU para a GPU naquele momento" afirmou Charlie Lee, o criador do Litecoin.

Contudo, ao passar do tempo, a indústria conseguiu desenvolver ASICs para o Script, o protocolo da Litecoin, o que tornou a mineração com hardware pessoal muito mais difícil, exceto para casos onde a energia não possui custos ou é próxima a zero.

Contudo, mesmo sendo possível realizar a mineração com hardware pessoal tendo energia próxima a zero para ganhar alguns centavos por dia, muitas vezes não é recomendado realizar a mineração em clima quente como o do Brasil, pois seu equipamento pode ser facilmente danificado com o passar do tempo sem a refrigeração correta.

Equipamentos para minerar Litecoin

Para mineração de Litecoin, você deverá usar um ASIC com algoritmo Scrypt. Enquanto para minerar Bitcoin utiliza-se o algoritmo SHA256, que não deve ser usado para a Litecoin.

Para a mineração caseira, literalmente qualquer processador ou placa gráfica pode ser utilizada, contudo muito provavelmente não será possível obter lucros com a atividade.

Porém, aprender a minerar com equipamento pessoal pode ser a melhor alternativa para quem deseja se profissionalizar com um equipamento superior. 

Qual software é usado para minerar Litecoin?

Caso você esteja minerando com um ASIC, equipamento específico de mineração, o software necessário virá pré-instalado de fábrica.

Contudo, para mineração com CPU ou GPU você deverá escolher o software utilizado. Nesse sentido, é preciso ter cuidado, pois é possível que esses programas carreguem malwares que utilizarão de forma indevida o seu computador ou mesmo os seus dados.

Por outro lado, muitos dos softwares de mineração são compreendidos como uma ameaça por antivírus, mesmo muitas vezes sendo softwares legítimos. Por isso, talvez seja necessário desativá-lo ou configurar o antivírus para permitir a execução do software.

Procure sempre por softwares de código aberto que sejam mais utilizados pela comunidade para maior segurança e pesquisa por avaliação de outras pessoas.

Geralmente, caso esteja minerando em uma pool de mineração, você deverá usar o mesmo software indicado por elea. Por isso, vamos entender esse conceito muito importante. 

Pools de mineração de Litecoin

A atividade de mineração é muito difícil de ser realizada individualmente, pois a cada tentativa dos mineradores para se encontrar o hash (solução matemática) do bloco, existe uma probabilidade muito baixa de aquele valor ser o número correto que dá as recompensas da mineração ao minerador.

Caso você consiga encontrar esse valor sozinho, meus parabéns, você ficará rico sozinho. Atualmente, a recompensa por encontrar um bloco é de 12,5 LTC, o que dá aproximadamente R$4.110 na cotação de setembro de 2022.

Porém, esse cenário é altamente improvável. Por conta disso, muitos mineradores optam por realizar a atividade em grupo, dividindo os ganhos proporcionalmente de acordo com o gasto computacional direcionado à rede. Esse agrupamento de mineradores são as chamadas pools de mineração.

Agora que você compreendeu esse conceito, você deve escolher a sua pool para realizar a extração da criptomoeda. No momento de escrita deste artigo, estas são as maiores pools da rede Litecoin: 

maiores pools de mineração de litecoin - viaBTC em primeiro lugar
Fonte: Litecoinpool.org

Um dos principais critérios para a escolha da pool são a segurança do software utilizado e as taxas cobradas para administração, que normalmente variam entre 1 a 5%.

Quer saber quanto em média você poderá obter com a mineração de Litecoin? Então acompanhe a leitura!

Minerar Litecoin, vale a pena?

No Site F2Pool você encontrará os lucros provenientes da mineração de Litecoin e outras criptomoedas. Como podemos observar, é possível obter retornos da sua mineração de acordo com seu equipamento, custo de eletricidade no local em que reside e os custos fixos da mineração.

lucro de minerar litecoin de acordo com equipamento
Imagem: F2Pool

Para obter uma maior precisão, você pode alterar o custo de eletricidade para o valor pago na sua região no canto superior direito em "Daily Cost". E claro, não se esqueça dos custos para resfriamento do equipamento, que podem exigir ao menos um ar condicionado.

Ao alterar a opção de "ASIC" para "GPU" no canto superior esquerdo, infelizmente você não encontrará a opção para visualizar os ganhos com a mineração de Litecoin com GPUs, pois como foi dito anteriormente, a atividade não é lucrativa.

Mas para estimar os seus ganhos em Litecoin com uma GPU, você pode acessar o site MiningChamp, procurar pelo seu equipamento e verificar quanto de hashrate você conseguirá ao minerar com seu hardware.

Essa é uma maneira de mensurar qual a potencia do seu hardware para resolver o problema hash, que é o problema matemático que os mineradores precisam resolver para validar as transações e conseguir recompensas.

estimativa de hashrate para mineração
Imagem: MiningChamp

Lembre-se de visualizar o seu hashrate com o algoritmo específico do Litecoin, o Scrypt. Após isso, você poderá acessar o site CryptoCompare, escolher a criptomoeda a ser minerada, apontar o hashrate, os custos com eletricidade e pronto, você poderá verificar seu lucro estimado.

lucro de mineração litecoin
Imagem: CryptoCompare

Outras formas de investir em Litecoin

Certamente, a mineração de Litecoin e outras criptos pode ser uma tarefa bem complicada para a maioria dos usuários.

Além disso, minerar criptomoedas pode não compensar para iniciantes, especialmente no momento atual em que a atividade se tornou altamente competitiva e movimenta bilhões de dólares anualmente. 

Mas não se preocupe, você pode perfeitamente se expor a esse mercado que está mudando a forma como enxergamos o dinheiro, a moeda e as finanças investimento por meio de uma corretora de criptomoedas.

Na Coinext, você pode comprar Litecoin, Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas para participar desse mercado em expansão sem precisar minerar. Abra sua conta gratuita!

Para saber mais sobre o funcionamento das criptomoedas, continue acompanhando os conteúdos do nosso Blog, Coinext Educação e Youtube.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se