Minerar Litecoin: Veja se é possível e se vale a pena

Pensando na mineração de criptomoedas? Sabia que é possível minerar Litecoin? Veja como você consegue fazer isso no nosso texto. Confira.

Por
Luiza Brito
15/4/2021
Minerar Litecoin: Veja se é possível e se vale a pena

Minerar Litecoin: Como fazer?


  • Minerar Litecoin: Como fazer?
  • Hardwares para minerar Litecoin
  • Qual software é utilizado para mineração de litecoin?
  • Pools de mineração de litecoin?
  • Minerar Litecoin, vale a pena?
  • Outras alternativas para se investir em litecoin?


A criptomoeda Litecoin (LTC) é uma altcoin, criptomoeda alternativa ao Bitcoin, desenvolvida em 2011 pelo programador Charlie Lee. O LTC surgiu com o principal propósito de ser uma alternativa mais rápida se comparada à rede BTC, e hoje ocupa a 9º posição das maiores criptomoedas do mercado.

Apesar do seu funcionamento ser basicamente idêntico ao Bitcoin, muito pelo fato da criptomoeda ter surgido através da cópia do código do Bitcoin Qt, existem algumas diferenças fundamentais no seu funcionamento que irão impactar o seu processo de mineração que iremos aprender hoje.

Primeiramente, o tempo de processamento dos blocos na rede LTC é de 2,5 minutos, ou seja a rede Litecoin demora cerda de 2,5 minutos para validar as transações que ocorrem na blcokchain. Em comparação, a rede Bitcoin leva em média 10 minutos para criação de novo bloco. Isso ocorre pois a dificuldade de mineração é propositalmente diminuída, no Litecoin, para que o hash do bloco seja encontrado mais facilmente pelos mineradores.

Isso, apesar de tornar as transações mais rápidas e baratas, no longo prazo, diminui o nível de descentralização da rede, pois tende a tornar mais difícil a utilização de full nodes, que precisam se sincronizar mundialmente através da internet e armazenar e todo o histórico da blockchain, que atualmente possui aproximadamente 43.4 GB de tamanho. Em comparação, a blockchain do Bitcoin já ultrapassa os 339 GB.

Outro ponto fundamental do Litecoin é o seu algoritmo de Prova de Trabalho (Pow), Scrypt, que foi desenvolvido para tornar a utilização GPUs (Unidades de Processamento Gráfico -placas de vídeo-) e os ASICs (equipamento desenvolvido especificamente para a mineração) não tão eficientes quanto deveriam ser,  para que a mineração com CPUs, os processadores convencionais, ainda seja competitiva.

Por conta desse fator, a mineração ‘caseira’ de Litecoin pode ainda ser viável em raros casos onde há disponibilidade de energia elétrica barata. Contudo, mesmo apesar das imposições impostas pelo protocolo da Litecoin, a mineração com GPUs e ASICs se tornou muito mais eficiente que a utilização de CPUs, tornando quase impossível a mineração com processadores.

Ficou curioso? Então me acompanhe para aprender mais sobre o fantástico mundo da mineração.

Leia mais: O que é Litecoin (LTC)

Hardwares para minerar Litecoin


Nos primeiros dois anos de vida do Bitcoin, a mineração em CPUs ainda era viável. Com o crescimento da rede, os mineiros migraram seu equipamento para as GPUs. Com isso, quando o Litecoin foi desenvolvido, ele foi pensado para aproveitar a capacidade das CPUs, não interferindo na mineração da rede Bitcoin, pois o nicho dos equipamentos seria essencialmente diferente.

Contudo, a partir de 2012, os mineradores de Bitcoin começaram a migrar para os ASICs, e para aproveitar o potencial das esquecidas GPUs, esse poder computacional foi direcionado à rede Litecoin, por ser uma das poucas alternativas da época.

"Tive sorte onde, quando a mineração de bitcoin foi de GPUs para ASIC, todas as GPUs de bitcoin estavam procurando uma moeda para minerar, e o litecoin acabou de fazer a transição da CPU para a GPU naquele momento“, afirmou Charlie Lee, o criador do Litecoin.

Contudo, ao passar do tempo, a indústria conseguiu desenvolver ASICs para o Script, o protocolo da Litecoin, o que tornou a mineração com hardware pessoal muito mais difícil, exceto para casos onde a energia não possui custos ou é próxima a zero.

Contudo, mesmo sendo possível realizar a mineração com hardware pessoal tendo energia próxima a zero para ganhar alguns centavos por dia, muitas vezes não é recomendado realizar a mineração em clima quente como o do nosso país, pois o seu equipamento pode facilmente ser danificado com o passar do tempo sem a refrigeração correta.

Para mineração de Litecoin, você deverá utilizar um ASIC com algoritmo Scrypt. Enquanto para minerar bitcoin utiliza-se o algoritmo SHA256, que não devem ser utilizadas para a Litecoin.

Para a mineração caseira, literalmente qualquer processador ou placa gráfica pode ser utilizada, contudo muito provavelmente não será possível obter lucros com a atividade. Porém, aprender a minerar com equipamento pessoal pode ser a melhor alternativa para quem deseja se profissionalizar com um equipamento superior. 

Quer saber quanto em média você poderá obter com a mineração de Litecoin? Então me acompanhe.

Minerar Litecoin, vale a pena?

No Site F2Pool você encontrará os lucros provenientes da mineração de Litecoin e outras criptomoedas. Como  podemos observar, é possível obter retornos da sua mineração de acordo com seu equipamento e custo de eletricidade no local em que reside, os custos fixos da mineração.


lucros-mineração
(Imagem: F2Pool)


Para obter uma maior precisão, você pode alterar o custo de eletricidade para o valor pago na sua região no canto superior direito em ‘Daily Cost’. E claro, não se esqueça dos custos para resfriamento do equipamento, que podem exigir ao menos um ar condicionado.

Ao alterar a opção de ‘ASIC’ para ‘GPU’ no canto superior esquerdo, infelizmente você não encontrará a opção para visualizar os ganhos com a mineração de Litecoin com GPUs, pois como foi dito anteriormente, a atividade não é lucrativa. Para isso, existem outras criptomoedas, como o Ethereum, que são mais eficientes para esse tipo de equipamento.

Mas para estimar os seus ganhos em Litecoin com uma GPU, você pode acessar o site MiningChamp, procurar pelo seu equipamento e verificar quanto de hashrate você conseguirá ao minerar com seu hardware, ou seja, é uma maneira de mensurar qual a potencia do seu hardware para resolver o problema hash, que é o problema matemático que os mineradores precisam resolver para validar as transações.

minerar-litecoin
(Imagem: MiningChamp)

Lembre-se de visualizar o seu hashrate com o algoritmo específico do Litecoin, o Scrypt. Após isso, você poderá acessar o site CryptoCompare, escolher a criptomoeda a ser minerada, apontar o hashrate, os custos com eletricidade e pronto, você poderá verificar o seu lucro estimado.



lucro-mineração
(Imagem: CryptoCompare)

Qual software é utilizado para mineração de litecoin?

Caso você esteja minerando com um ASIC, equipamento específico de mineração, o software utilizado virá pré-instalado de fábrica. Contudo, para mineração com CPU ou GPU você deverá escolher o software utilizado. Nesse sentido, é preciso ser cuidadoso, pois é possível que eles carreguem malwares que utilizarão de forma indevida o seu computador ou mesmo os seus dados.

Muitos dos softwares de mineração são compreendidos como uma ameaça por antivírus, mesmo muitas vezes sendo softwares legítimos.  Por isso, talvez seja necessário desativá-lo ou configurar o antivírus para permitir a execução do software.

Procure sempre por softwares de código aberto que sejam mais utilizados pela comunidade para maior segurança.

Normalmente, você será obrigado a utilizar o software utilizado pela sua pool de mineração. Mas antes de escolher o nosso software, vamos entender esse conceito muito importante. 

Pools de mineração de litecoin


A atividade de mineração é muito difícil de ser realizada individualmente, isso ocorre pois a cada tentativa dos mineradores para se encontrar o hash do bloco, processo chamado de  nonce, existe uma probabilidade de aquele valor ser o número correto que dá as recompensas da mineração ao minerador.

Caso você consiga encontrar esse valor sozinho, meus parabéns, você ficará rico sozinho. Atualmente, a recompensa por encontrar um bloco é de 12,5 LTC, o que dá aproximadamente R$15.800 reais acrescidos das taxas de transação pagas pelos usuários.

Porém, esse cenário é altamente improvável, por conta disso, muitos mineiros optam por realizar a atividade em grupo, dividindo os ganhos proporcionalmente de acordo com o gasto computacional direcionado à rede. Esse agrupamento de mineiros são as chamadas pools de mineração.

Agora que você compreendeu esse conceito, você deve escolher a sua pool para realizar a extração da criptomoeda. Estas são as maiores pools da rede Litecoin: 

taxa-hash
(Fonte: Litecoinpools.org)


Um dos principais critérios para a escolha da pool são a segurança do software utilizado e as taxas cobradas para administração, que normalmente variam entre 1 à 5%.

Para iniciar, você pode utilizar Easy2Mine por ser a pool mais utilizada do mercado e por possuir uma instalação e configuração relativamente simples. Para fazer o download clique aqui. E para aprender a como instalar o software clique aqui.

Ao verificar o seu hashrate no software da Easy2Mine, você poderá verificar novamente os seus lucros através do CryptoCompare.

Outras alternativas para se investir em litecoin?

Certamente, a mineração de criptomoedas pode ser uma tarefa bem complicada para a maioria dos usuários, e pode não compensar para iniciantes, especialmente no momento atual onde a atividade se tornou altamente competitiva e movimenta bilhões de dólares anualmente. 

Mas não se preocupe, você pode perfeitamente se expor a esse mercado que está mudando a forma como enxergamos o dinheiro, a moeda e as finanças.

Na Coinext, você pode comprar Litecoin, Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas para que você possa participar desse mercado em expansão.

Conheça as novas altcoins da Coinext e invista em criptomoedas mais bem avaliadas do mercado

Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Novas moedas na Coinext.
Você até dia 4 de abril.
Serão 5 novas criptomoedas listadas a partir de abril e você pode escolher suas preferidas entre 8 opções.
Vote agora
Feedback