Carteira de Bitcoin no Brasil: como escolher

Como escolher uma carteira de Bitcoin no Brasil? Entenda as principais nuances na hora de guardar suas criptomoedas com segurança.

Redação Coinext
Última atualização:
12/4/2024
Criptomoedas

O armazenamento de Bitcoin e criptomoedas é um assunto de extrema importância para os participantes do mercado. Manter a posse das suas chaves privadas é o fator fundamental para ter soberania sobre o seu bitcoin.

Para isso, utilize uma carteira onde armazenará seus bitcoins. Mas afinal, como escolher uma carteira de Bitcoin no Brasil? Entenda as principais nuances na hora de guardar suas criptomoedas com segurança.

Como funciona uma carteira de criptomoedas?

As carteiras de criptomoedas são softwares ou dispositivos físicos que possuem três funções principais:

  • Gerar endereços: a função básica de uma carteira é criar endereços únicos, que possam ser utilizados de forma segura pelo usuário. Cada endereço contém uma chave pública, utilizada para receber pagamentos, e uma chave privada, utilizada para realizar transações;
  • Realizar transações: as carteiras de bitcoin devem ser capazes de criar uma transação que requer acesso à chave privada do endereço.
  • Analisar endereços: ao escanear a chave pública ou privada em uma carteira conectada à internet, é possível observar as transações enviadas ou pendentes para esse endereço.

Além disso, as carteiras de criptomoedas podem contar com recursos adicionais, como a possibilidade de comprar bitcoin direto do aplicativo, ou serviço de mixagem de moedas.

Tipos de carteira de criptomoedas

Existem diversos tipos de carteiras e formas de armazenar bitcoins disponíveis no mercado. Confira os principais exemplos.

Carteiras frias (Cold Wallet)

Uma carteira fria ou cold wallet é qualquer uma que não possui conexão com a internet, e pode gerar endereços e transações de forma offline. Para que a transação seja propagada, é preciso que o arquivo da transação seja enviado para um dispositivo conectado à internet, de modo a manter a chave privada offline.

Esse tipo de carteiras pode existir em diversas formas, como carteiras de hardware ou mesmo em celulares preparados para esta finalidade. Para isso, é preciso que o celular nunca mais seja conectado à internet para que ele, seja de fato um dispositivo de armazenamento frio. As carteiras frias são a forma mais segura para armazenar bitcoin, sendo altamente indicado o para armazenamento de grandes valores.

Carteiras quentes (Hot Wallet)

As carteiras quentes ou hot wallet, por sua vez, são softwares conectados à internet. Por conta desta característica, elas são mais suscetíveis a ataques e roubos do que as carteiras de armazenamento frio.

Elas também podem assumir diversas formas, sendo o mais comum o de aplicativo mobile ou software para desktop.

Carteiras de hardware

As carteiras de hardware são dispositivos físicos criados com a finalidade de realizar o armazenamento de bitcoin. Existem empresas especializadas na fabricação de carteiras de hardware. No entanto, é possível que até mesmo um celular antigo, computador ou pendrive se torne uma carteira de hardware.

Entre as marcas mais populares do mercado de carteiras de hardware para bitcoin, estão: 

  • Trezor;
  • Ledger;
  • ColdCard.

Carteiras para mobile

As carteiras para dispositivos móveis estão amplamente disponíveis nas principais lojas de aplicativos. Normalmente, estes softwares são utilizados em dispositivos quentes para enviar e receber transações. 

Entre as principais carteiras mobile de Bitcoin disponíveis no mercado estão:

  • Bluewallet;
  • Green Wallet;
  • Bitcoin Wallet. 

Por geralmente estarem conectados à internet, não é recomendado armazenar grandes valores em carteiras do tipo.

Carteiras para desktop

As carteiras para desktop (computador pessoal) são softwares que estão normalmente disponíveis para os principais sistemas operacionais, como Windows e Linux. Entre as principais carteiras do gênero estão Exodus e Electrum.

Carteiras de papel

As carteiras de papel, como o nome indica, são criadas quando uma chave privada de Bitcoin é anotada em um pedaço de papel. Como prática de segurança recomendada, é aconselhável anotar a chave em algum material mais resistente, como aço inoxidável.

Elas também podem servir como backup de um endereço criado em outro dispositivo. Além disso, elas apenas se limitam a receber transações. Para realizar transações, é necessário importar a chave privada para uma carteira externa.

Esse tipo de carteira podem ser classificadas como frias ou quentes, dependendo de como são criadas e usadas ao longo do tempo.

Para mais informações sobre as principais carteiras disponíveis no mercado, você pode consultar o guia no Bitcoin.org, site originalmente criado por Satoshi Nakamoto.

Quais as opções de carteira no Brasil?

O Bitcoin é uma rede aberta e sem fronteiras, que conecta pessoas por meio da rede mundial de computadores. Devido a esse fator, praticamente todas as carteiras de bitcoin e criptomoedas estão presentes no território nacional.

Com exceção de alguns dispositivos de hardware, que podem não ser encontrados no país, é possível realizar o download de qualquer software de carteira com facilidade, visto que não existem barreiras na internet. No entanto, as principais carteiras de hardware estão disponíveis no mercado brasileiro e contam com revendedores autorizados no país.

Uma vez que a carteira escolhida esteja em mãos, basta realizar os procedimentos de segurança e usá-la para receber ou transferir bitcoins.

Posso usar exchanges como carteira?

Por definição, exchanges ou corretoras não são carteiras. Elas atuam como custodiantes que armazenam os fundos dos usuários. Confiar seus bitcoins a uma corretora traz vantagens e desvantagens.

Por um lado, o investidor assume o risco de custódia, além de não possuir soberania total sobre seus ativos. Por outro, essas empresas costumam adotar as melhores práticas de armazenamento de moedas do mercado, dada a grande responsabilidade que possuem.

Portanto, cabe ao dono dos bitcoins decidir se vai custodiar, total ou parcialmente, seus ativos em uma corretora de criptomoedas.

Onde comprar carteiras de Bitcoin e criptomoedas no Brasil?

Agora que você já conhece as principais carteiras de bitcoin no Brasil. Existem diversas opções para realizar a negociação de bitcoin e criptomoedas no Brasil. É possível, por exemplo, se expor ao mercado que mais cresce no mundo por meio da Coinext, corretora líder em Experiência de Usuário (UX) e confiança.

A Coinext é uma corretora de criptomoedas regulada, e que já conta com anos de tradição no mercado, e atende a mais de 400 mil clientes em todo o Brasil.

Abra sua conta grátis e comece a investir em 3 minutos.

Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria