Endereço Bitcoin: Veja o que é e para que serve

Você já ouviu falar sobre endereço Bitcoin? Sabia que sem essa informação não é possível realizar transações? Veja nesse conteúdo o que é e qual sua função.

Equipe Coinext
4/2/2022
Endereço Bitcoin: Veja o que é e para que serve
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Se você já investe ou planeja investir em Bitcoin, provavelmente ouviu falar sobre a necessidade de um endereço Bitcoin para realizar suas transações, saques e movimentações financeiras em geral.

Mas você sabe o que significa isso? E o que é esse endereço? Mesmo entre investidores experientes, essa dúvida é comum, afinal, muitas vezes, essa é uma informação que acaba passando despercebida no meio da necessidade de analisar o mercado e encontrar as melhores criptomoedas para investir. Porém, é fundamental entender esse ponto, sobretudo, para evitar problemas na hora de realizar uma transação.

Por isso, nesse conteúdo, vamos te explicar melhor sobre isso neste artigo:

  • O que é endereço Bitcoin?
  • Características de um endereço Bitcoin.
  • Ilimitados, livres e gratuitos.
  • Anônimos e públicos.
  • Quais são os tipos de endereços Bitcoin?
  • SegWit - Bech32.
  • P2PKH – Pay-to-Pubkey Hash.
  • P2SH – Pay to Script Hash.
  • Quais wallets são compatíveis com os três endereços?

O que é endereço Bitcoin?

O endereço Bitcoin, como o próprio nome sugere, é a forma de identificar e encontrar o local ao qual certa quantidade de criptomoedas está armazenada ou para onde pretende-se enviá-la. Ou seja, esse endereço é necessário para realizar todas as movimentações envolvendo Bitcoins.

Ele consiste em uma sequência alfanumérica, ou seja, formada por números e por letras maiúsculas e minúsculas, que pode ir de 26 a 32 caracteres.

Assim como em uma conta bancária, onde uma pessoa tem seus dados registrados no sistema, em uma carteira virtual é necessário ter o endereço Bitcoin, por exemplo, para poder realizar as operações financeiras, tanto de transferência quanto de recebimento.

Para cada transação que o usuário realiza, um novo endereço Bitcoin é gerado. E todos os códigos podem ser armazenados na carteira virtual deste usuário.

É importante ressaltar aqui que, caso você informe o endereço errado, pode perder os Bitcoins para sempre. Assim, saber como funciona é essencial, visto que é preciso muita atenção e cuidado com os endereços usados.

Abra sua conta e comece a investir em criptos com apenas R$25.

Características de um endereço Bitcoin

Um endereço Bitcoin geralmente tem a seguinte aparência:

1A1zB1eP5KJefi2BMRTeTL5VLmv7VivfNa

O motivo dessa composição é essencialmente a segurança. Misturar letras maiúsculas e minúsculas aos numerais em um código extenso é uma forma de aumentar a dificuldade para possíveis fraudes e evitar erros contínuos por falta de atenção ao informar o endereço Bitcoin.

O endereço Bitcoin, além de ser alfanumérico, como mencionado anteriormente, tem outras importantes características. Embora existam mais de um tipo de endereço, como veremos mais adiante, todos possuem as seguintes características em comum:

Ilimitados, livres e gratuitos

Como falamos, justamente pelo fato de serem formados por letras maiúsculas, minúsculas e números, e podendo se repetir, as combinações são infinitas, e o usuário pode criar inúmeros endereços.

Além de não precisar de autorização de nenhum órgão ou instituição intermediária para a criação do código, o usuário pode criá-los quando e quantos quiser, sem pagar por nenhum deles em sistema nenhum. Eles são gratuitos.

Anônimos e públicos

Não há necessidade nenhuma de atrelar os dados pessoais dos usuários aos endereços criados. Isso é uma opção individual que garante a privacidade de cada um.

Os endereços, se tornados públicos, dão as informações do saldo da pessoa e informam sobre as movimentações em geral, tudo em tempo real. O que pode ser interessante para órgãos públicos, mas não recomendado para quem deseja manter a privacidade.

O que não significa, claro, que, se divulgado o endereço Bitcoin, a carteira de criptos entra em risco. Ela continua segura, mas as movimentações tornam-se transparentes e a carteira aberta para depósito.

As melhores criptomoedas te esperam. Venha para a Coinext.

Quais são os tipos de endereços Bitcoin?

Agora que o conceito de endereço Bitcoin está claro, vamos avançar e apresentar os tipos existentes. Confira:

QR Code

O QR Code é, na verdade, um novo formato de apresentação dos endereços. Uma maneira prática e facilitada de acessar as criptos. Através da câmera do próprio smartphone, o usuário pode acessar o endereço Bitcoin e realizar a transação, somente apontando-a para o QR Code.

SegWit - Bech32

O Segwit nativo (Bech32) é o modelo mais atual dos endereços Bitcoin. As transações foram otimizadas na hora de usar os dados, e agora são calculadas em satoshis, diminuindo o valor das taxas. Esse tipo de endereço sempre começa com “bc1” e tem essa aparência:

bc1qs89046z7xc6pn4m00qgqp505nvlbffp6xfznyw

Por ser uma nova versão, o SegWit ainda não é compatível com todas as carteiras ou outros endereços – como o Legacy, que é o mais antigo –, mas foram desenvolvidas ao longo do tempo formas de deixar os endereços compatíveis entre si, permitindo que as movimentações pudessem acontecer.

P2PKH – Pay-to-Pubkey Hash

O “Pay-to-Public-Key-Hash” (P2PKH) é conhecido como “Legacy”, ou legado, por ser o mais antigo e o que restou da tecnologia anterior dos endereços Bitcoin. Mesmo assim, o P2PKH ainda é bastante usado, e tende a ser bem aceito.

As taxas, porém, costumam ser mais altas. Este é o endereço que, conforme mencionamos no tópico acima, pode causar erros em certas tentativas de movimentações com o SegWit Bech32.

O endereço Legacy começa com o número 1, como o primeiro exemplo dado no início do artigo:

1NbeWVbDo5b49kFfGa7yBr5BQD4NiEJwq9 

P2SH – Pay to Script Hash

O “Pay-to-Script-Hash” (P2SH) é conhecido também como “SegWit”, mas este é o “SegWit aninhado”.

O P2SH tende a ser mais aceito do que o SegWit Bech32 e, por isso, tem sido mais recomendado por enquanto, além de ter taxas mais baixas que o Legacy.

Este endereço começa com o número 3: 

3FmVj7Vh8FzF7sXhySfDdCf3vdUdKkKqWK
Invista em BTC de um jeito seguro. Abra sua conta na Coinext.

Quais wallets são compatíveis com os três endereços?

Como são alguns tipos diferentes de endereços, a pergunta que mais encontramos é sobre a compatibilidade. Sabe qual carteira é compatível com o endereço Bitcoin é o passo necessário para usar corretamente e evitar problemas.

Assim, a wallet que é compatível com os três endereços simultaneamente é a Electrum.

Esta carteira é uma versão para desktop, e exclusiva para Bitcoin. Não por uma coincidência, ela é considerada a carteira de Bitcoin mais popular, e uma das mais seguras. 

Tem um bom funcionamento e é bastante veloz, mas a desvantagem está em oferecer poucas dicas aos novos usuários, o que significa que para aprender a usá-la, a melhor maneira é a tentativa, erro e acerto.

Bitcoin é na Coinext. Abra sua conta e comece agora mesmo.

Por que é preciso entender sobre endereço Bitcoin?

Conhecer sobre os endereços Bitcoin e sobre carteiras como essas é ideal quando as operações são do tipo “Peer-to-Peer” (P2P), de usuário para usuário, sem intermediação. E também para aumentar o repertório de conhecimento dentro do universo de criptomoedas.

Em operações com o auxílio de uma corretora como a Coinext, por exemplo, é garantido que as movimentações entre usuários darão certo. E o aprendizado sobre este universo também é promovido através da nossa área de educação e do nosso Blog.

Agora que você sabe o conceito de endereço Bitcoin, está perto de dar o próximo passo em sua jornada em investimentos nessa criptomoeda. Para isso, conte com a Coinext, abra sua conta totalmente grátis e comece agora mesmo a explorar esse universo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback