Passo a passo para investir em uma corretora de criptomoedas

Tempo de leitura cinza
6 minutos
Tempo de vídeo
Você vai aprender:
  • Como adicionar saldo para investir após abrir sua conta.
  • Como programar ordens de compra e venda para lucrar.
  • Como sacar seus valores a qualquer momento, seja em cripto ou reais.

Como visto na lição anterior, uma corretora de criptomoedas intermedia a compra e venda entre usuários, cobrando uma taxa para cada negociação realizada. Nesta lição, vamos aprofundar um pouco mais para te mostrar como negociar criptomoedas na prática.

1. Abra sua conta e entenda a interface

A maioria das corretoras não cobram pela abertura da conta. Aqui na Coinext, além da abertura da sua conta ser gratuita, você não paga nenhuma taxa inicial ou fixa. Os depósitos são gratuitos e você só paga para realizar saques e um pequeno percentual de cada negociação de compra ou venda realizada na plataforma.

Após a abertura da conta, você precisará apenas verificar seu e-mail clicando na mensagem que enviamos para sua caixa de entrada.

No seu primeiro acesso, você passará por um Tour Guiado na plataforma. Você pode repeti-lo a qualquer momento clicando neste link.

2. Realize o primeiro depósito em reais

O primeiro passo para efetuar compras de criptomoedas e negociá-las na Coinext é efetuando um Depósito em Reais para nossa conta no Brasil Plural. É muito simples realizar este Depósito.

1. Basta efetuar o login em nossa plataforma e ir em “Depositar”;

2. A janela mostrada abaixo irá abrir, você deve selecionar a moeda “Reais” e clicar em “Próximo”.


Interface plataforma Coinext - Depositar


3. Em seguida abrirá uma tela com as informações mais importantes sobre o seu depósito. Você deve ler atentamente, concordar com os termos de depósito e clicar em “Pŕoximo”.

Interface plataforma Coinext - Instruções de depósito

4. Você deve realizar uma TED a partir de uma conta bancária de seu CPF, sendo o mesmo cadastrado na Coinext, para a conta informada no Brasil Plural. O favorecido ou destinatário é a Coinext.

Não precisa enviar o comprovante. Assim que o valor cai em nossa conta bancária, o saldo da conta na Coinext cadastrada com este CPF é atualizado automaticamente.

Lembrando que a TED é confirmada no mesmo dia apenas se for realizada até às 16:30 devido ao horário bancário, após este horário, ela é confirmada no dia útil seguinte. Já um DOC sempre é processado 24 horas úteis depois.

FIQUE LIGADO:

Não aceitamos depósitos de Superdigital, UrPay e PicPay.

Se você possui conta conjunta, verifique se você é o titular.

Caso queira usar a conta jurídica para efetuar depósitos, você deve efetuar um cadastro na Coinext com este mesmo CNPJ. Não se esqueça de enviar o Contrato Social da empresa para nosso email: suporte@coinext.com.br.

3. Compre uma moeda usando uma ordem

1. Para efetuar uma compra de criptomoedas, você precisa ter saldo em reais. Caso seja sua primeira compra, você deve então realizar um depósito em nossa conta Coinext.

Após ter depositado o valor desejado em reais, você terá saldo disponível para sua primeira compra de criptomoedas.

2. Escolha a moeda desejada para negociação clicando na lista suspensa ao lado da marca "Coinext". As negociações são feitas em criptomoedas/reais.
Interface plataforma Coinext - Moedas
3. Para colocar uma ordem em nosso livro de ofertas, você deve enviar o seu saldo em reais para a área de "Ordem", clicando na seta que aparece quando você passa o cursor ao lado do saldo (como na imagem abaixo).

Se você está começando, recomendo que utilize a ordem Market (Mercado), pois a própria plataforma define o valor que o BTC está sendo negociado naquele momento, para que você compre pelo valor mais barato que outro usuário está vendendo, e vice-versa.

Interface plataforma Coinext - Usar saldo total

Você também pode efetuar a compra utilizando os outros tipos de ordens. Uma ordem Limit permite que o usuário defina a quantidade e o preço que deseja negociar. Assim, quando o mercado atinge o valor que você colocou em sua ordem, o sistema a executa automaticamente.

4. Após definir o tipo de ordem, a quantidade de compra e o preço desejado, é só clicar em "Confirmar Ordem".
5. Após execução da sua ordem, você terá trocado o valor em reais pela moeda escolhida. Seu saldo sempre estará visível na caixa "Sua conta".

Agora que você tem saldo de criptomoeda em sua conta, deve usar alguma estratégia para investir. Você pode, por exemplo, guardar a moeda até valorizar, para posteriormente vender em valor maior do que comprou, gerando um lucro.

4. Escolha uma estratégia de investimento

Arbitragem

Praticada desde os primórdios do comércio marítimo pelos mercadores que vendiam seda da China no porto de Veneza, a arbitragem consiste em comprar um produto por um preço baixo em um local e vendê-lo a um preço maior em outro. Investidores de criptomoedas ao redor de todo o mundo aproveitam-se das das diferenças nos valores de compra e venda entre as exchanges para lucrar, o que pode ser uma prática valiosa em especial durante tempos de volatilidade no preço. Neste artigo, entenda o que é, como funciona e por que praticar a arbitragem.

Como funciona?

A maneira mais simples de se realizar Arbitragem é o próprio investidor transferir suas criptomoedas de uma exchange para outra. Identificando uma oportunidade de compra por um preço baixo e venda por um preço maior, é só fazer a transferência a partir da exchange mais barata. Essa atividade requer muita atenção, pois as variações de preço podem ser muito rápidas. Assim, o investidor deve monitorar quase constantemente o preço nas exchanges em que ele arbitra e, para isso, portais como o Biscoint ou Cointrader Monitor são fundamentais.

Às vezes, as transações podem levar muito tempo para serem completadas e, quando o dinheiro chega na outra corretora, o lucro já acabou ou diminuiu. Por isso, é bom ter em mente a velocidade média das corretoras. Na Coinext, por exemplo, sempre enviamos nossos pedidos de saque com alta prioridade. Alguns investidores também fazem arbitragem com a ajuda de robôs, mas isso requer mais estudo e conhecimentos de programação.

Hodl

Seja no mercado de ações tradicional ou no mundo das criptomoedas, cada investidor tem suas estratégias individuais. Alguns, como Warren Buffet – reconhecido mundialmente como o investidor mais bem-sucedido do mundo – preferem comprar seus ativos e guardá-los indefinidamente, ou por um prazo considerável. Dentre os criptoinvestidores, essa tática possui o nome de “HODL” (confira sua origem curiosa a seguir), e consiste basicamente em comprar criptomoedas e guardá-las por períodos longos, às vezes por anos, pelos mais diversos motivos.

Trade

Day Trading

É a estratégia de investimento de menor prazo. Como o nome já diz: você acompanha o mercado diariamente para fazer compras e vendas aproveitando as flutuações que acontecem no mesmo dia. Ao optar pelo Day Trade, você deve estar ciente de que tende a lucrar muito pouco nas operações, visto que as variações dentro do mesmo dia tendem a ser bem pequenas. Assim, mesmo que seja uma estratégia de curto prazo, rendimentos maiores podem vir caso você a repita por vários dias.

Como qualquer outra estratégia de Trade, é importante você conhecer um pouco de análise gráfica para conseguir prever com maior assertividade os próximos movimentos. Também é importante saber que essa estratégia requer mais tempo dedicado, pois você precisará ficar de olho no mercado dentro de 24 horas.

Além disso, fique atento: dados mostram que 95% dos investidores que optam pelo Day Trade fracassam e perdem dinheiro. Veja neste artigo (disponível em inglês).

Swing Trading

A lógica do swing trading é a mesma do Day Trading, diferenciando-se pela janela de tempo usado para fazer negociações. Enquanto no Day Trading esse tempo é de 24 horas, o do Swing Trading pode ser de dias, semanas ou até meses.

Enquanto no Day Trading você vai conseguir no máximo rendimentos de 1% a 3%, no Swing Trading esses ganhos tendem a ser bem maiores, pois pega um acumulado de oscilações.

Parte fundamental dessa estratégia é programar ordens do tipo limit ou stop. Assim você consegue definir um preço alvo de compra ou venda e garante que aproveitará a volatilidade. É interessante também ter conhecimento de análise gráfica para entender as tendências de movimentações futuras.

5. Venda sua criptomoeda no melhor momento usando uma ordem

1. Escolha a moeda desejada para negociação clicando na lista suspensa ao lado da marca "Coinext";
2. Envie seu saldo em reais para a área de "Ordem" clicando na seta que aparece quando você passa o cursor ao lado do saldo (como na imagem abaixo):
Interface plataforma Coinext - usar saldo para venda

Você pode também definir a "Quantidade venda" e "Preço limitado" (no caso de Ordem Limit) para vender suas criptomoedas.

3. Após definir o tipo de ordem, a quantidade de compra e o preço desejado, é só clicar em "Confirmar Ordem"

Sua ordem será executada imediatamente caso escolha o tipo de ordem "Market" ou entrará no Livro de Ofertas.

4. Após execução da sua ordem, você terá trocado o saldo de criptomoedas para reais. Seu saldo sempre estará visível na caixa "Sua conta".

Agora que você possui saldo em reais, você deve definir a sua próxima estratégia de compra de criptomoedas, aproveitando um bom momento do mercado.

6. Saque seu rendimento em reais quando quiser

Você pode solicitar saques em reais para a sua conta bancária. Caso você tenha saldo em criptomoedas, deve vendê-las para obter saldo em reais e efetuar o saque para a sua conta bancária.

Depois de ir em “Sacar” e selecionar a opção “Reais”, você pode “Adicionar conta” para a qual deseja. Esta conta bancária deve ser do mesmo CPF que o cadastrado na conta Coinext.

Interface plataforma Coinext - sacar real
Aulas neste minicurso:
Feedback