Testnet: Entenda o que é e para que serve

Já ouviu falar em Testnet? Descubra o que é essa rede de teste e a sua importância para o mercado de criptomoedas. Clique e saiba mais!

Equipe Coinext
18/2/2022
Testnet: Entenda o que é e para que serve
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Já ouviu falar sobre Testnet? Se você quer entender mais sobre o mercado de criptomoedas e seus componentes, saber sobre o Testnet e sua função dentro desse universo é importante, afinal, é um dos principais elementos para o desenvolvimento e melhorias de criptos.

Além disso, entender melhor o Testnet pode te ajudar a escolher mais assertivamente seus investimentos, visto que pode ser utilizado como um dos requisitos na hora de encontrar as melhores criptomoedas para investir.

Se você ainda não sabe o que é Testnet ou se deseja aperfeiçoar esse conceito, está no lugar certo. Veja o que você encontra nesse conteúdo:

  • O que é Testnet?
  • Qual a importância do Testnet?
  • Qual o valor da moeda de Testnet?
  • Relação entre Bitcoin e Testnet
  • Mainnet e Testent: Quais são suas diferenças?

O que é Testnet?

Testnet ou “rede de teste” é uma etapa de testes pelas quais as mudanças na rede Blockchain de criptomoedas, como o Bitcoin, passam antes de serem efetivamente lançadas e se tornarem públicas.

Assim, é como se fosse criada uma cópia exata de um sistema de cripto, contendo tanto a rede Blockchain, quanto o processo de mineração e a moeda em si. Na sequência, tudo isso é testado, sendo possível avaliar as mudanças que devem ser implementadas, sem impactar a rede principal.

Vale ressaltar que, como o Testnet é uma rede de teste, a moeda em uso nessa etapa não tem valor de troca por outras criptos, então as pessoas que realizam essas simulações não podem negociar as moedas externamente.

O interessante é que qualquer pessoa pode ter acesso e usar o Testnet, mudando o objetivo principal de testar mudanças na rede Blockchain e simulando, por exemplo, investimentos em criptomoedas de sua escolha.

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta grátis.

Qual a importância do Testnet?

Então, como mencionado anteriormente, o principal objetivo do Testnet é garantir que as mudanças de uma rede Blockchain darão certo. Isso funciona muito bem, já que os potenciais erros que prejudicariam milhões de usuários são consertados e evitados em segundos.

Além disso, o Testnet tem uma importância fundamental para a equipe de desenvolvimento de projetos de criptomoeda. Além da possibilidade de destacar erros em uma etapa de teste, essa rede permite que os testes sejam mais baratos do que seriam se fossem testados diretamente na rede principal.

Outro elemento importante é que o Testnet também é responsável por testar e lançar atualizações públicas. A rede de teste, em essência, segura qualquer tipo de erro antes que ele vá para o Mainnet, e assim os técnicos podem consertá-lo antes de ir a público.

Quando olhamos restritamente para a importância do Testnet para investidores, podemos destacar a possibilidade de realização de simulação de investimento. Nessa rede, é possível criar uma carteira com um endereço individual do Testnet e testar com uma criptomoeda específica possibilitando que iniciantes entendam o funcionamento do mercado sem que seja necessário a compra efetiva de um ativo.

Por exemplo, alguém está interessado em começar a investir em Bitcoin, é possível, no Google mesmo, achar sites que disponibilizam a moeda para testar dentro da carteira Testnet, através de uma prática conhecida como Bitcoin Faucet.

Invista em cripto de forma segura e estável. Abra sua conta grátis.

Qual o valor da moeda de Testnet?

As moedas do Testnet não têm fins lucrativos e nem valor monetário. 

Isso porque os objetivos da rede Testnet são a testagem de mudanças no sistema de criptos antes de irem para o Mainnet, assim como a testagem de lançamentos de atualizações e simulações de investimentos para usuários que desejam ter assertividade na escolha de criptos mais estáveis e populares.

Entender esse ponto é fundamental para não cair em armadilhas. Sabendo que essas moedas não possuem fins lucrativos e valor monetário é impossível pensar em uma transferência de dinheiro para essas plataformas. Por isso, a recomendação de especialistas é de nunca realizar transferências para qualquer rede Testnet.

BTC, ETH e as principais criptomoedas te esperam. Abra sua conta agora.

Qual a relação entre Bitcoin e Testnet?

A relação entre Bitcoin e Testnet é de mais de 10 anos. Em 2010, as primeiras versões da rede de teste para o Bitcoin passaram a ser rodadas e chamadas de Testnet1. Após a necessidade de ser reiniciada, entrou em vigor, então, a Testnet2.

Devido a um problema na rede, porém, a Testnet2 também teve de ser reiniciada: os usuários conseguiram vender as criptos de teste por criptomoedas reais.

Em 2012, então, o programador Gavin Andresen lançou o Testnet3, que está sendo usado até hoje, devido a sua tamanha eficiência.

Portanto, a relação acontece devido ao uso para testes na plataforma e, sobretudo, pelo uso de investidores que desejam entendem como funciona uma operação de Bitcoin e recorrem a esse ambiente.

Invista em criptos a partir de R$25. Comece agora na Coinext.

Mainnet e Testnet: Quais são as suas diferenças?

Pode-se considerar que Mainnet e Testnet fazem parte de um mesmo sistema, e ambos se encontram em etapas diferentes. Nesse sentido, é como se o Testnet fosse uma etapa previamente necessária antes de chegar à camada final que é o Mainnet.

Enquanto Testnet se traduz como “Rede de Teste”, Mainnet se traduz como “Rede Principal”. O Mainnet é a rede pública que foi mencionada anteriormente e onde, de fato, são armazenadas as redes de Blockchain.

É também no Mainnet que ocorre o processo de mineração e as negociações de compra e venda de criptos, as mudanças reais de funcionamento, atualizações e lançamentos de novas criptomoedas. 

Antes de tudo isso se tornar possível, as mudanças, os lançamentos, as negociações e atualizações são testadas no Testnet, e após constatar que de fato não houve erros, é que os usuários e técnicos podem seguir em frente e levar as ações para o Mainnet.  

Desse modo, o Testnet é uma forma de tornar o sistema de negociação e investimento em criptomoedas mais seguro em termos de bugs e dificuldades técnicas. Algo que é fundamental para um universo que consiste em fatores digitais.

Portanto, se você deseja investir com mais assertividade mas ainda não possui conhecimento para dar os primeiros passos, usar o Testnet para simulação pode ser uma boa ideia. Ademais, você pode consultar materiais e conteúdos para te ajudar nesse desafio.

Para exemplificar, vamos deixar um vídeo em que mostramos como comprar seu primeiro Bitcoin em apenas 20 minutos. Confira:

Vale destacar que, aqui na Coinext, você encontra uma plataforma segura e prática para investir em criptomoedas. Agora que você entende o que é Testnet, pode recorrer a essa rede para testar e quando estiver pronto, abrir sua conta grátis e começar a aproveitar as oportunidades desse mercado.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback