Como pagar boleto com Bitcoin? Veja passo a passo

Você sabia que é possível pagar boleto com Bitcoin? Nesse conteúdo, te explicamos todos os detalhes sobre as formas de realizar esses pagamentos usando BTC.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

Já imaginou um futuro em que fazemos nossas compras do cotidiano com criptomoedas? No qual é possível até mesmo pagar boleto com Bitcoin

Enquanto para muitos essa é uma realidade distante, quem acompanha o setor dos criptoativos de perto sabe que a adesão do Bitcoin na sociedade cresce exponencialmente, ao passo que adquire cada vez mais usos práticos que visam facilitar a vida das pessoas e dar mais usabilidade às criptomoedas.

Além de ser possível comprar com Bitcoin em diversos setores, hoje já conseguimos utilizar a criptomoeda inclusive para pagar nossas contas, realizar recargas de celular, entre outros serviços.

Neste conteúdo, vamos te mostrar como fazer para pagar seus boletos com Bitcoin e aproveitar mais uma utilidade da moeda digital. Veja tudo o que você irá aprender hoje:

  • O que posso comprar com Bitcoin?
  • Como pagar boleto com Bitcoin?
  • Vale a pena pagar boleto com Bitcoin?
  • Quais os riscos do pagamento de boleto em Bitcoin?

O que posso comprar com Bitcoin?

O Bitcoin é um investimento promissor e um ativo consolidado no mercado de renda variável atualmente. Entretanto, vale lembrar que o Bitcoin é uma ferramenta que foi desenvolvida para funcionar antes de tudo como uma moeda. 

E como tal, a criptomoeda possui todas as características necessárias para ser utilizada como o dinheiro da forma como o conhecemos, servindo para transações comerciais e para transferências entre pessoas.

Hoje em dia já existem várias empresas que aceitam comprar com Bitcoin, provando que seu uso como moeda no dia a dia é completamente viável. Alguns setores incluem alimentação, reservas de hotéis e passagens áreas, cinema, vestuário, imóveis e games. 

Exemplos de grandes companhias que já permitem que seus clientes paguem com Bitcoin, em algumas localidades, são: Microsoft, McDonald’s, Pizza Hut e AMC Theatre, a maior rede de cinemas do mundo.

No Brasil já existem lojas e supermercados que aceitam pagamento em Bitcoin, mas ainda não são tão comuns, principalmente se você não vive na região sudeste do país. Entretanto, existem intermediadoras que possibilitam cartões de débito pré-pagos e compras de gift cards nos principais estabelecimentos e aplicativos em atuação no país.

Para além de fazer compras e desfrutar de diversos serviços, também é possível pagar boletos com Bitcoin de forma fácil e prática. Veja como fazer isso a seguir:

Como pagar boleto com Bitcoin?

Atualmente, não existe um banco em atuação no Brasil que permita que seus clientes paguem suas contas diretamente com Bitcoin. Por isso, para pagar boleto com Bitcoin você irá precisar de um gateway de pagamento, que funciona como um intermediário.

Abaixo, listamos alguns desses serviços que possibilitam pagar boleto com Bitcoin. Ressaltamos que este conteúdo não se trata de uma recomendação de uso, mas sim uma seleção das plataformas mais conhecidas para te ajudar na busca por informações.

Plataformas para pagar boleto com Bitcoin

  • Kamoney: Além de pagar boletos, você consegue recarregar os créditos de seu celular, realizar transferências e pagar diferentes produtos digitais com Bitcoin e outras criptos.
  • PagueComBitcoin: Permite o pagamento de boleto e também a recarga de celular com Bitcoin.

Passo a passo para pagar boleto com Bitcoin

Embora cada plataforma tenha suas especificidades, geralmente o processo é semelhante:

  1. Procure pela aba de pagamento de faturas no site ou app escolhido. Pode ser necessário fazer um cadastro na plataforma antes de utilizá-la.
  2. Ao acessar a página de pagamento, selecione a moeda desejada, caso haja mais de uma opção. No caso, Bitcoin (BTC).
  3. Você precisará informar alguns dados da fatura, como o código do boleto e a data do vencimento.
  4. Depois de revisar e confirmar todos os dados, você precisará depositar o valor correspondente em Bitcoin no endereço informado. O pagamento do boleto é confirmado, em média, após um dia útil.

Existe alguma taxa para pagamentos de boleto em Bitcoin?

Em geral, existe sim uma taxa a ser cobrada para os pagamentos de boleto com Bitcoin e a porcentagem dessa tarifa irá variar de acordo com a plataforma que você escolher, até cerca de 4%. Já alguns serviços oferecem taxa fixa, a partir de R$1,00.

Vale a pena pagar boleto com Bitcoin?

O grande diferencial do Bitcoin é que, por ser descentralizado e escasso, ele facilita as transações financeiras entre pessoas de todo o mundo, enquanto confere mais privacidade para os usuários sem deixar de ser seguro.

Isso resulta em algumas vantagens para quem opta por pagar boleto com Bitcoin, são elas:

Vantagens de pagar boleto em Bitcoin

  • Acessibilidade: Quem não possui conta bancária também pode pagar seus boletos usando Bitcoin.
  • Autonomia: Você não precisa da aprovação de nenhuma instituição centralizadora para concluir a operação.
  • Liberdade: Não há a necessidade de ser cliente de um banco conveniado ao emissor do boleto.
  • Transparência: Por ser uma operação feita por meio da Blockchain, a transação fica permanentemente registrada no livro-razão público do Bitcoin.

Desvantagens de pagar boleto em Bitcoin

  • Taxas: Geralmente é preciso pagar uma taxa para o intermediário que possibilita o serviço, para além do valor do boleto em si. 
  • Limite: Algumas dessas plataformas também funcionam com um limite de valor para pagamentos. 

Quais os riscos do pagamento de boleto em Bitcoin?

Como a plataforma de gateway é a responsável pelo pagamento, as operações não podem ser contestadas e pode ser mais difícil conseguir reembolso caso necessário. 

Logo, esse é um risco a ser considerado pelo usuário que decide utilizar esses serviços. Lembre-se também de conferir bem os dados e o valor a ser transferido, assim como a cotação do Bitcoin naquele momento, seguindo a referência de bons rastreadores de preço e corretoras.

É fundamental pesquisar a reputação da plataforma antes de utilizá-la. Portanto, pesquise por indicações de influenciadores da comunidade cripto e por comentários de ex-usuários que já utilizaram o serviço e verifique a política de segurança da intermediadora.

E se depois de considerar as vantagens e desvantagens do pagamento de boleto com Bitcoin, você pretende pagar suas contas com criptomoedas, abra sua conta grátis na Coinext! Aqui você compra e negocia Bitcoin e outras principais criptomoedas do mercado de forma prática e segura.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria