O que é OTC?

Você sabe o que é OTC (over-the-counter)? Chamado também de Mercado de Balcão, é uma opção de compra e venda de ativos. Veja como funciona!

Por
Equipe Coinext
Sep 18, 2020

O mercado OTC, que quer dizer Over-The-Counter, ou Mercado de Balcão, é um conceito bem simples, que traz diferentes características e vantagens para os investidores. Ele é diferente em muitos aspectos da negociação tradicional na bolsa e até mesmo se tornou muito popular entre os participantes do criptomercado.

O Mercado de Balcão tem o diferencial de oferecer diferentes títulos e ativos que não podem ser vendidos na bolsa tradicional, além de aproveitarem do fato de possuírem menos restrições, mais flexibilidade de preços e, especialmente melhor liquidez.

De forma simples, o OTC é um mercado de ativos não regulamentados, que funciona de forma paralela ao mercado tradicional, mas tem uma negociação mais direta entre vendedor e comprador.

Essas características tornaram o OTC um método de negociação popular entre instituições de capital menor ou então investidores varejistas de larga escala. No Brasil o mercado de balcão vem ganhando bastante espaço dentro do criptomercado, oferecendo uma oportunidade de negociar diferentes volumes sem depender do livro de ofertas de uma exchange.

OTC é regularizado?

Quando ouvimos falar que o OTC é um “mercado de ativos não regulamentados” e que tem menos regras do que a bolsa de valores, alguns podem pensar que esse tipo de negociação não é regularizado.

Na verdade, o mercado de balcão é totalmente regularizado e regulamentado, tendo que se submeter a diversas regras e normas que foram estabelecidas a partir da criação da SOMA, a Sociedade Operadora de Mercado de Ativos.

A SOMA, fundada em 1996 e comprada em 2002 pela atual B3, passando a se chamar SOMA FIX, garantiu que as negociações OTC seriam devidamente registradas. Isso passou a garantir um melhor controle de liquidez e demanda de um certo ativo.

Além da presença da SOMA para regularizar e administrar todos os mercados descentralizados OTC, para poder operar com esse tipo de negociação, uma companhia precisa primeiro ser autorizada pela CVM.

Essa parte burocrática garante que as negociações OTC sejam protegidas de fraudes e de outros problemas que não sejam os riscos inerentes do mercado.

Como operar OTC?

Apesar do nome, não existe um “balcão” onde é realizado as operações, ou seja, não há um lugar físico. Por isso a negociação pode ser realizada a qualquer momento, mas sempre com empresas ou pessoas especializadas para realizar. Nesse aspecto o OTC se assemelha muito à negociação em corretoras de criptomoedas, já que não há o intermédio da bolsa de valores.

Portanto as corretoras registrarão as transações feitas com as pessoas e formalizaram na câmera de registros (se fizerem parte do mercado organizado). Se o investidor quiser operar em OTC, o mercado mais recomendado para considerar um investimento, é o organizado, já que ainda oferece leitura de volume financeiro.

A Coinext conta com operações OTC que garantem segurança e, principalmente, praticidade para investidores varejistas e institucionais. Contamos com um canal direto para nossos clientes via WhatsApp com um consultor para cotações em tempo real.

Com essas características a Coinext oferece a melhor solução de OTC de Bitcoin no mercado brasileiro.  

Qual a relação entre OTC e o mercado de criptomoedas?

O Bitcoin (e muitas outras criptomoedas) possuem uma relação muito boa com esse tipo de negociação, principalmente quando falamos de baleias e os investidores institucionais. Investidores em grande escala sabem que negociar diretamente pelo livro de ordens de uma corretora pode impactar consideravelmente o mercado, por isso eles optam por comprar no mercado de balcão.

Aliás, essa relação é tão estreita e comum que estima-se que o mercado OTC seja três vezes maior que nas corretoras.

O fato desse tipo de mercado poder absorver muito mais demanda, além de garantir maior liquidez sem desestabilizar os preços, oferece o ponto ideal para grandes ordens de Bitcoin e outros criptoativos.

Podemos até mesmo dizer que o volume das corretoras é apenas a ponta do iceberg, todo o resto do mercado estão nas mesas OTC em todo o mundo.

Mais nesta categoria
Ver todos >
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Feedback