Você sabe o que é OTC? Chamado também de mercado de balcão, o mercado OTC é uma opção de compra e venda de ativos. Na prática, é um mercado já conhecido e comum no universo de finanças e investimentos, porém, ainda existem dúvidas.
Como o conhecimento é fundamental para alcançar bons resultados, nesse conteúdo vamos explicar todos os detalhes sobre OTC, ou mercado de balcão para que você entenda e saiba como utilizar em suas operações.
OTC: o que é?
OTC quer dizer "over-the-counter'', e traz diferentes características e vantagens para os investidores. Ele é diferente em muitos aspectos da negociação tradicional na bolsa e se tornou muito popular entre os participantes do mercado de criptomoedas.
O mercado de balcão tem o diferencial de ter uma negociação de forma mais direta entre comprador e vendedor, e oferecer diferentes títulos e ativos não regulamentados que não podem ser vendidos na bolsa tradicional.
O que também é o caso no universo das criptomoedas, que acaba tendo mais oferta de diferentes criptos e tokens. Além de oferecer ativos com menos restrições, mais flexibilidade de preços e, especialmente, melhor liquidez.
O mercado de balcão vem ganhando espaço nas negociações de criptomoedas também pela vantagem de não depender do livro de ofertas de uma Exchange.
Invista em criptomoedas de forma rápida e simples.
OTC é regularizado?
Quando se diz que OTC é um “mercado de ativos não regulamentados” e que tem mais flexibilidade do que a bolsa de valores, não significa que o mercado é irregular.
Na verdade, o mercado de balcão é totalmente regularizado e regulamentado pela SOMA, a Sociedade Operadora de Mercado de Ativos
A SOMA, fundada em 1996 e comprada em 2002 pela atual B3, agora SOMA FIX, garante que as negociações OTC sejam devidamente registradas. O que garante o controle de liquidez e demanda dos ativos.
Além da SOMA para regularizar e administrar todos os mercados OTC; para poder operar com esse tipo de negociação, uma companhia precisa primeiro ser autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários, instituição que fiscaliza o mercado de valores monetários), para garantir a proteção contra fraudes e outros riscos do mercado de criptos.
Abra sua conta e explore o universo das criptomoedas.
Como operar OTC?
Assim como as ações da bolsa e como as criptomoedas já conhecidas das corretoras, a negociação do mercado OTC pode ocorrer também a qualquer momento, e sempre com o auxílio de empresas ou pessoas especializadas para isso.
Nesse aspecto o OTC se assemelha muito à negociação com corretoras de criptomoedas, já que não há o intermédio da bolsa de valores.
Se o investidor quiser operar no OTC, o mercado mais recomendado é o organizado, já que oferece a leitura do volume financeiro.
A Coinext conta com operações OTC que garantem segurança e, principalmente, praticidade para investidores varejistas e institucionais. Contamos com um canal direto para nossos clientes via WhatsApp com um consultor para cotações em tempo real.
Com essas características a Coinext oferece a melhor solução de OTC de Bitcoin no mercado brasileiro. Caso tenha interesse, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
BTC, ETH e as outras principais criptos te esperam. Abra sua conta grátis.
Qual a relação entre OTC e o mercado de criptomoedas?
O Bitcoin – e muitos outros ativos que entram na lista das melhores criptomoedas disponíveis – possuem uma relação muito boa com esse tipo de negociação, principalmente quando falamos de baleias (pessoas com grandes quantidades de criptomoedas que suas movimentações influenciam o mercado) e outros investidores institucionais.
Investidores em grande escala sabem que negociar diretamente pelo livro de ordens de uma corretora pode impactar consideravelmente o mercado, por isso eles optam por comprar no mercado de balcão. Aliás, essa relação é tão estreita e comum que estima-se que o mercado OTC seja três vezes maior que as corretoras.
O fato desse tipo de mercado conseguir absorver muito mais demanda, além de garantir maior liquidez sem desestabilizar os preços, oferece o ponto ideal para grandes ordens de Bitcoin e outros criptoativos.
Podemos até mesmo dizer que o volume das corretoras é apenas a ponta do iceberg. Todo o resto do mercado está nas mesas OTC em todo o mundo.
Outra oportunidade passando? Abra sua conta e invista em criptomoedas rapidamente.
Riscos de operar no mercado balcão
Por fim, é preciso lembrar que qualquer tipo de investimento baseado em um ativo de renda variável apresenta riscos. Entender exatamente como funcionam as operações do mercado balcão é apenas o primeiro passo essencial para entrar nesse universo sem que todo seu capital seja exposto demasiadamente a riscos.
Sabemos que, muitas vezes, o investimento realizado via uma instituição, no caso das criptomoedas uma Exchange como a Coinext, é uma forma de contar com uma segurança. Afinal, é possível utilizar toda a estrutura de um CNPJ averiguado e regularizado por alguma entidade.
Por isso, agora que você já sabe o que é OTC e conhece as vantagens e formas de procurar operações com criptomoedas no mercado balcão, a dica é considerar se esse caminho é condizente com o seu perfil de investimento. Para isso, abra sua conta grátis na Coinext e tenha acesso a conteúdos e ajuda para investir melhor.