Quer saber como minerar Shiba Inu (SHIB)? Conheça quais são os passos necessários para fazer isso de forma eficiente e segura. Confira nesse conteúdo.
SHIB (Shiba Inu Coin) já pode ser considerada uma das principais criptomoedas do mercado. Esse fato se deve ao seu crescimento exponencial e por sua popularidade, fato que atrai investidores e pessoas interessadas em saber como minerar essa famosa memecoin.
Mas, o que você sabe sobre a Shiba Inu e sua mineração? Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar as principais informações sobre como funciona o processo de mineração de SHIB, bem como os detalhes sobre o que é necessário para realizar essa atividade e a rentabilidade.
Veja o que você encontra nesse artigo sobre minerar Shiba Inu:
Shiba Inu Coin é uma criptomoeda criada na rede Ethereum fazendo referência à raça de cachorro japonesa de mesmo nome, assim como a Dogecoin também faz referência a essa raça que virou meme e originou o ativo da Doge. O meme, na verdade, foi inspiração para ambas as moedas.
A SHIB é um ativo que surgiu dentro da rede Ethereum e chamou a atenção dos investidores pela alta repentina no segundo semestre de 2021. Alcançando uma valorização impressionante de 39934112.3% ao chegar em seu topo histórico em outubro de 2021.
Quer saber mais sobre Shiba Inu? Veja o vídeo abaixo e entenda alguns fundamentos dessa cripto.
Com essa valorização surpreendente e notória, a moeda chamou a atenção de investidores, traders e mineradores. E é justamente por ser recente que essa cripto usa um sistema de mineração que pode ser considerado vantajoso para seus usuários.
A mineração de criptomoedas é uma etapa importante do processo de movimentação financeira dos criptoativos. Essa operação ocorre dentro da rede Blockchain, e é ela que valida as transações e garante a segurança da rede descentralizada, evitando o problema do gasto-duplo.
Além da validação, sua importância consiste também no fato de que os usuários podem lucrar com o processo, principalmente considerando as alternativas de mineração em computadores comuns. Assim, é a oportunidade de receber as mesmas criptos envolvidas nas operações.
Com o tempo, a inevitável popularização do universo de moedas digitais fez com que a mineração também ficasse popular e concorrida. Hoje o processo é feito por computadores mais arrojados e também por empresas especializadas, com hardwares designados para mineração.
Mesmo com a evolução do universo de critptoativos, algumas moedas, como o Bitcoin, ainda usam o sistema de mineração Proof of Work, ou “prova de trabalho”, que ainda é o mais conhecido e que exige maior energia computacional. Nele, os mineradores usam suas máquinas, chamados “nós”, para realizar cálculos matemáticos complexos. Conforme os cálculos são resolvidos, a partir da tentativa e erro, os blocos validados vão se formando e sendo registrados na Blockchain.
Por outro lado, como outra forma de desenvolver esse processo, está o Proof of Stake (PoS), que mencionamos anteriormente. Esse mecanismo de consenso possui um protocolo de funcionamento mais simples, que exige menos energia dos validadores e usuários. No sistema PoS, a validação ocorre simplesmente pelos usuários terem a moeda na carteira, no caso a Shiba Inu.
Em outras palavras, o Proof of Stake é a “prova de participação”, já que os usuários com uma quantia mínima do ativo determinada por cada token são aleatoriamente escolhidos para validar as movimentações. Como a dinâmica de recompensa segue em vigor nesse sistema, as validações podem ser lucrativas para os usuários.
Agora que sabemos como funciona o processo de mineração, vamos apresentar as características do processo para minerar Shiba Inu.
Antes de qualquer coisa, é importante destacar que não existe um processo de mineração direta de Shiba Inu, o que pode ser feito é utilizar alguns programas para esse objetivo. Esses programas permitem a mineração de criptomoedas que utilizam o PoW, mas pagam os usuários no token de sua escolha. Assim, essa é uma forma indireta de mineração, mas utilizando esse método para minerar Shiba Inu.
Shiba Inu foi criada na rede ERC-20 da Ethereum, seguindo o que falamos acima, seu formato de mineração é o mesmo que a Ethereum 2.0 pretende implementar para minerar criptos, o Proof of Stake.
Agora, como dizem que para toda regra há uma exceção, ainda é possível utilizar a mineração Proof of Work e ter o token Shiba Inu como recompensa, e é sobre isso que falaremos no tópico abaixo.
Confira o preço de Shiba Inu Coin (SHIB/BRL)
De acordo com o que foi apresentando, podemos dizer que trata-se de um consenso o fato de SHIB não poder ser minerada. No entanto, existe um programa que permite que os usuários realizem o processo de mineração dentro do sistema PoW e sejam recompensados com Shiba Inu: o UnMineable. Segue o passo a passo para minerar a partir dele:
Vale ressaltar que é importante, portanto, já possuir a carteira de Shiba Inu Coin antes de começar o processo.
A quantia mínima de criptos para poder sacar é de 600 mil, e o tempo para minerar essa quantidade varia de acordo com o poder do computador e hardware do usuário.
Também é possível monitorar a operação com mais detalhes pelo site do UnMineable, através do endereço da carteira do usuário, e ter acesso às informações sobre a quantia de máquinas sendo utilizadas no processo de mineração e a contribuição de cada uma delas.
Além disso, você também pode alterar e aumentar o uso do processador e ainda contar com uma placa de vídeo para mineração.
A modalidade de mineração de Shiba Inu no celular é a chamada “play to earn”, ou “jogar para ganhar”. Nesta modalidade, o usuário não necessariamente minera a moeda usando o celular, mas sim joga por uma recompensa, que posteriormente pode ser trocada pelo token.
O jogo chama-se “Crypto Sense” e dentro dele existem diferentes “subjogos” que recompensam com moedas e possibilitam a troca por criptoativos.
Vale ressaltar que para realizar a transferência, é necessário ter uma carteira virtual e juntar um valor mínimo de 1000 Shiba Inu.
Além disso, algo interessante que o aplicativo do jogo fornece é um gráfico com a cotação dos valores e variação das criptomoedas, que permitem que o jogador acompanhe suas variações.
Primeiramente, é sempre interessante considerar a quantia de energia gasta no processo de mineração, uma vez que, para de fato alcançar o lucro, é recomendado que o computador fique ligado 24h por dia.
Pensando nisso, por meio do UnMineable, é possível minerar através do computador pessoal, o que é um diferencial das outras criptomoedas que usam o sistema de Proof of Work, e só conseguem lucrar se utilizarem GPU ou placas de vídeo de alta capacidade, o que gera mais gastos com energia.
O programa também fornece uma forma de calcular, através de horas, quantos ativos da Shiba Inu o usuário vai conseguir minerar, para então realizar seu planejamento e avaliar se vale a pena fazer a mineração.
Para isso, é necessário apenas que seja inserido o número de horas pretendidas no processo de mineração – mais do que 24h – e o cálculo é feito automaticamente pelo aplicativo.
Confira também a previsão para Shiba Inu (SHIB)
Veja abaixo o print de como esse cálculo pode ser realizado no aplicativo:
A Shiba Inu ainda tem projeção para ser valorizada com o tempo, então entender sobre seu processo de mineração e sobre seu sistema pode ser interessante para quem pretende investir a longo prazo e fazer a prática do staking – armazenar as moedas contando com a variação positiva dos valores. De qualquer maneira, caso você entenda que a mineração de SHIB não é pra você, ainda pode comprar SHIB.