Minerar Shiba Inu: Saiba como fazer e se vale a pena

Quer saber como minerar Shiba Inu (SHIB)? Conheça quais são os passos necessários para fazer isso de forma eficiente e segura. Confira nesse conteúdo.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

SHIB já pode ser considerada uma das principais criptomoedas do mercado. Esse fato se deve ao seu crescimento exponencial e por sua popularidade, fato que atrai investidores e pessoas interessadas em saber como minerar Shiba Inu.

Mas, o que você sabe sobre a Shiba Inu e sua mineração? Ao longo desse conteúdo, vamos apresentar as principais informações sobre como funciona o processo de mineração de SHIB, bem como os detalhes sobre o que é necessário para realizar essa atividade e a rentabilidade.

Veja o que você encontra nesse artigo sobre minerar Shiba Inu:

  • O que é SHIB?
  • Para que serve a mineração de criptomoedas?
  • Como funciona a mineração de Shiba Inu?
  • Como minerar Shiba Inu usando a CPU no Windows?
  • É possível minerar Shiba Inu no celular?
  • Vale a pena minerar Shiba Inu?

O que é Shiba Inu Coin?

Shiba Inu Coin é uma criptomoeda criada na rede Ethereum fazendo referência à raça de cachorro japonesa de mesmo nome, assim como a Dogecoin também faz referência a essa raça que virou meme e originou o ativo da Doge. O meme, na verdade, foi inspiração para ambas as moedas.

A SHIB é um ativo recente, que surgiu dentro da rede Ethereum e chamou a atenção dos investidores pela alta repentina no segundo semestre de 2021. Alcançando uma valorização de 39934112.3% ao chegar em seu topo histórico em outubro de 2021.

Quer saber mais sobre Shiba Inu? Veja o vídeo abaixo e entenda alguns fundamentos dessa cripto.

Com essa valorização surpreendente e notória, a moeda chamou a atenção de investidores, traders e mineradores. E é justamente por ser recente que essa cripto usa um sistema de mineração que pode ser considerado vantajoso para seus usuários.

Invista em SHIB de forma segura. Venha para a Coinext.

O que é e para que serve a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoedas é uma etapa importante do processo de movimentação financeira dos criptoativos. Essa operação ocorre dentro da rede Blockchain, e é ela que valida as transações e garante a segurança da rede descentralizada, evitando o problema do gasto-duplo.

Além da validação, sua importância consiste também no fato de que os usuários podem lucrar com o processo, principalmente considerando as alternativas de mineração em computadores comuns. Assim, é a oportunidade de receber as mesmas criptos envolvidas nas operações.

Com o tempo, a inevitável popularização do universo de moedas digitais fez com que a mineração também ficasse popular e concorrida. Hoje o processo é feito por computadores mais arrojados e também por empresas especializadas, com hardwares designados para mineração.

Mesmo com a evolução do universo de critptoativos, algumas moedas, como o Bitcoin, ainda usam o sistema de mineração Proof of Work, ou “prova de trabalho”, que ainda é o mais conhecido e que exige maior energia computacional. Nele, os mineradores usam suas máquinas, chamados “nós”, para realizar cálculos matemáticos complexos. Conforme os cálculos são resolvidos, a partir da tentativa e erro, os blocos validados vão se formando e sendo registrados na Blockchain.

Por outro lado, como outra forma de desenvolver esse processo, está o Proof of Stake (PoS), que mencionamos anteriormente. Esse mecanismo de consenso possui um protocolo de funcionamento mais simples, que exige menos energia dos validadores e usuários. No sistema PoS, a validação ocorre simplesmente pelos usuários terem a moeda na carteira, no caso a Shiba Inu.

Em outras palavras, o Proof of Stake é a “prova de participação”, já que os usuários com uma quantia mínima do ativo determinada por cada token são aleatoriamente escolhidos para validar as movimentações. Como a dinâmica de recompensa segue em vigor nesse sistema, as validações podem ser lucrativas para os usuários.

As principais criptomoedas do mercado estão na Coinext. Explore esse universo.

Como funciona a mineração de Shiba Inu?

Agora que sabemos como funciona o processo de mineração, vamos apresentar as características do processo para minerar Shiba Inu.

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que não existe um processo de mineração direta de Shiba Inu, o que pode ser feito é utilizar alguns programas para esse objetivo. Esses programas permitem a mineração de criptomoedas que utilizam o PoW, mas pagam os usuários no token de sua escolha. Assim, essa é uma forma indireta de mineração, mas utilizando esse método para minerar Shiba Inu.

Shiba Inu foi criada na rede ERC-20 da Ethereum, seguindo o que falamos acima, seu formato de mineração é o mesmo que a Ethereum 2.0 pretende implementar para minerar criptos, o Proof of Stake.

Agora, como dizem que para toda regra há uma exceção, ainda é possível utilizar a mineração Proof of Work e ter o token Shiba Inu como recompensa, e é sobre isso que falaremos no tópico abaixo.

Passo a passo para minerar SHIB usando Windows

De acordo com o que foi apresentando, podemos dizer que trata-se de um consenso o fato de SHIB não poder ser minerada. No entanto, existe um programa que permite que os usuários realizem o processo de mineração dentro do sistema PoW e sejam recompensados com Shiba Inu: o UnMineable. Segue o passo a passo para minerar a partir dele:

  • Para baixá-lo, basta acessar o site oficial e selecionar a opção de download que aparece em verde. 
  • Após o download, usando o WinRar ou o 7zip, é preciso abrir a pasta de onde os arquivos foram extraídos para executar o programa.
  • A primeira configuração a ser feita é selecionar a CPU para minerar a moeda. A opção vai estar em azul, “CPU”. Após selecioná-la, basta continuar, em “Next”.
  • Em seguida, é preciso escolher a moeda a ser minerada, inserir o endereço da carteira que vai receber as moedas e inserir também o código de referência para reduzir o valor de comissão da rede.
  • Então, assim que clicar no "start", a mineração terá iniciado. O painel do programa permite com que toda a operação seja monitorada e acompanhada.

Vale ressaltar que é importante, portanto, já possuir a carteira de Shiba Inu Coin antes de começar o processo.

A quantia mínima de criptos para poder sacar é de 600 mil, e o tempo para minerar essa quantidade varia de acordo com o poder do computador e hardware do usuário.

Também é possível monitorar a operação com mais detalhes pelo site do UnMineable, através do endereço da carteira do usuário, e ter acesso às informações sobre a quantia de máquinas sendo utilizadas no processo de mineração e a contribuição de cada uma delas.

Além disso, você também pode alterar e aumentar o uso do processador e ainda contar com uma placa de vídeo para mineração.

Traga seu dinheiro para o futuro. Abra sua conta na Coinext.

É possível minerar Shiba Inu no celular?

A modalidade de mineração de Shiba Inu no celular é a chamada “play to earn”, ou “jogar para ganhar”. Nesta modalidade, o usuário não necessariamente minera a moeda usando o celular, mas sim joga por uma recompensa, que posteriormente pode ser trocada pelo token.

O jogo chama-se “Crypto Sense” e dentro dele existem diferentes “subjogos” que recompensam com moedas e possibilitam a troca por criptoativos.

Vale ressaltar que para realizar a transferência, é necessário ter uma carteira virtual e juntar um valor mínimo de 1000 Shiba Inu.

Além disso, algo interessante que o aplicativo do jogo fornece é um gráfico com a cotação dos valores e variação das criptomoedas, que permitem que o jogador acompanhe suas variações.

Vale a pena minerar Shiba Inu? 

Primeiramente, é sempre interessante considerar a quantia de energia gasta no processo de mineração, uma vez que, para de fato alcançar o lucro, é recomendado que o computador fique ligado 24h por dia.

Pensando nisso, por meio do UnMineable, é possível minerar através do computador pessoal, o que é um diferencial das outras criptomoedas que usam o sistema de Proof of Work, e só conseguem lucrar se utilizarem GPU ou placas de vídeo de alta capacidade, o que gera mais gastos com energia.

O programa também fornece uma forma de calcular, através de horas, quantos ativos da Shiba Inu o usuário vai conseguir minerar, para então realizar seu planejamento e avaliar se vale a pena fazer a mineração.

Para isso, é necessário apenas que seja inserido o número de horas pretendidas no processo de mineração – mais do que 24h – e o cálculo é feito automaticamente pelo aplicativo.

Veja abaixo o print de como esse cálculo pode ser realizado no aplicativo:

A Shiba Inu ainda tem projeção para ser valorizada com o tempo, então entender sobre seu processo de mineração e sobre seu sistema pode ser interessante para quem pretende investir a longo prazo e fazer a prática do staking – armazenar as moedas contando com a variação positiva dos valores.

Invista nas principais criptomoedas do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Como comprar SHIB?

Falamos muito sobre o processo de mineração, porém, essa é apenas uma forma de adquirir criptomoedas, no caso SHIB. O jeito mais seguro e prático de contar com ativos em sua carteira é por meio de uma corretora de criptomoedas.

Ao abrir sua conta na Coinext, você tem acesso às melhores criptomoedas do mercado e pode começar seus investimentos nesse universo que tem se mostrado um dos mais promissores do mercado financeiro.

Para facilitar, toda essa compra pode ser realizada rapidamente, por meio do navegador ou mesmo do aplicativo. E, ainda, você não paga nada para abrir sua conta na Coinext.

Portanto, agora que você sabe como minerar Shiba Inu Coin e sabe que é importante ter esses tokens em carteiras, sabe também que o melhor caminho é abrir sua conta na Coinext e contar com toda segurança e auxílio de uma corretora bem equipada.

minerar-shiba-inu
Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se