Gráfico de criptomoedas: tendências, suportes e resistências

Tempo de leitura cinza
4 minutos
Tempo de vídeo
Você vai aprender:
  • Como identificar linhas de tendência.
  • Pra que servem os suportes e resistências.
  • Como usar princípios básicos de análise técnica para planejar compras e vendas.

No post anterior explicamos o funcionamento das velas,ou candles em inglês. Além de indicar o preço máximo e mínimo que a moeda oscilou dentro do período em questão, a cor de cada vela nos diz se o último negócio foi acima (alta) ou abaixo (queda) do inicial.

Você não precisa ser um analista técnico, especializado em interpretar gráficos, para realizar uma leitura de mercado, identificando tendências e pontos importantes de suporte (piso) ou resistência (teto).

Lembre-se que os cenários variam conforme muda o horizonte, ou prazo de análise. É possível existir uma tendência de queda no curtíssimo prazo, enquanto a moeda segue uma trajetória de alta num período mais longo.

Como identificar linhas de tendência?

Linha de tendência criptomoedas

Perceba no gráfico abaixo como formou-se uma tendência de queda no preço do Bitcoin no início de 2019. Apesar de haver alguns momentos de alta, em diversas oportunidades o mercado buscava uma linha imaginária(laranja), apontando para desvalorização.

Não existe uma regra única para a configuração destas linhas. Alguns analistas gráficos recomendem buscar situações onde o preço não permaneça 10% acima ou abaixo desta linha de tendência.

Usualmente ignora-se a sombra da vela (candle) neste tipo de análise, especialmente em ativos que oscilam muito de preço, a exemplo do que ocorre em criptomoedas.

Pra que servem os suportes e resistências?

Suporte e resistência gráfico de criptomoedas

Na configuração acima, denominada canal de alta, os traders usualmente buscam pontos próximos ao piso, ou linha de suporte, para realizar compras. O oposto ocorre quando a linha de tendência aponta para uma queda, buscando realizar vendas próximas ao teto, ou resistência do canal.

Existe ainda uma figura que configura a lateralização,ou seja, oscilações dentro de uma determinada banda, sem tendência definida de alta ou de baixa. Este período pode durar algumas horas, dias ou até mesmo várias semanas.

Outra forma de se operar suportes e resistências é aguardando um rompimento destes padrões, sinalizando busca de um novo patamar.Para este tipo de trade é necessário o uso de ordens Stop, que define gatilhos necessários para sua execução. Em nossa área de educação é possível encontrar um detalhamento maior sobre cada forma de disparo das ordens.

Dicas importantes

  • Lembre-se que o mercado reage não só aos gráficos e tendências, uma vez que os traders também são movidos por emoções, notícias políticas e econômicas, além contarem com diferentes prazos de investimento;
  • Tenha paciência ao executar sua estratégia, seja lá qual ela for. Desta forma é possível obter um feedback de seu funcionamento, além de evitar conflitos momentâneos de opinião.
  • Aprenda a utilizar os diferentes tipos de envio de ordem. A Coinext possui as modalidades mais avançadas para execução, além de oferecer diversas ferramentas gratuitas de análise técnica via Trading View.
Aulas neste minicurso:
Feedback