AUDIO/BRL

O que é Audius (AUDIO) e como funciona essa criptomoeda?

Audius é uma plataforma de streaming de música descentralizada baseada em Blockchain. Seu token AUDIO é um dos ativos mais inovadores da Web3. Entenda se vale a pena investir nessa cripto.

Audius
Audius (AUDIO)
R$ 00,00
-

Audius (AUDIO) é uma plataforma de streaming de música descentralizada baseada em Blockchain.

Hoje a tecnologia mudou como ouvimos música, distribuída de maneira muito mais acessível. Porém, os problemas que os artistas ainda enfrentam no meio musical são antigos, como conflitos de propriedade, direitos autorais e royalties.

Ao conectar fãs diretamente com artistas, a Audius cria alternativas ao modelo tradicional da indústria da música, eliminando as barreiras relacionadas a intermediários.

Tudo isso fomentado por AUDIO, a principal criptomoeda e combustível da Audius. Mas para que serve AUDIO? Como Audius funciona? Será que esse ativo vale a pena? Neste conteúdo, você encontra respostas para essas questões e fica sabendo tudo sobre o que é Audius.

O que é Audius?

Audius é um protocolo de streaming de música descentralizado, que oferece uma plataforma na qual os artistas conseguem hospedar suas faixas de forma independente e se conectar com seus ouvintes. Isso acontece sem a necessidade de intermediários, como grandes corporações e gravadoras, mas sim por meio da tecnologia Blockchain.

O projeto tem como principal propósito dar a todas as pessoas a liberdade de compartilhar, monetizar e ouvir qualquer música.

Nesse sentido, a Audius apresenta soluções para barreiras atualmente enfrentadas por artistas na indústria tradicional, como conflitos relacionados à propriedade de suas músicas e maior controle sobre sua própria criação.

A Audius dá aos artistas a possibilidade de compartilhar faixas inéditas e de monetizar seu trabalho de forma direta. Já os fãs conseguem interagir com recursos exclusivos e apoiar diretamente seus músicos favoritos.

Artistas, fãs e desenvolvedores da rede são recompensados por sua participação em um modelo de incentivo com AUDIO, criptomoeda nativa da Audius, a fim de alcançar lucro conforme seu valor aumenta com o crescimento do serviço.

Quem criou a Audius?

A Audius foi fundada em 2018 por Roneil Rumburge e Forrest Browning, em São Francisco, ambos ex-alunos da Universidade de Stanford.

Rumburge é também cofundador do fundo semente inicial da Kleiner Perkins, e Browning co-fundou a StacksWare, uma plataforma de gerenciamento de data center empresarial. 

O time completo é formado por outros empreendedores, engenheiros, audiófilos e especialistas em Blockchain com a missão de apoiar uma nova geração de artistas musicais na Web descentralizada.

O protocolo Audius foi inicialmente construído na Ethereum, mas com a maior demanda pelo serviço, passou a enfrentar problemas de escalabilidade e migrou para a Blockchain da Solana com o intuito de melhorar seu desempenho.

Hoje o serviço de streaming da Audius já conta com milhões de usuários e de reproduções mensais.

O que é o token AUDIO?

AUDIO é o token que fomenta todo o ecossistema da Audius. Ele possui três importantes funções para o protocolo:

  • Segurança: Os detentores do token podem fazer staking de AUDIO para ajudar a manter a rede segura e obter recompensas com o criptoativo;
  • Governança: Aqueles que possuem AUDIO podem participar de votações sobre atualizações e decisões importantes para o futuro da Audius;
  • Acesso: Por meio de AUDIO, podem ser acessados recursos exclusivos, como conteúdos inéditos e competições de remix.

O fornecimento inicial do token é de 1 bilhão de unidades, sem limites de fornecimento total. Em maio de 2022, havia 700 milhões de tokens AUDIO em circulação no mercado.

Como a Audius funciona?

Na Audius, os artistas podem fazer upload de músicas, criar álbuns e compartilhar conteúdo diretamente com seus seguidores. Quando enviam conteúdo para a plataforma, são criados registros imutáveis para seus trabalhos, protegidos e distribuídos por uma rede descentralizada de nós.

Após adicionar suas produções à Audius, são oferecidas diversas e criativas formas de manter uma base de fãs engajada e de monetizar seu trabalho. Por exemplo, os produtores de conteúdo recebem AUDIO quando suas músicas e álbuns atingem posições de destaque nos trendings semanais.

Já os fãs podem ouvir as canções gratuitamente, criar playlists, seguir seus artistas preferidos e recompartilhar conteúdo com seus próprios seguidores.

Além disso, a Audius também prevê a possibilidade de que os artistas se envolvam com sua comunidade de fãs através de artist tokens (tokens de artista), que concedem acesso a recursos especiais, como conteúdos inéditos e faixas bônus, para facilitar a monetização.

A Audius está disponível gratuitamente como aplicativo web e também apps para iOS e Android.

Nós de Conteúdo e Nós de Descoberta

O funcionamento da Audius é mantido e protegido por meio de uma rede descentralizada de operadores de nós (nodes), os chamados Nós de Conteúdo e Nós de Descoberta.

  • Nós de Conteúdo: hospedam, protegem e gerenciam o conteúdo em nome dos criadores;
  • Nós de Descoberta: permitem que os fãs pesquisem e encontrem rapidamente artistas ou músicas. Em troca, os nós recebem recompensas em AUDIO.

Para se tornar um operador, é necessário providenciar o hardware compatível e fornecer uma quantia de AUDIO mantida como garantia de bom comportamento e de que fará o melhor trabalho para manter a integridade da rede.

Assim, o ecossistema Audius reúne artistas, fãs e operadores de nós de forma alinhada a incentivos, possibilitando que eles forneçam, de maneira coletiva, áudios de alta qualidade e uma experiência de streaming com base na descentralização, transparência e uma economia justa para todos os participantes.

Qual o diferencial da Audius?

O principal diferencial entre Audius e outras plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, é o uso de tecnologia Blockchain para operar de forma descentralizada.

Nos serviços de streaming tradicionais, todo o processo de armazenamento e transmissão de músicas é feito pela própria organização centralizada responsável pela intermediação entre criador e ouvinte. Com isso, todo o conteúdo armazenado até então também fica dependente de uma base de dados controlada pela empresa.

Por outro lado, na Audius, todas as faixas são mantidas por uma rede descentralizada e governada pela própria comunidade, sem depender de uma única organização para se manter em funcionamento.

Esse modelo resulta em um maior controle de dados pelos usuários, além de uma série de benefícios para os músicos e ouvintes:

Propriedade e monetização

As músicas são mantidas em propriedade exclusiva dos artistas, que possuem a liberdade de decidir como monetizar seu trabalho. A renda não fica restrita à quantidade de vezes que uma faixa é reproduzida, já que existem várias formas de interagir com os fãs e de disponibilizar conteúdo na Audius.

Engajamento

A Audius auxilia os artistas a expandir e manter uma base de fãs ativa por meio de recursos exclusivos que vão além da reprodução de música e criação de playlists.

Qualidade de áudio

O serviço oferece streams a 320kbps, a maior qualidade de som atualmente disponível por qualquer plataforma gratuita de músicas.

Tudo isso disponível com uma interface fácil de usar, com design intuitivo que contribui para uma melhor experiência do usuário, e com recursos integrados a redes sociais como TikTok.

Entretanto, vale destacar que o ouvinte não encontrará um catálogo completo com as produções dos artistas mainstream atuais, já que a Audius ainda é mais popular entre artistas que estão experimentando esse novo modelo de compartilhamento.

Vantagens de Audius (AUDIO)

As vantagens que acabamos de comentar podem incentivar a adesão de novos usuários e crescimento da Audius, o que poderia impactar positivamente a performance de seu token AUDIO. 

Por isso, essa criptomoeda pode ser uma opção para diversificação de investimentos a ser avaliada, visto que diversificar é atitude fundamental para um bom gerenciamento de risco.

Porém, é impossível prever os movimentos futuros do mercado cripto e a performance exata de um ativo, pois os criptoativos passam por forte volatilidade e até mesmo questões externas podem afetar seu desempenho.

Portanto, a única forma de investir com segurança e maior assertividade é acompanhando o mercado constantemente e analisando bem os fundamentos de cada moeda. 

Faça sua própria pesquisa sobre o projeto e avalie se AUDIO está de acordo com seu perfil de investidor para investir com consciência e aumentar suas chances de obter sucesso.

É possível minerar AUDIO? 

O token Audius (AUDIO) não é minerável, pois não é uma criptomoeda que utiliza algoritmos de mineração para criar novas unidades. Em vez disso, o suprimento total de 1 bilhão de tokens AUDIO foi pré-gerado e distribuído inicialmente por meio de eventos de venda e distribuição de incentivos. 

Portanto, não há um processo de mineração associado ao token AUDIO. A quantidade total de tokens AUDIO é fixa e não está sujeita à mineração.

Carteira de Audius

Por ser uma plataforma de streaming descentralizada, como usuário, você pode acessar a plataforma e interagir com músicos e suas músicas sem a necessidade de uma carteira específica. 

Entretanto, você pode precisar de uma carteira para interagir com a criptomoeda nativa da plataforma, o AUDIO. Nesse caso, você precisa usar carteira compatível com tokens ERC-20, como:

  • Metamask;
  • Trust Wallet;
  • Ledger Nano S.

Como comprar Audius (AUDIO) na Coinext?

A forma mais simples e segura para comprar tokens AUDIO é por meio de uma corretora de criptomoedas especializada, como a Coinext.

Negocie tokens AUDIO com facilidade e taxas vantajosas na Coinext. Nosso objetivo é simplificar o acesso aos ativos digitais para investidores de todos os níveis, com uma plataforma segura, intuitiva e confiável. 

Faça seu cadastro e leve seu dinheiro para o futuro!

Cadastro Coinext