Previsão para Cardano em 2024

Está se perguntando qual a previsão para Cardano em 2024? Confira esse conteúdo e saiba as perspectivas para o próximo ano.

Redação Coinext
Última atualização:
15/1/2024
Criptomoedas

A Cardano (ADA), uma das principais redes blockchain do mercado, está passando por um ano positivo em 2023, com o criptoativo disparando cerca de 98% desde o começo do ano. Mas afinal, qual a previsão para Cardano em 2024?

O que é e como funciona a Cardano?

A Cardano é uma rede blockchain fundada em 2017 por Charles Hoskinson, que é um dos criadores do Ethereum. A blockchain foi pioneira na adoção da tecnologia de Proof of Stake (PoS), que foi adotada posteriormente pela rede Ethereum.

Por meio do PoS, a mineração, que ocorre em redes como o Bitcoin, é substituída por validadores voluntários, que colocam suas moedas em ‘staking’ para receber a chance de construir os blocos da blockchain. 

Dessa forma, os stakers são recompensados com as moedas que entram no mercado, bem como pelas taxas de transação pagas pelos usuários. Assim, os participantes do mercado podem ser recompensados com um tipo de renda para proteger a rede Blockchain.

A rede Cardano se assemelha muito ao Ethereum em relação aos seus recursos. O protocolo é utilizado para criação de contratos inteligentes, execução de Aplicações Descentralizadas (DApps) e tokenização de ativos.

A Cardano possui um modelo de desenvolvimento orientado por metodologia científica, em artigos que são formalmente revisados por pares. O próprio nome do protocolo foi uma homenagem ao matemático Gerolamo Cardano.

O que influencia o preço da Cardano?

A precificação das criptomoedas é ainda um assunto complexo e que pode ser abordado sob diferentes perspectivas e metodologias de análises. Diferente de outros mercados, criptoativos não podem ser precificados com base em fluxo de caixa, dividendos distribuídos ou outras métricas que não existem no setor. Portanto, é preciso analisar as criptomoedas sob outras perspectivas.

Confira alguns fatores que influenciam o preço da Cardano (ADA):

  • Adoção como dinheiro: os criptoativos, como a ADA, que possuem boas propriedades monetárias e a capacidade de serem utilizados de pessoa para pessoa (p2p), podem também servir como dinheiro para troca de valores. Quanto mais pessoas utilizam a ADA como dinheiro ou reserva de valor, isto tende a apreciar o valor do token, visto que reduz a sua oferta no mercado;
  • Valor Total Bloqueado (TVL): o TVL é uma métrica que mede quantos ativos estão bloqueados em um determinado protocolo ou serviço DeFi. Quanto mais ativos estiverem bloqueados no protocolo, maior tende a ser a importância da rede para o setor. Atualmente, a Cardano é a nona rede com maior TVL, ranking que é liderado pelo Ethereum;
  • Desenvolvimentos positivos: notícias e acontecimentos relevantes podem afetar o preço de criptoativos. Por exemplo, a adoção de uma grande empresa ou governo por uma rede blockchain é algo que certamente tende a provocar movimentos positivos no preço. No entanto, o comportamento do mercado não é tão previsível, visto a presença de insiders e pessoas com informações privilegiadas. Dessa forma, é possível até mesmo que o preço caia após a publicação de uma notícia positiva;
  • Ciclos de mercado: o mercado de criptomoedas é ainda um setor muito cíclico, que está principalmente alinhado com os movimentos do Bitcoin. Historicamente, altcoins tem tido um bom desempenho quando o Bitcoin passa por novos grandes ciclos de adoção. De forma semelhante, altcoins também tendem a ter um desempenho negativo quando todo o mercado está em declínio.

Qual foi o desempenho da Cardano (ADA) em 2023?

Para entender a previsão para Cardano em 2024, é preciso saber o desempenho da Cardano ao longo de 2023. A ADA, token nativo da rede Cardano, passou por um ano majoritariamente negativo. No entanto, o preço do token disparou de forma excepcional nas últimas semanas, o que trouxe o token para o verde no acumulado do ano.

Gráfico Cardano 2023
Gráfico Cardano 2023

A recente alta da ADA ocorreu em uma recuperação geral do preço do Bitcoin e dos principais criptoativos. É importante notar que a ADA obteve um desempenho negativo no meio do ano, à medida que a SEC classificou alguns criptoativos, como ADA e SOL, como sendo potencialmente valores mobiliários.

Esta classificação traria problemas regulatórios para as principais instituições ligadas à fundação da rede. Um movimento semelhante ocorreu nos últimos anos com um processo movido pela SEC contra a Ripple, que fundou o token XRP.

Qual o desempenho histórico anual da Cardano (ADA)?

A Cardano passou por dois grandes ciclos de alta desde a sua fundação: o primeiro em 2017 e o segundo em 2021. Ambas altas exponenciais foram seguidas por quedas severas no preço. Em 2017, o preço da ADA chegou a cair mais de 95%. Desde o topo de 2021, o preço da ADA caiu mais de 90%. Agora, o criptoativo ensaia uma nova recuperação.

Gráfico Cardano Histórico
Gráfico desempenho anual histórico Cardano

Previsão e expectativas para Cardano em 2024

Mas afinal, qual a previsão para Cardano em 2024? O ano de 2024 será marcado pelo quarto halving da história do Bitcoin. O evento, que reduz pela metade a emissão de novas moedas, tem provocado ciclos de altas no mercado de criptomoedas. Há expectativa por parte de analistas de que este movimento potencial de alta do Bitcoin traga de volta uma alta geral para o setor.

Quais as atualizações e novidades da Cardano?

A rede Cardano conta com um roteiro de desenvolvimento bem definido, que são divididos em cinco fases: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire. Atualmente, o desenvolvimento da rede está na fase Goguen, que começou em 2020 e vai se estender até 2024. Esta atual fase que está chegando ao fim é focada na execução de contratos inteligentes, e importantes desenvolvimentos foram alcançados, como o lançamento da linguagem de programação Plutus.

A Basho, a próxima fase de desenvolvimento da rede, será focada na escalabilidade do protocolo, que ainda é um problema em diversas redes blockchain. Espera-se um foco maior em redes de segunda camada, como a Hydra, que permite transações com menor custo no protocolo. 

Vale a pena investir em Cardano em 2024?

Agora que você já sabe a previsão para Cardano em 2024, pode estar se perguntando: vale a pena investir em Cardano no próximo ano? A decisão de incluir um determinado criptoativo em uma carteira de investimento deve ser analisada individualmente. É preciso levar em consideração fatores individuais, como perfil de risco do investidor para tomar esta decisão.

No entanto, a ADA pode ser de fato uma boa escolha para o ano de 2024, dada a sua relevância para o setor como um todo. O criptoativo apresenta alta liquidez, e sua blockchain segue possuindo casos de usos reais e importantes para o cenário global. No entanto, não é possível prever com certeza se o criptoativo obterá um desempenho positivo no próximo ano, dada a natureza ainda volátil do setor.

Invista em Cardano com a Coinext!

Agora que você já sabe a previsão para Cardano em 2024, saiba que com a Coinext você consegue comprar e vender Cardano de forma segura e rápida.

Somos uma exchange totalmente brasileira, focada em protocolos de cibersegurança assertivos, para que você possa negociar seus ativos com tranquilidade e responsabilidade.

Abra sua conta grátis e se junte a mais de 410 mil clientes!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria