Mulheres em finanças, tecnologia e criptomoedas

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Conheça neste artigo algumas das mulheres mais importantes na área de criptomoedas, tecnologia e finanças.

Tamiris Freitas
Última atualização:
1/8/2023
Investimentos

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data para refletirmos sobre os espaços conquistados por todas até aqui e sobre aqueles que ainda precisam ser ocupados.

Ao longo da história e até recentemente, muitas não tinham uma série de direitos fundamentais, nem mesmo podiam abrir uma conta no banco sem a autorização do pai ou do marido.

Estamos caminhando, mas ainda longe da igualdade de gênero. Na tecnologia, as mulheres ainda são minoria. No mercado financeiro acontece o mesmo. E se trouxermos isso para o universo de criptomoedas, este número é ainda menor.

Mas as barreiras estão sendo quebradas.

Temos muitos exemplos de mulheres que tiveram papéis fundamentais ao longo do tempo. E hoje queremos destacar alguns desses nomes que fizeram (e fazem!) diferença e inspiram muitas pessoas no segmento de tecnologia, finanças e criptomoedas.

Ada Lovelace

O primeiro algoritmo

Você   sabia   que   o   primeiro   algoritmo   foi   criado   por   uma   mulher?  A matemática britânica Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, traduziu textos   de   Luigi   Menabrea,   um   matemático   italiano,   sobre   ferramentas analíticas usadas pelo matemático inglês Charles Babbage. O trabalho ficou muito mais amplo que o original, pois Lovelace acrescentou suas próprias anotações. Uma delas era um algoritmo para a máquina analítica computar a sequência de Bernoulli, e assim, ficou conhecida por ter criado o primeiro algoritmo da história.

Stacey Cunningham

A 1ª mulher presidente da Bolsa de Nova York

"Após 226 anos de história, Bolsa de Nova York terá 1ª mulher no seu comando". Esse foi o título da matéria feita pelo jornal O Globo para noticiar que Stacey Cunningham tinha assumido a presidência da bolsa mais famosa do mundo. E pasmem: isso só foi acontecer em meados de 2018.

Tavonia Evans

Criadora da $GUAP

Não podemos comentar sobre a diferença entre homens e mulheres sem lembrar que a falta de inclusão é ainda mais latente quando falamos de mulheres negras. Tavonia Evans criou uma criptomoeda chamada $GUAP. O projeto foi criado para atender a consumidores negros e recompensar comportamentos de consumo que mantêm  o dinheiro circulando em empresas cujos donos são pessoas negras, fortalecendo suas próprias comunidades. Além de tudo, ainda é uma mãe visionaria: quando Evans teve a ideia, as primeiras pessoas para quem ela contou foram seus filhos, por entender que eles fazem parte da geração que utilizará suas criptomoedas. E é claro, eles validaram a ideia.

Sheryl Sandberg

COO Facebook

Sheryl Sandberg é chefe de operações do Facebook, sendo a primeira mulher a fazer parte do quadro de executivos c-level da rede social. Foi eleita a 6ª mulher mais poderosa do mundo (Forbes, ano), já foi vice-presidente de vendas online e operações da Google, além de ser uma ativista de carteirinha na luta pela igualdade de gênero. Em seus dois livros publicados "Faça acontecer - Mulheres, trabalho e vontade de liderar" e "Como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade" ela fala da necessidade de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança.

Susan Wojcicki

CEO Youtube

Susan   tem   uma   carreira   bem  fora   do  óbvio.   Formou-se   em  história e literatura em Harvard, fez mestrado em Ciência e Economia e entrou para a tecnologia posteriormente, trabalhando para a Intel. Larry Page e Sergey Brin,   os   cofundadores   da   Google,   montaram   o   primeiro   escritório   da empresa na garagem dela, em 1998. Logo depois, Susan virou gerente de marketing   e   conduziu   projetos   como   Google   Imagens,   Google   Livros, AdWords, adSense e Google Analytics. Considerada a 12ª mulher mais poderosa (Forbes, ano), hoje ela é CEO do YouTube.

Solange Gueiros

Desenvolvedora Blockchain

Solange Gueiros é desenvolvedora em Blockchain, com especialização  em Ethereum. Em 2019 ficou em 1º lugar no prêmio da EthBerlin, com um projeto utilizando Waves. Sua trajetória é longa: trabalha com sistemas, projetos e bancos de dados há mais de 20 anos e tem se tornado cada vez mais uma referência no assunto, tanto no Brasil quanto no mundo.

Liliane Tie Arazawa

Criadora do Women in Blockchain Brasil

Com o objetivo de trazer a inclusão feminina para o segmento de tecnologia e blockchain, Liliane Tie criou o Women in Blockchain Brasil, uma rede que une as profissionais do segmento para se fortalecerem, trocarem ideias e se ajudarem no ambiente que é predominantemente masculino. “A equidade de gênero vai levar provavelmente 108 anos para acontecer”, explica. “Mas a salarial ainda vai demorar 202.", comentou em uma entrevista dada a Forbes, no ano passado.

Kathleen Breitman

Co-Founder e CEO da Tezos

Kathleen Breitman é co-fundadora e CEO da Tezos. Em 2017 liderou o projeto de US$ 232 milhões (ICO), o que significou um recorde no segmento de criptomoedas naquele ano. Com um background no mercado financeiro e grande entusiasmo pela tecnologia blockchain, Breitman foi responsável por grande parte do desenvolvimento da empresa. Após uma série de adversidades, o projeto se tornou um sucesso.

É tanto talento que estamos aqui nos perguntando se Satoshi Nakamoto não é também uma mulher. E por que não?

Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Tamiris Freitas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Mais nesta categoria