O futuro do mercado DeFi: Report da Mercurius Junho

Confira as principais notícias do mercado de criptomoedas, os destaques do mês e muito mais no relatório de junho da Mercurius Crypto. Aproveite!

Mercurius Crypto
Última atualização:
1/8/2023

No report deste mês (01/06/2021 a 30/06/2021)

Atualização

  • Notícias do Mercado
  • Dica e destaque do mês

Potencial do mercado DeFi

  • Mercado DeFi vs mercado centralizado
  • A união de ambos os mercados

Desafios para a adoção

  • As Dificuldades para utilizar DeFi
  • O empecilho das questões regulatórias

O futuro do Mercado DeFi

  • Os principais protocolos DeFi
  • Tendências de valorização para o mercado

Confira o report completo, gratuito!

Por dentro do Mercado

98% dos fundos investirão em criptomoedas: a expectativa é de uma alocação média de 7.2%

Uma pesquisa recente mostrou a crescente tendência dos investidores institucionais a adicionarem criptomoedas ao seu portfólio, reforçando a adoção institucional dessa classe de ativos no médio e longo prazo.

Uniswap e a regulação do mercado DeFi: UNI cria um fundo de 25 milhões visando a regulação

Em uma iniciativa inédita no mercado DeFi, a Uniswap criou um fundo visando a construção e o suporte jurídico para o desenvolvimento de uma regulação pró mercado DeFi.

Dica do mês

3 sinais para não investir em um ativo

De acordo com o Coinmarketcap, existem mais de 10 mil criptoativos diferentes no mercado atualmente. A grande maioria deles não possui fundamentos e nem são projetos sólidos, com uma baixa probabilidade de trazerem retorno no longo prazo.

Entretanto, boa parte dos investidores, especialmente os que estão iniciando nesse mercado, não sabe diferenciar os bons ativos de ativos ruins. Pensando em te ajudar com essa diferenciação, nesta análise a Mercurius lista as três principais red flags(sinais de alerta) para um ativo.

1 - Cópia de um ativo

Quando pensamos no longo prazo, as cópias tendem a evoluir menos que o ativo principal, de tal forma que irão entregar menos retorno no longo prazo. Basta comparar o retorno do BTC com o retorno de suas cópias, a exemplo do Litecoin, para visualizar a diferença de forma prática.

2 – Taxas extremamente baixas

Muitos projetos apresentam soluções “revolucionárias” para as taxas cobradas no mercado de criptomoedas, se apresentando como killers de determinado ativo. Entretanto, na maioria das vezes, essa grande inovação apresenta um risco descentralização muito superior, o que torna o projeto arriscado no longo prazo.

3 – Apenas no papel

Cuidado com ICOs e promessas de ativos revolucionários que nunca tiveram um track record bem definido!

O potencial do Mercado DeFi

Por: Orlando Telles

“DeFi pode não substituir todos os provedores de serviço TradFi, mas substituirá o software / infraestrutura em que a TradFi se baseia - TradFi torna-se a porta de entrada para DeFi.”– Stani Kulechov, Fundador da Aave, 2021

Em um primeiro momento, a visão do fundador da Aave, maior protocolo de lending (empréstimos) da atualidade, pode parecer algo completamente contra intuitivo. Qual seria o motivo para que o mercado financeiro centralizado seja a porta de entrada para o mercado de DeFi (finanças descentralizadas)?

Bem, se pensarmos na dinâmica da adoção de uma inovação tecnológica você perceberá que essa relação faz todo o sentido. Hoje o mercado DeFi possui um UX(experiência do usuário) muito ruim. Dessa forma, muitos investidores do mercado de criptomoedas ainda nem sabem como utilizar as soluções propostas no segmento de finanças descentralizadas.

Se mudamos o público para o investidor institucional, essa barreira já se reduz deforma significativa, visto que trata-se de um grupo bem menor para ser educado e para compreender as funcionalidades desse mercado (além de ter ao seu lado muito mais recursos do que o investidor varejo).

O investidor institucional tende a possuir uma visão mais racional do mercado, optando pelas soluções que tornam o sistema financeiro mais eficiente, transparente e confiável (propostas essas incorporadas pelo ecossistema DeFi).

É razoável pensar que a próxima grande destrava de valor para o mercado DeFi pode ser sua adoção pelos investidores institucionais, que se tornarão a ponte de acesso para o público geral. Portanto, partindo desse pressuposto, a grande pergunta que um investidor deve-se fazer é: “o que fará com que os investidores institucionais adotem o mercado de finanças descentralizadas?”

A análise deste report terá o objetivo de responder essa pergunta e mostrar quais os projetos que estão mais bem posicionados para essa mudança (e que tendem ase valorizar significativamente no longo prazo).

Mercado tradicional x Mercado DeFi -  Report da Mercurius
(Imagem: Report da Mercurius Crypto)

Antes de entrar nessa análise de forma mais aprofundada, acredito que seja fundamental reforçar que o grande valor do mercado DeFi é seu efeito rede. Assim como na internet, a cada nova aplicação DeFi adicionada na rede, o ecossistema se torna mais robusto e com mais valor. Por isso, é fundamental construir o formato mais acessível o possível dessa tecnologia, visto que a acessibilidade foi a grande destrava de valor da internet no passado.

Ecossistema DeFi 2019 x Internet em 1970 - Report da Mercurius Crypto
(Imagem: report da Mercurius Crypto)
Acesse o report completo aqui! Download do material completamente gratuito.
Sobre o autor
Mercurius Crypto
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Mais nesta categoria