O que são Exchanges Descentralizadas (DEX)?

Quer saber mais sobre as exchanges descentralizadas? Continue nesse conteúdo que preparamos para você entender mais sobre elas.

Equipe Coinext
Última atualização:
13/5/2024

Sempre que você deseja comprar ou vender ativos, seja no mundo convencional ou no mercado de criptomoedas, é comum depender de uma corretora como intermediária. Mas você sabia que há como fazer isso sem elas?

Continue nesse artigo e saiba mais sobre as DEXs, ou Exchanges Descentralizadas. No universo em constante evolução das finanças descentralizadas (DeFi), as DEXs oferecem oportunidades que ampliam a privacidade e a discrição das transações com criptomoedas. 

Quer saber mais sobre elas? Continue nesse conteúdo que preparamos para você.

O que é uma Exchange Descentralizada (DEX)?

Uma Exchange Descentralizada, é uma plataforma onde é possível fazer a negociação de 

criptomoedas sem intermediários, através de transações diretas de ponto a ponto (P2P). Nas DEX, os próprios usuários são responsáveis pela liquidez e governança do projeto.

Além de comprar e vender criptomoedas, as DEX oferecem outras funcionalidades. Por exemplo, os usuários podem usar essas plataformas para colocar criptomoedas ociosas para render ou mesmo para obter empréstimos. Projetos como Aave e UniSwap são exemplos claros dessas funcionalidades.

Um conceito importante para as Exchanges Descentralizadas são os pools de liquidez. Isso porque nelas, os usuários podem colocar seus tokens em troca de rendimento. Vale ressaltar que, de maneira geral, as DEX têm menos usuários e menos volume de negociação que as Corretoras Centralizadas (CEXs).

Como as DEXs funcionam? 

As DEX, ou corretoras descentralizadas, funcionam a partir de contratos inteligentes em blockchains como Ethereum ou Binance Smart Chain. Esses contratos inteligentes gerenciam as ordens de compra e venda de ativos criptográficos de forma automática e descentralizada, sem a necessidade de uma autoridade central.

Caso um usuário deseje realizar uma transação em uma DEX, ele interage diretamente com o contrato inteligente da plataforma por meio de uma carteira de criptomoedas compatível, como o MetaMask. O contrato inteligente verifica se há contrapartes para a transação desejada em seu livro de ordens descentralizado e, se houverem, executam a transação de forma automática e imediata.

Além disso, como citado anteriormente, os usuários também fornecem liquidez às corretoras a partir dos pools de liquidez. Para isso, eles envolvem depositar pares de ativos em um pool, o que possibilita que usuários negociem esses ativos. Como resultado, aqueles que fornecem liquidez recebem uma parte das taxas geradas pelo pool.

Qual a diferença entre CEX e DEX?

A diferença principal entre uma Exchange Centralizada (CEX) e uma Exchange Descentralizada (DEX) reside no modo como operam e gerenciam as transações de criptomoedas:

CEX (Exchange Centralizada)

As CEXs são operadas por empresas que mantêm o controle central sobre todas as operações. Elas requerem que os usuários depositem seus fundos na plataforma, o que significa que a exchange detém as chaves privadas e, portanto, o controle sobre os ativos dos usuários. Algumas das características são:

  • Facilidade de Uso: Geralmente, oferecem interfaces de usuário amigáveis e suporte ao cliente, tornando-as mais acessíveis para iniciantes;
  • Recursos: Proporcionam uma variedade de serviços, como negociação com margem, empréstimos, futuros e opções;
  • Segurança e Regulação: Estão sujeitas a regulamentações governamentais e muitas possuem medidas de segurança robustas, como autenticação de dois fatores e seguros para os depósitos dos usuários. No entanto, sendo centralizadas, podem ser mais suscetíveis a ataques hackers e questões regulatórias.

DEX (Exchange Descentralizada)

Nas DEX, as transações ocorrem diretamente entre os usuários através de contratos inteligentes, sem a necessidade de um intermediário. Os usuários mantêm o controle de suas chaves privadas e, consequentemente, de seus ativos.

  • Privacidade e Segurança: Oferecem um nível maior de privacidade, pois muitas vezes não requerem que os usuários forneçam informações pessoais. Além disso, o risco de ataques centralizados é menor;
  • Recursos Limitados: Tendem a ter menos recursos em comparação às CEX e podem ser mais complexas de usar, especialmente para quem está começando;
  • Liquidez e Slippage: Frequentemente, as DEX têm problemas de liquidez, o que pode resultar em maior slippage (diferença entre o preço esperado de uma ordem e o preço pelo qual a ordem é realmente executada).

Vantagens das DEXs

Agora que você entende como funciona uma DEX, pode estar se perguntando mais profundamente quais são suas vantagens. As principais vantagens das DEXs são:

Controle total sobre ativos

Os usuários mantêm a posse de suas chaves, o que faz com que eles tenham controle total sobre seus criptoativos.

Segurança aprimorada

Por não ter um ponto central, as DEX podem ser menos suscetíveis a ataques de hackers;

Privacidade

De maneira geral, as DEX não precisam de verificação de identidade, oferecendo um certo grau de anonimato nas transações.

Menor risco de manipulação de mercado

A natureza descentralizada reduz o risco de manipulação de preços e outras práticas injustas.

Desvantagens das DEXs

Apesar de oferecem alguns benefícios no que diz respeito a segurança e privacidade, as DEXs também apresentam algumas desvantagens que podem atrapalhar a experiência dos usuários, como:

Liquidez menor

As exchanges descentralizadas, muitas vezes apresentam problemas de liquidez quando comparadas as CEX. Isso pode dificultar que se execute grandes ordens sem que isso impacte o preço de mercado. 

Interface menos intuitiva

A natureza descentralizada e a tecnologia subjacente às DEX muitas vezes resultam em interfaces de usuário menos amigáveis. Isso pode ser um obstáculo, especialmente para novos usuários que não estão familiarizados com os conceitos de carteiras de criptomoedas e contratos inteligentes.

Suporte ao cliente limitado

Como as DEX operam de forma descentralizada, geralmente não há um suporte ao cliente robusto que possa ajudar os usuários a resolver problemas específicos ou responder a perguntas de maneira rápida e eficiente.

Barreiras técnicas

Para utilizar uma DEX, os usuários muitas vezes precisam de um conhecimento técnico mais avançado, como o uso de carteiras de criptomoedas e a interação com contratos inteligentes, o que pode ser intimidador para alguns.

Vale a pena investir em uma Exchange Descentralizada?

Investir em uma Exchange Descentralizada (DEX) pode parecer atraente devido ao controle ampliado sobre os ativos e à privacidade aprimorada que oferece. No entanto, quando o assunto é segurança, as Corretoras Centralizadas (CEXs) tendem a ser uma opção mais robusta e confiável.

As CEXs em sua maioria são reguladas por entidades governamentais, o que as obriga a aderir a rigorosos padrões de segurança e transparência. Além disso, muitas dessas corretoras investem pesadamente em segurança cibernética, utilizando tecnologias avançadas para proteger os dados e os ativos dos usuários.

Embora nenhuma plataforma de negociação seja completamente livre de riscos, e casos de violações de segurança possam ocorrer tanto nas CEXs quanto nas DEXs, o ambiente regulado, o suporte estruturado e os investimentos significativos em medidas de segurança fazem das CEXs uma opção mais segura para investidores que priorizam a proteção de seus investimentos.

Invista na Coinext e amplie seu portifólio de Criptomeodas hoje!

Por isso, invista em criptomoedas pela Coinext. Em nossa plataforma, você tem acesso a uma interface intuitiva e segura, ideal para quem busca fazer transações rápidas e eficazes. 

Não perca tempo, comece a investir hoje mesmo e junte-se a milhares de investidores que confiam na Coinext para expandir seus portfólios de criptomoedas. 

Faça seu cadastro agora!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se