Investir em criptomoedas: é uma boa hora para fazer isso?

Esse é o melhor momento para investir em criptomoedas? Nesse conteúdo você descobre o que analisar para chegar essa resposta e saber se vale a pena investir.

Equipe Coinext
26/5/2022
Investir em criptomoedas: é uma boa hora para fazer isso?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Começar

Investir em criptomoedas é visto como um caminho promissor por muitos investidores, já que o crescimento e a evolução constante do criptomercado reforçam o potencial desse setor. Entretanto, a dúvida que paira entre muitos é: como saber se essa é a melhor hora para investir em criptomoedas?

A resposta para essa pergunta envolve compreender bem os momentos do mercado e sua própria realidade para tomar as melhores decisões, o que só se alcança com bastante estudo e autoconhecimento. Além do mais, o investidor bem informado consegue encontrar boas oportunidades até mesmo em meio a cenários de criptomoedas em queda.

Pensando nisso, vamos te ajudar a entender se esse é um bom momento do mercado para investir em criptoativos e algumas dicas para fazer sua própria análise. Neste artigo você vai ver:

  • É uma boa hora para investir em criptomoedas?
  • Como escolher o melhor momento para investir em criptomoedas
  • Em qual criptomoeda investir em 2022?

É uma boa hora para investir em criptomoedas?

Não se pode adivinhar os exatos melhores dias para se posicionar em um criptoativo, especialmente porque as criptomoedas são ativos de renda variável, cuja volatilidade é muito maior do que em mercados tradicionais. 

Mas é justamente por ser marcado por oscilações de preços que o criptomercado oferece constantemente boas oportunidades de entrada que podem valorizar exponencialmente as carteiras de investidores e traders.

Tomando como exemplo o contexto do criptomercado na primeira metade de 2022, observamos um cenário de quedas e incerteza, como consequência de uma série de eventos macroeconômicos.

Tais eventos incluem os impactos dos conflitos na Ucrânia, a política de aperto monetário realizada pelo FED e a quebra da Terra (LUNA e UST), moedas de um projeto que se encontrava no top 10 do mercado cripto.

Por mais que seja um contexto negativo e que gera pânico na comunidade cripto, criptomoedas nesses momentos podem proporcionar novas oportunidades para os investidores. Por exemplo:

  • É possível comprar uma quantidade maior das criptomoedas que compõem seu portfólio com o mesmo valor do aporte investido regularmente.
  • Surgem mais chances de entrada em um novo criptoativo como alternativa para diversificação de carteira.

Ou seja, até mesmo cenários de baixa podem trazer bons resultados para investidores. Mas como saber se agora é a melhor hora para investir em criptomoedas com mais chances de sucesso?

A resposta final depende das particularidades de cada investidor:

Essa pergunta pode ter várias respostas, pois depende de fatores pessoais, como:

  • Qual é o objetivo do seu investimento?
  • Quanto tempo será dedicado a ele?
  • Será um investimento de longo prazo ou serão feitos trades em espaços curtos de tempo?
  • Quais os fundamentos e características do criptoativo em questão?
  • Este investimento terá alguma destinação específica no futuro? Um plano de previdência com cripto ou a compra de um bem, como carro ou imóvel?
  • Indo mais além, este investimento pode ser utilizado como um fundo para iniciar um negócio? 

Caso sua resposta se encaixe em casos de investimento a longo prazo, por exemplo, o momento pode ser propício para iniciar esse investimento. Isso porque os fundamentos de criptomoedas bem estabelecidas no mercado, como o Bitcoin, continuam sólidos e com tendência de mais valorização ao longo do tempo, que devem ser considerados nesses momentos de queda.

Portanto, trata-se de avaliar o momento do mercado, seu próprio momento e os fundamentos do ativo no qual você pretende investir. 

Como saber o melhor momento para investir em criptomoedas?

A seguir, apresentamos alguns cuidados a serem tomados para realizar essa análise com mais confiança:

Saiba analisar os movimentos do mercado

Mesmo que não seja possível prever o futuro, conseguimos enxergar padrões que se repetem na história de uma criptomoeda que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas. Nesse sentido, tanto a análise técnica quanto a fundamentalista são de extrema importância para o investidor.

Para buscar padrões em qualquer criptoativo, os movimentos históricos ajudam o investidor a entender possíveis tendências de mercado e saber identificar determinados ciclos que o ativo possui.

No caso do Bitcoin, existe um bom indicador que pode mostrar algumas tendências. O ciclo de halving é um deles e acontece a cada 4 anos. Analisando graficamente, podemos detectar períodos de bear e bull market dentro de cada ciclo de halving do Bitcoin. 

Nos últimos dois ciclos, podemos detectar que os períodos de bear market geralmente acontecem há dois anos do próximo halving, ou seja, o BTC passa por alguns meses de queda. 

Passado esse período, se inicia um cenário de bull market, que geralmente acontece um ano antes do halving. Esse movimento pode ser interpretado como uma precificação antecipada desse importante evento, que em tese representa um corte expressivo na oferta de novos Bitcoins no mercado, gerando a escassez do BTC – um dos principais fundamentos da moeda –, que acaba impulsionando a valorização do criptoativo ao longo do tempo.

Assim, conhecer bem os ativos nos quais investe e o mínimo de análise gráfica é fundamental para perceber as próximas tendências do mercado e, assim, saber identificar qual o melhor momento para investir em criptomoedas e realizar boas compras.

Tenha uma estratégia de investimento

Mais seguro do que tentar prever todos os movimentos do mercado, é ter uma estratégia bem definida e se manter fiel a ela. 

Para alguns investidores, a estratégia de DCA (Dollar-Cost Averaging) funciona melhor justamente por seguir sempre compras regulares, em vez de tentar antecipar a oportunidade de comprar na baixa para vender na alta. Para isso, o investidor realiza aportes mensais, semanais ou quinzenais, por exemplo.

Assim, quando o mercado está em queda, o investidor consegue comprar mais criptoativos com o mesmo valor investido regularmente, sem deixar de se beneficiar também dos momentos de alta nos preços.

O DCA ajuda a reduzir os efeitos da volatilidade do criptomercado e traz mais segurança para o investidor no curto prazo. Por isso, essa estratégia geralmente é escolhida por investidores que priorizam segurança e regularidade em detrimento de altos rendimentos.

Compreenda seu próprio momento

Vale destacar novamente a importância de uma autorreflexão, pois encontrar a melhor hora para investir em criptomoedas requer entender o seu próprio contexto. 

Por mais que todos estejam sujeitos ao mesmo momento do mercado, cada investidor possui planejamentos e jornadas específicas, que envolvem suas próprias particularidades.

Em vista dessas diferenças, de nada adianta reproduzir ações de terceiros, se você não for coerente com sua própria realidade em primeiro lugar.

Em qual criptomoeda investir em 2022?

Se você acompanha nossos conteúdos, já sabe que sempre ressaltamos que a decisão sobre qual criptomoeda investir deve ser baseada no perfil de investidor e na realidade de cada pessoa.

Isso significa que você deve avaliar o que faz mais sentido para você, dentro de seu próprio contexto, personalidade e objetivos, para então conseguir encontrar as criptomoedas mais adequadas para você investir.

Grande parte dos investidores experientes e especialistas reforçam que Bitcoin e Ethereum são as criptomoedas mais sólidas do mercado. Isso fica claro em momentos de baixa, como visto durante o primeiro semestre de 2022, em que Bitcoin e Ether são menos impactados do que altcoins, que costumam sofrer quedas mais bruscas.

Por isso, investidores de perfil conservador, que são aqueles que priorizam a segurança, tendem a dividir seu patrimônio entre essas duas criptomoedas, enquanto os de perfil arrojado assumem maior risco em uma variedade maior de altcoins, como ativos de redes DeFi, game tokens, moedas do Metaverso e NFTs, por exemplo, mas ainda com maior porcentagem em BTC e ETH.

Então, ao aproveitar momentos de queda para aumentar sua carteira ou diversificar seus investimentos, tenha em mente esses aspectos. 

Caso seja coerente com sua estratégia e perfil de investidor, existem projetos com bons fundamentos por trás de criptomoedas promissoras para 2022 que você pode avaliar com cautela. Neste vídeo, apresentamos as principais características de algumas delas:

E, claro, além de conhecer a si mesmo, é preciso conhecer bem o mercado: 

Estude a dinâmica e acompanhe as principais notícias sobre criptomoedas

Conte com a Coinext para se informar sobre o que acontece no mundo das criptomoedas e tenha em mãos conteúdos educativos, no Blog e Youtube, que irão sanar todas as suas dúvidas para investir com mais segurança. Abra sua conta agora!

Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Começar
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback