Dollar-Cost Averaging é uma estratégia usada ao investir em ativos como Bitcoin e outras criptomoedas. Entenda a importância de usar o DCA em momentos de queda.
No mundo do trade de criptomoedas, existe uma série de estratégias de investimento disponíveis para qualquer trader que deseja ter sucesso no mercado. Uma das principais, é o DCA, também conhecido como Dollar-Cost Averaging. Dollar-Cost Averaging é uma estratégia usada nos investimentos em vários tipos de ativos, inclusive Bitcoin e outras criptomoedas. O método consiste em aplicar o mesmo montante financeiro regularmente, visando reduzir o preço médio de compra. Seu nome significa “custo médio em dólar”, mas é válido com qualquer moeda.
No âmbito dos criptoativos, essa é uma estratégia bastante usada por investidores para se proteger em meio à volatilidade e aproveitar as oportunidades de comprar criptomoedas em queda nos momentos de baixa do mercado.
Neste conteúdo, você aprenderá o que é Dollar-Cost Averaging e como usar a estratégia nos seus investimentos em criptomoedas, na prática.
Veja só o que vamos abordar neste artigo:
Dollar-Cost Averaging (DCA) é uma estratégia de investimento que consiste em realizar aportes fracionados em um determinado ativo, seguindo intervalos de tempo pré-determinados e regulares.
Isso quer dizer que, em vez de fazer uma grande aplicação financeira em um ativo de uma só vez, o investidor divide o valor total em várias compras menores, que podem ser divididas em semanas, quinzenas ou meses, aplicando sempre o mesmo valor.
Como o montante aplicado será constante e não determinado pelos preços de mercado, no DCA o investidor não precisa esperar os momentos de baixa para realizar compras do ativo, o que muitas vezes é difícil de prever e nem sempre é possível monitorar diariamente.
Desse modo, ao longo do tempo será mantido um preço médio, que pode até não gerar ganhos exorbitantes, mas confere mais segurança e estabilidade à carteira de investimentos.
O objetivo do Dollar-Cost Averaging é reduzir os efeitos da alta volatilidade que o mercado de criptomoedas proporciona e trazer mais segurança para o investidor no curto prazo.
Existem duas consequências a serem consideradas após o aporte realizado, caso o preço do criptoativo caia ou suba:
Assim, quando o mercado estiver em queda, o investidor conseguirá comprar mais criptoativos do que no mercado em alta, ao passo que também se beneficiará dos cenários de subida nos preços.
Logo, essa é uma estratégia que se contrasta com outras práticas, como Lump Sum, em que o investidor faz um grande aporte único, e Market Timing, modelo no qual o investidor tenta prever a oportunidade de comprar na baixa para vender na alta. Ou seja, diferente do DCA, que foca na constância dos aportes, existem outras estratégias como scalping trade e day trade, que buscam aproveitar pequenas oscilações de preço ao longo do dia para obter lucros rápidos."
Considerando a dificuldade de antecipar e monitorar as altas e baixas no mercado, assim como controlar as emoções durante os investimentos, a estratégia de DCA geralmente é escolhida por investidores que priorizam segurança e regularidade em detrimento de altos rendimentos.
Para entender como aplicar Dollar-Cost Averaging, na prática, vejamos um exemplo:
Suponhamos que Alice possua R$1.200 e queira investir em Bitcoin em 2022. Ela possui duas alternativas:
Para ilustrar numericamente, vamos usar o primeiro dia de cada mês como base para representar o desempenho das duas estratégias, até a situação do mercado durante a escrita deste artigo, em maio de 2022:
Perceba que a estratégia de diluir os aportes ao longo do ano diminuiu o percentual de perdas mesmo com a queda do Bitcoin, que vem desde o início do ano.
Ao optar pela estratégia de DCA, especialistas recomendam as seguintes medidas para manter a segurança de seus investimentos e fazer uma boa gestão de riscos:
Quer saber mais sobre perfil de investidor? Assista ao vídeo abaixo e entenda as diferenças entre os perfis existentes.
Como mostrado no exemplo prático acima, houve uma grande diferença de desempenho nos dois casos utilizando estratégias distintas, chegando a aproximadamente 17,85%.
Esse percentual será a diferença de lucro no futuro, quando o Bitcoin voltar a subir, pois o investidor que optou pela estratégia do DCA comprou a criptomoeda em contextos em que o preço estava mais barato em relação ao início do ano, abrindo margem para valorização em relação ao valor investido.
Tendo em mente que o objetivo do Dollar-Cost Averaging não é obter a maior rentabilidade possível, e sim ter mais segurança e controle inclusive em cenários negativos, a estratégia de DCA utilizada em momentos de baixa pode trazer bons resultados a longo prazo.
Para a sequência de 2022, pode acontecer de o criptomercado virar e surgir uma nova onda de valorização como aconteceu em 2021. Do mesmo modo, ainda existe a possibilidade de o mercado continuar negativo durante todo o ano, afinal, não sabemos o que vai acontecer no futuro.
Independente do rumo que o mercado de criptoativos tomar nos próximos meses, o DCA é uma estratégia que promove mais segurança para o investidor, principalmente quando o objetivo por trás desse investimento é de longo prazo, considerando que o Bitcoin e as criptomoedas têm uma perspectiva promissora de valorização nos próximos anos.
Conte com a Coinext para aprender mais sobre estratégias de investimento e se planejar da melhor maneira possível. Acesse nosso Blog e YouTube para mais conteúdos que irão tirar todas as suas dúvidas.
Dessa forma, com o conhecimento necessário, incluindo de estratégias como Dollar-Cost Averaging, fica muito mais fácil investir com confiança. Abra sua conta grátis e comece a investir nas principais criptomoedas do mercado com total segurança!