SocialFi: por que é importante?

Descubra o que é, como funciona e qual a importância dos projetos SocialFi, um nicho do mercado Web 3.0, que tem o potencial de mudar interações.

Redação Coinext
Última atualização:
3/5/2024
Tokens

Descubra o que é, como funciona e qual a importância dos projetos SocialFi, um nicho do mercado Web 3.0, que tem o potencial de mudar como as interações sociais ocorrem na internet.

De maneira geral, esses serviços unem DeFi com redes sociais, criando um ambiente onde usuários interagem, mas também obtêm recompensas financeiras por suas contribuições e engajamento. Quer saber mais sobre essa nova tendência? Continue nesse artigo.  

O que é SocialFi?

SocialFi é um termo que une as palavras Social e Finanças. Este setor do mercado blockchain visa melhorar as interações sociais na internet. 

Os projetos da área podem ter a capacidade de integrar de forma mais direta e sem intermediários criadores de conteúdo com seus seguidores, além de promover a soberania dos usuários sobre os seus dados e contas em redes sociais.

O SocialFi possui muitos pontos em comum com as Redes Sociais Descentralizadas (DeSoc). No entanto, o SocialFi é principalmente focado em resolver problemas das soluções sociais financeiras.

Muitas redes sociais atualmente focadas em vídeo e outros tipos de conteúdo permitem que seguidores recompensem e monetizem os seus criadores de conteúdo favoritos. Muitas destas plataformas cobram altas taxas por seus serviços, que podem atrapalhar a interação entre usuários. No entanto, as redes SocialFi costumam permitir uma integração direta entre criadores e seus seguidores.

Por que SocialFI é importante? 

Os projetos SocialFi são importantes, pois podem ser uma evolução das soluções centralizadas conhecidas no mercado Web 2. Confira abaixo alguns pontos que destacam a importância deste nicho de mercado:

Controle sobre os dados

Os projetos do gênero podem permitir que os usuários tenham maior controle e soberania sobre os seus dados, que de outra forma estariam sendo armazenados por grandes empresas de tecnologia.

Promove liberdade de expressão

Os projetos SocialFi e as Redes Sociais Descentralizadas podem promover uma maior liberdade de expressão em comparação com as redes centralizadas.

Maior transparência

Estas redes e protocolos são normalmente de código aberto, algo que traz maior transparência para este setor da economia.

Reduz custos e taxas

As redes SocialFi podem promover uma economia de recursos, que seriam direcionados originalmente para pagar pelas taxas de empresas centralizadas.

Projetos de SocialFI

Confira abaixo alguns dos principais projetos SocialFi presentes no mercado blockchain, setor que tem crescido exponencialmente na última década.

Friend.tech (BASE)

O Friend.tech (BASE) é um projeto desenvolvido na Base, uma solução de segunda camada do Ethereum. Por meio do protocolo, os usuários podem comprar e vender “keys”, que dão o direito de enviar mensagens para uma pessoa específica. Dessa forma, é possível entrar em contato com personalidades e criadores de conteúdo de forma direta. 

Além disso, estas keys possuem cotação de mercado e podem se valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo. Este modo de funcionamento evita spam e permite que pessoas que possuem muitos fãs online possam se conectar de forma mais individual com outras pessoas.

Star Arena (Avalanche)

A Star Arena é um dos projetos mais populares da rede Avalanche. A rede social descentralizada permite a integração entre criadores de conteúdo, personalidades e seus fãs. Para ter acesso a chats e salas de bate papo exclusivas, é necessário possuir “tickets”, que são negociados como ativos digitais.

As redes SocialFi podem ocupar um espaço importante de um setor da economia que movimenta bilhões de dólares anualmente. 

Estas redes podem minar o espaço de mercado de grandes empresas de tecnologia que monetizam a interação entre criadores de conteúdo e fãs. Estes protocolos podem também criar uma integração direta entre fãs e criadores, de modo a dar acesso exclusivo a chats e grupos por meio de ativos digitais.

Invista em criptomoedas com a Coinext!

Agora que você já conhece mais sobre a SocialFI, conte com a Coinext para investir em diversos tipos de criptomoedas.

Estamos desde 2017 no mercado oferecendo criptomoedas tradicionais, stablecoins, memecoins e muitos mais para que você possa iniciar no mundo cripto com segurança. 

Faça seu cadastro e comece a investir agora!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
No items found.