Coluna do TradingView: análise de criptomoedas semanal (09/01)

Mercado cripto reflete otimismo após o payroll na última sexta-feira. Confira os estudos dos analistas do TradingView sobre criptomoedas desta semana (09/01).

TradingView
Última atualização:
4/1/2024

Mercado cripto reflete otimismo após o payroll nesta sexta-feira, operando em alta sequencial desde a semana passada, juntamente com bolsas americanas.

No momento, o Bitcoin opera acima dos US$17 mil, em ritmo de compra, esperando recuperação econômica. 

Coluna do TradingView: Mercado cripto comemora payroll na sexta

Confira o que os analistas do TradingView estão comentando:

Dom0400

A premissa de um suporte oculto acontece quando uma linha descendente começa a suportar o preço de forma mediana e, à medida que o preço repica para fazer um topo mais baixo que o anterior, ele retesta a mesma linha em forma de pullback.

É muito comum isso acontecer em canais de baixa e vice-versa, quando o preço rompe o suporte oculto. O próximo suporte está localizado a 50% do canal e aos 100%, espelho do canal, em sua amplitude total (as setas laranjas têm a representação do preço testando os 50% do espelho do canal, setas verdes testando o suporte oculto, os 100% não foram atingidos até o presente).

Olhando para o canal e seu espelho, nota-se de forma clara que existe a formação de triângulo contido dentro do mesmo. E o alvo do triângulo todo mundo sabe, toda sua amplitude projetada do Bitcoin em seu último topo para baixo aos 12.800 e seu alvo total a partir do rompimento do seu cateto adjacente. No caso desta figura, mais ou menos aos 10.800. Olhando para a ação do preço, nota-se que ele já rompeu! Se rompeu, cadê os ursos?

O preço continua vindo do suporte dos 50% do espelho e agora está em cima do suporte oculto. Há risco de queda sim, pois o gráfico aponta queda, mas a ponta comprada vai trabalhar em cima de suportes, "no mercado tem para todo mundo". (Ver o gráfico dinâmico).

Gráfico no par BTC/USD apontando suporte oculto do Bitcoin

IG Cripto

"Em uma tentativa de resistir à turbulência sem precedentes no mercado, a Huobi é a mais recente empresa a cortar empregos. A exchange está planejando demitir cerca de 20% de seus funcionários, um movimento que foi confirmado pelo fundador da Tron e membro do conselho consultivo global da Huobi, Justin Sun".

"De acordo com dados coletados pela CryptoQuant, cerca de 44,36% do capital da Huobi é alocado em HT, token emitido pela plataforma. Seria essa a próxima exchange a cair? Este tipo de risco pode colocar pressão sobre a sustentabilidade da plataforma se eles tiverem grandes saques, como ocorreu na FTX.”

Se isso realmente acontecer com a Huobi, vamos ter uma grande possibilidade de uma queda de -59% para o ativo. Sobre os dados coletados da CryptoQuant, eu não duvido que pode acontecer uma pressão de sustentabilidade pela plataforma por grandes saques. Isso trás um grande desinteresse para o ativo e exchange em geral. Não coloco minha mão no fogo em nenhuma corretora/exchange.

Acontecendo a perda desse suporte, que fica entre a região 0.5 e 0.61 de fibonacci, isso vai respeitar mais queda para o ativo HT. Seguimos abaixo das médias mais curtas, que são 8 e 80 períodos, e abaixo também da média mais longa de 200 períodos.

Puxei a fibonacci de tendência para saber a região de 100%, que pode ser considerada pelas Ondas de Elliott, e para saber também as regiões que provavelmente podem reverter o preço. Pois seguimos sobrevendidos no indicador RSI. (Ver a análise completa).

Gráfico do par Huobi Token (HT)/USDT
Disclaimer: Na Coinext, visando a segurança dos fundos de nossos clientes e total liquidez para saques instantâneos, realizamos segregação patrimonial entre os ativos dos usuários e os ativos próprios da corretora. Além disso, as criptomoedas estão mantidas em carteira segura BitGo, custodiante regulada nos Estados Unidos e segurada contra invasões.

Leandro

Estamos com uma resistência na região dos 17k. A curto prazo, estamos em um canal lateral entre 17k e 16,4k. A violação da resistência pode levar o preço aos 18,3k. Os dados econômicos ontem favoreceram os ativos de risco, e SP500 e Nasdaq tiveram uma leve recuperação após os dados do Payroll, o que influencia diretamente também as criptos para um dia positivo.

Observando o gráfico no D1 e no h1, acredito que esse fim de semana seja de realização de posições para o BTC, devido a essa região de resistência dos 17k, podendo levar o preço até a região de 16,6k. Logo, estarei vendido até essa região com stop acima dos 17,1k. (Ver mais sobre Bitcoin).

Gráfico de preço do par BTC/USDT

Tiago Eder

O Bitcoin, assim como os mercados tradicionais, não está imune à reação da psicologia dos mercados. Sendo assim, tentamos identificar o range de cada etapa do Psicologia de Ciclo de Mercado.

Veja que, para atender aos 80% médios de correção histórica de mercado, o BTC atingiria a região de 13K. Vamos acompanhar durante 2023, se de fato o que foi projetado irá se realizar. (Ver mais sobre Criptomoedas).

Gráfico do par BTC/USD

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Dom0400, IG Cripto, Leandro e Tiago Eder.

Coluna do TradingView (02/01): Mercado opera em alta com destaque no Litecoin
Sobre o autor
TradingView
O TradingView é uma plataforma de gráficos e uma rede social utilizada por milhões de traders e investidores em todo o mundo para encontrar oportunidades em diferentes mercados. Semanalmente, analistas do TradingView trazem estudos de análises técnicas sobre o mercado de criptomoedas.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se