Por que ter controle financeiro pessoal para investir em cripto?

Por que é preciso ter controle financeiro pessoal antes de investir em cripto? Saiba como organizar suas finanças para investir em criptomoedas da melhor forma.

Mobills
Última atualização:
1/8/2023
Investimentos

Nos últimos anos, as criptomoedas têm atraído milhões de investidores em todo o mundo, por conta de suas inúmeras vantagens. 

Contudo, tão importante quanto saber como e em quais criptoativos é fazer um controle financeiro pessoal antes de investir. 

Nesse artigo, saberemos como organizar nossas finanças para que possamos investir da melhor forma. Então, vamos nessa? 

O que é controle financeiro pessoal? 

O controle financeiro pessoal consiste na organização das nossas finanças com o objetivo de conquistarmos a liberdade financeira.

Para colocar isso em prática, é preciso seguir os seguintes passos: 

  1. Fazer um diagnóstico da sua vida financeira; 
  1. Registrar tudo o que entra e sai do seu bolso; 
  1. Definir objetivos financeiros; 
  1. Construir um orçamento que seja adequado à sua realidade. 

Para otimizar e facilitar esse processo, você pode utilizar um gerenciador financeiro, como o da Mobills. Nele, você consegue cadastrar receitas e gastos, sincronizar seus cartões de crédito, criar planos financeiros, analisar gráficos personalizados e muito mais. 

Com uma boa organização, é possível garantir uma segurança maior para o seu dinheiro, tendo em vista que estará minimizando as chances de gastar mais do que ganha. 

Além disso, seguindo esse passo a passo, você vai encontrar meios para economizar nas suas despesas para que sobre mais dinheiro no fim do mês e, assim, você possa investir mais em criptos. 

Por que fazer um controle financeiro pessoal? 

Investir em criptoativos pode nos trazer um ótimo retorno e garantir uma excelente diversificação do nosso patrimônio. 

Contudo, se não tivermos um orçamento organizado, é possível termos um prejuízo maior que os lucros que ganharemos com nossos investimentos. 

Diante disso, podemos resumir os benefícios do controle financeiro em dois principais: 

  • Garantia de aportes mensais; e 
  • Garantia de que não precisaremos vender nossos ativos. 

No primeiro caso, um orçamento organizado vai fazer com que consigamos juntar todo mês a quantia que estabelecemos. 

No longo prazo, isso faz muita diferença, pois investir mensalmente sem falhar é um dos pilares do sucesso financeiro. 

Por outro lado, se não tivermos cuidado com nossas finanças, é possível que gastemos mais do que deveríamos e, assim, não teremos dinheiro para fazer nosso investimento mensal. 

Da mesma forma, sem controle financeiro, corremos o risco de ter que vender nosso patrimônio para tapar buracos no orçamento. 

E essa venda tem dois problemas: se feita na hora errada, poderemos fazê-lo por um preço menor do que pagamos e, se essa prática se tornar frequente, nunca conseguiremos acumular patrimônio. 

Entendido isso, podemos dar um passo atrás para entendermos o conceito de controle financeiro pessoal. 

Agora que já estamos com o orçamento organizado, podemos partir para o investimento em criptomoedas. Vamos lá?

Como começar a investir em criptomoedas? 

Para que você possa começar a investir em criptomoedas, é preciso delimitar qual é a parcela do seu orçamento que você deseja separar para investimentos. 

Após isso, você precisa delimitar qual é a parcela do seu patrimônio que estará alocada em criptoativos. 

Contudo, para realizar esse último passo, é preciso definir seus objetivos financeiros e conhecer seu perfil de risco

Isso porque, se a maior parte dos seus objetivos são de curto prazo, não faz sentido ter uma parcela muito grande da sua carteira em criptomoedas. 

Além disso, se o seu perfil de risco é mais conservador, o ideal é alocar menos de 10% da sua carteira em criptomoedas. 

Para compreender esse ponto, é preciso conhecer as características do mercado de criptomoedas. 

Características das criptomoedas 

As criptomoedas são relativamente recentes, sendo o Bitcoin a primeira delas, lançada em 2009.

O Bitcoin surgiu na época da crise imobiliária nos Estados Unidos, em busca de maior descentralização e liberdade financeira. Desde então, novos projetos cripto surgiram promovendo novas soluções tecnológicas para o sistema financeiro.

Como muitos desses conceitos ainda são novidades para o mercado como um todo, os criptoativos ainda pode ser bastante voláteis nesses anos iniciais, sobretudo quando falamos de projetos de criptomoedas mais recentes.

Por ser volátil, isto é, variar bastante o preço dos ativos, é fundamental que você entenda seu perfil de investidor e tolerância ao risco para planejar melhor seus investimentos.

Por exemplo, investidores de perfil mais conservador tendem a concentrar seus recursos em ativos mais sólidos, como Bitcoin e Ethereum. Já investidores de perfil mais arrojado costumam explorar outros projetos mais recentes, lembrando da importância de uma boa análise fundamentalista para identificar as criptos mais promissoras.

Controle suas finanças para investir! 

Neste texto, nós entendemos a importância de ter um controle financeiro para investir em criptomoedas e quais são as características destas. 

Portanto, podemos colocar em prática as dicas citadas para que possamos garantir nosso sucesso financeiro no longo prazo. 

Desse modo, maximizaremos nossas chances de sucesso em nossos investimentos e minimizaremos nosso risco financeiro. 

Além disso, construiremos uma carteira que seja adequada ao nosso perfil e aos nossos objetivos.

Lembre-se que pode contar com a ajuda de uma ferramenta de controle financeiro, como um aplicativo, para facilitar o seu processo!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Mobills
Mobills é uma startup de gestão de finanças pessoais focada em criar soluções mais inteligentes para o dinheiro de seus clientes, além de auxiliar os brasileiros a terem uma vida financeira mais saudável. Com esses objetivos, a startup atua desenvolvendo diferentes plataformas e soluções. Entre elas estão o aplicativo de gestão financeira, com mais de 10 milhões de downloads, o comparador de cartões, onde as pessoas podem comparar mais de 200 opções disponíveis no mercado, e a vertente de educação financeira.
Mais nesta categoria