O que é CBDC? Qual a relação com Real Digital e criptomoedas?

O que é CBDC? Neste conteúdo você entende o conceito de Central Bank Digital Currency, o que é Real Digital e como eles impactam as criptomoedas.

Denio Grossi
20/10/2022
O que é CBDC? Qual a relação com Real Digital e criptomoedas?

CBDC significa Central Bank Digital Currency, que em português pode ser traduzido como “moeda digital emitida por banco central”. Esse é um tipo de dinheiro digital que governos ao redor do mundo, como China, Estados Unidos e inclusive o Brasil estão estudando.

O projeto de CBDC brasileiro ficou conhecido como Real Digital e seu anúncio causou alvoroço, dúvidas e curiosidades entre as pessoas. Afinal, o que é Real Digital? Uma CBDC é uma criptomoeda? É o mesmo que Pix?

Neste artigo, vamos te contar como funcionam as CBDCs, suas vantagens e os impactos que essa tecnologia pode trazer para o entendimento e adoção das criptomoedas no Brasil e no mundo. Confira: 

  • O que é CBDC?
  • CBDC é uma criptomoeda?
  • CBDC é o mesmo que stablecoin?
  • O que é o projeto Real Digital?
  • Vantagens de uma Central Bank Digital Currency
  • Quais países já possuem CBDC?

O que é CBDC?

Uma CBDC é a representação digital da moeda oficial de um país, que pode ser usada para compras, reserva de valor, entre outras funções que o dinheiro tradicional já possui. 

A diferença é que, enquanto o dinheiro comum existe fisicamente, a CBDC existe somente de forma digital. Esse dinheiro virtual fica armazenado em carteiras digitais disponibilizadas por instituições com autorização do banco central.

Algumas vantagens da CBDC incluem facilitar pagamentos além das fronteiras e incluir a população não coberta adequadamente pelos serviços bancários atuais, tornando o sistema de pagamento de um país mais eficiente.

Portanto, o objetivo de uma CBDC é complementar o sistema nacional de pagamentos já existente com uma moeda digital, trazendo maior alcance, velocidade, segurança e baixo custo para as transações.

Tipos de CBDC

As CBDCs podem ser de dois tipos:

  • CBDC de varejo: está disponível para o público em geral, da mesma forma como já usamos o próprio papel-moeda. Assim, a CBDC de varejo poderia ser usada por todas as pessoas e empresas para realizar transações de qualquer valor no cotidiano.
  • CBDC de atacado: fica restrita às transações de valores elevados entre instituições financeiras, como as reservas bancárias, bancos, cooperativas e instituições de pagamento.

CBDC é uma criptomoeda?

CBDC e criptomoeda são coisas diferentes. Uma CBDC é uma moeda digital emitida por um banco central. Por ser uma representação da moeda oficial, a CBDC é administrada de forma centralizada pela autoridade monetária de um país.

Já as criptomoedas são moedas digitais criadas por uma equipe de desenvolvedores e administradas de maneira descentralizada pela própria comunidade de usuários, e não por um banco central.

Além disso, todo o registro de transações com uma criptomoeda é público para que todos saibam o que está acontecendo em sua rede.

Logo, enquanto o objetivo de uma CBDC é ser complementar à moeda oficial, a criptomoeda é uma alternativa às moedas tradicionais dos governos, em busca de mais autonomia e liberdade para as pessoas dentro do sistema financeiro.

Assista ao vídeo a seguir e entenda mais sobre essa relação:

A dúvida sobre CBDC ser ou não uma criptomoeda costuma surgir porque as CBDCs usam a mesma tecnologia que os criptoativos para registrar e validar transações: Blockchain e criptografia.

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a se consolidar no mundo inteiro e se tornou o grande responsável pela popularização da tecnologia Blockchain para moedas digitais.

A Blockchain pode ser entendida como um livro-caixa público e digital, onde todas as transações com moedas digitais são registradas de maneira segura e transparente.

Embora sejam distintos, o uso de CBDC pelo Brasil pode ajudar no reconhecimento e aumento de confiança das pessoas em modelos digitais de pagamento, o que pode ser positivo também para a adoção das criptomoedas entre brasileiros.

Ainda se discute em países ao redor do mundo a melhor forma de regulamentar o setor das criptomoedas. O primeiro passo já foi dado por governos como o de El Salvador, que já adotou o Bitcoin como moeda oficial.

CBDC é o mesmo que stablecoin?

CBDC também não é o mesmo que stablecoin. Na verdade, stablecoin é um tipo específico de criptomoeda que consegue manter seu valor estável ao ser lastreada a algum outro ativo financeiro, como moedas fiduciárias (real, dólar, euro, etc.) ou metais preciosos, por exemplo.

Diferentemente das CBDCs, que são emitidas pelo banco central, as stablecoins são de emissão privada e também podem ser administradas pela comunidade. Alguns exemplos são Tether Dólar (USDT), USD Coin (USDC) e Dai (DAI).

Quer saber mais sobre as stablecoins? Então, confira esse vídeo onde explicamos como as criptomoedas estáveis funcionam:

O que é o projeto Real Digital e qual sua relação com CBDC?

O Real Digital é um projeto que visa desenvolver a CBDC do Brasil, uma representação digital do Real físico que já circula hoje em dia. 

Em agosto de 2020, foi constituído um grupo de trabalho com especialistas para estudar e experimentar a emissão de uma moeda digital pelo Banco Central do Brasil.

Segundo o site oficial do BC, o Real Digital poderá “ser convertido para qualquer outra forma de pagamento hoje disponível – como depósito bancário convencional ou em real físico – e também poderá ser utilizado para pagamentos do dia a dia.”

É possível comprar o Real Digital?

De acordo com informações do Banco Central, quem desejar ter Reais em formato digital deverá entregar Reais no formato convencional e o BC irá emitir os Reais digitais correspondentes, por intermédio de alguma instituição financeira, como banco, cooperativa ou fintech.

Para ter acesso ao Real Digital, será preciso ter uma carteira virtual em custódia de uma instituição autorizada pelo Banco Central.

Você poderá usar o Real Digital para operações comuns do cotidiano, como:

  • fazer pagamentos em lojas;
  • transferir Reais Digitais para outras pessoas;
  • sacar seus Reais Digitais convertendo para o formato físico;
  • pagar boletos e impostos.
o que é CBDC - duas notas, uma de dois reais e a outra de cinquenta reais em um fundo branco

Vantagens de uma Central Bank Digital Currency

Com a infraestrutura adequada, as principais vantagens que uma CDBC pode trazer para um país são:

  • facilidade, velocidade e baixo custo na integração entre os pagamentos de para empresas e pessoas de diferentes países, junto com modernizações nas leis cambiais;
  • redução de custos de transação e relações comerciais mais práticas entre pequenas empresas;
  • inclusão da população não coberta adequadamente pelos serviços bancários atuais.

Quais países já possuem CBDC?

Muitos países já estão estudando e experimentando formas de desenvolver e implementar sua CBDC. Outros apenas começaram a avançar nas discussões sobre moedas digitais. Saiba mais:

  • Bahamas: O Banco Central das Bahamas foi o primeiro país a lançar uma CBDC em outubro de 2020. Sua moeda digital se chama Sand Dollar.
  • China: A China é um dos países mais avançados nos testes de sua própria CBDC, que recebeu o nome de yuan digital. A moeda digital chinesa funciona por meio de uma Blockchain privada e está sendo testada desde 2019. Um valor correspondente a US$14 bilhões já foi transacionado.
  • Estados Unidos: Em contraste com a China, os Estados Unidos estão mais atrasados com relação a uma CBDC, ainda sem um consenso claro entre a necessidade de possuir ou não um dólar digital oficial.
  • Brasil: No Brasil, já estão sendo trabalhados os primeiros protótipos para o Real Digital. O LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) selecionou alguns projetos para desenvolver soluções para a CBDC.

Agora você já sabe o que é CBDC, o que esperar do Real Digital e seu impacto para as criptomoedas.

É fato que ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma ampla adoção de moedas digitais no Brasil. Mas a importância, necessidade e vantagens da tecnologia Blockchain e das criptomoedas parecem estar ficando cada vez mais claras para a população.

Para fazer parte dessa inovação e começar a comprar criptomoedas, abra sua conta na Coinext. Aqui você encontra um ambiente seguro para negociar criptoativos e conta com suporte e educação para aprender mais sobre o investimento em cripto.

Agora que você sabe o que é CBDC e a relação com o Real Digital e as criptomoedas, continue acompanhando as novidades e notícias sobre o universo cripto no Blog e YouTube da Coinext.

Sobre o autor
Denio Grossi
Diretor de Growth na Coinext, especialista em tecnologia, criptomoedas, Blockchain e entusiasta do universo cripto como um todo.
Mais nesta categoria
Coinext: Comprar Bitcoin
Melhor exchange brasileira de criptomoedas. Máxima segurança.
4,7
Baixar