4 tipos de tokens para começar a investir hoje mesmo

Nesse conteúdo, você conhece 4 tipos de tokens para começar a investir agora mesmo e diversificar sua carteira de criptomoedas. Clique e conheça agora mesmo.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/3/2024

Com o avanço da Blockchain e a expansão dos diferentes usos da tokenização em investimentos e negócios, foram surgindo novos tipos de tokens.

Hoje, existem diferentes categorias de token no mercado e isso pode confundir quem está entrando agora no setor de criptoativos ou ainda tem dúvida sobre qual é o melhor ativo digital para sua estratégia.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois neste conteúdo você conhecerá os principais tipos de token para investir e como avaliar a melhor opção para compor sua carteira. Siga a leitura para aprender:

  • O que é token?
  • 4 tipos de tokens para começar a investir
  • Como saber em qual tipo de token investir?
  • Diversificação de investimento com tokens lastreados
  • Como comprar seus tokens

Mas antes de conhecer os tipos de token, é preciso entender bem esse conceito:

O que é token?

É provável que você já tenha ouvido falar de token, não é mesmo? Fora do contexto de criptoativos, token é um sistema gerador de chaves de segurança. Essa chave funciona como uma espécie de senha para quando clientes precisam utilizar serviços bancários digitalmente, como internet banking.

Já quando falamos de criptoativos, token é uma representação digital de algum ativo real, ou seja, algum bem ou serviço que possua valor, por meio de seu registro na Blockchain. Entenda o que é essa tecnologia e como tokens são criados:

Como os tokens funcionam

A Blockchain é um livro-contábil digital e descentralizado, onde todas as transações são registradas por meio de criptografia, de forma automatizada e segura.

Desse modo, ativos reais como imóveis, títulos, ações, objetos e até mesmo serviços são registrados na Blockchain para ganhar uma representação digital, como uma espécie de certificado digital de posse, chamado de “token”.

Esse processo de transformar ativos reais em ativos digitais é conhecido como tokenização, facilitando a negociação de bens e serviços, por preços muito mais acessíveis e com menor burocracia.

Assista a esse vídeo que responde às principais dúvidas de investidores quando o assunto é tokenização:

Diferentemente de criptomoeda, que está relacionada ao tipo de token voltado para pagamentos, o termo “token” engloba uma gama muito mais ampla de ativos digitais. Essa é uma das principais diferenças entre token e criptomoeda.

Os principais tipos de tokens são:

  • Payment Tokens (Tokens de pagamento)
  • Utility tokens (Tokens de utilidade)
  • Security tokens (Tokens de segurança)
  • NFTs (Tokens não fungíveis)

A seguir, você vai saber para que serve cada um deles e como investir em tokens:

1. Payment Tokens (Tokens de pagamento)

Como o próprio nome já diz, tokens de pagamento possuem o objetivo principal de funcionar como meio de pagamento de bens e serviços e também podem ser usados como reserva de valor.

Esse tipo de token está associado às criptomoedas, e por isso é um dos mais conhecidos. 

Podemos dizer que possuem a mesma função do dinheiro, porém, são moedas digitais e suas transações são protegidas por criptografia. Atualmente, a quantidade de tokens de tipo é enorme, para você ter ideia, somente aqui na Coinext você encontra mais de 40 alternativas, entre as melhores criptomoedas estão ativos como Bitcoin (BTC) e Litecoin (LTC).

tipos de tokens - algumas moedas representando criptomoedas como Bitcoin, litecoin e ripple

2. NFTs (Tokens não fungíveis)

NFTs representam a posse de um item único e insubstituível, seja ele virtual ou físico, como objetos colecionáveis, itens de jogos online e obras de arte.

Assim, comprar um NFT é como adquirir também o direito de propriedade sobre o item exclusivo que o token representa.

Os exemplos mais famosos de NFTs são provavelmente os tokens da coleção Bored Ape Yacht Club, comprados por Neymar por milhões de reais.

tipos de tokens - representação na NFT mais famosa

NFT é um assunto muito debatido atualmente. No último ano, tivemos uma explosão desses tokens. No entanto, ainda é possível encontrar algumas dúvidas sobre o tema.

Para esclarecer isso, preparamos um vídeo que conta os detalhes sobre o que é NFT:

3. Utility tokens (Tokens de utilidade)

Os utility tokens são um tipo muito comum de token, que chama atenção de investidores e usuários justamente por sua função: eles concedem acesso a um produto ou serviço às pessoas que o possuem.

Isso significa que, diferente dos tokens de pagamento, os tokens de utilidade não são desenvolvidos com o objetivo de funcionar como dinheiro, mas sim oferecer benefícios exclusivos a seus detentores.

Por exemplo, um utility token pode oferecer passes VIP, programas de fidelidade, descontos em produtos exclusivos, direitos de voto ou programas de fidelidade. É o caso dos tokens Chiliz (CHZ) e Basic Attention Token (BAT).

4. Security tokens (Tokens mobiliários)

Os security tokens têm seu valor vinculado a ativos externos já existentes, como bens e ações. Cada token representa uma fração desse ativo e pode ser negociada. Um exemplo são tokens de Participação de Empresa.

Uma característica importante desse tipo de token é que, como está ligado a produtos financeiros regulados, um security token deve seguir as leis e regulamentações locais aplicáveis a valores mobiliários.

Como saber em qual tipo de token investir?

Para saber qual o melhor tipo de token para você investir, primeiro é preciso conhecer seu perfil de investimentos. Você é um investidor de perfil conservador, que prioriza a segurança, ou mais arrojado, disposto a correr mais riscos em busca de lucros mais altos?

Entendendo essas questões, fica mais fácil identificar os tokens que fazem mais sentido para você dentro da sua estratégia de investimento.

Por exemplo, alguém que se considera dentro do perfil conservador irá priorizar a maior parte da sua carteira de criptoativos em ativos mais sólidos como o Bitcoin, evitando expor uma porcentagem maior de seu patrimônio a utility tokens de projetos mais recentes.

Essa auto análise, junto com um estudo da dinâmica de mercado, são os primeiros passos para investir em cripto, desde os primeiros mil reais em criptomoedas.

Outro ponto importante de uma boa estratégia de investimento é a diversificação, fundamental para uma boa gestão de riscos.

Ao montar uma carteira, lembre-se da importância de não concentrar todo seu patrimônio em um único ativo, como uma forma de diluir o risco dos investimentos e driblar a volatilidade.

E quando o assunto é diversificar, a tokenização tem facilitado o acesso a alternativas de diversificação de investimentos de baixo risco e de alto rendimento. Saiba mais a seguir:

Diversificação de investimento com tokens lastreados

Os tokens lastreados são representações digitais de ativos reais, ou seja, bens, direitos ou produtos financeiros do mundo real que possuem valor.

Esses tokens podem estar atrelados a imóveis, direitos autorais, precatórios, consórcios e até mesmo jogadores de futebol, tudo por meio do registro desses ativos em uma rede Blockchain.

Ativos tokenizados são uma excelente alternativa para diversificação porque tokens como os de royalties musicais e precatórios estão descorrelacionados da bolsa de valores, diferentemente de outros criptoativos e produtos como ações.

Uma das alternativas mais atraentes é o investimento em royalties musicais. Nessa alternativa, mensalmente, o investidor recebe o provento dos direitos autorais de músicas que são sucessos. Aqui na Coinext, é possível encontrar essa alternativa, abra sua conta e tenha acesso aos melhores tokens e criptomoedas do mercado.

Invista em tokens de forma segura e rápida Coinext

Na Coinext, você encontra ativos tokenizados para investir nos maiores hits do Brasil e em precatórios do estado de São Paulo a partir de R$100. Conheça as oportunidades!

Aqui, você também conta com conteúdo educativo para te ajudar a dar os primeiros passos no investimento em tokens e criptomoedas com maior confiança e uma plataforma fácil de usar para investir com segurança.

Assim, agora que você já conhece esses tipos de tokens, abra sua conta grátis e explore esse universo agora mesmo.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se