O que é Tokenização? Entenda como funciona e suas vantagens

Você sabe o que é tokenização? Nesse conteúdo você entende o conceito por trás de ativos tokenizados e tira todas suas dúvidas sobre o tema.

Cláudio Neto
13/7/2022
O que é Tokenização? Entenda como funciona e suas vantagens
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

A tokenização é o processo de transformar ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais para facilitar sua negociação entre pessoas e empresas e para oferecer novas soluções a diferentes negócios.

Esse é um importante passo na democratização dos investimentos, já que esse modelo remove barreiras de acessibilidade presentes no mercado tradicional, como o excesso de burocracia e o alto custo inicial para investimentos de maior rentabilidade, possibilitando o acesso de pequenos investidores a ativos de alta performance.

Além disso, a tokenização está abrindo portas para investimentos alternativos e inovadores que representam novas oportunidades de diversificação e alocação de patrimônio.

Mas o que exatamente é tokenização de ativos e como esse processo funciona? Se você se interessou, continue lendo porque neste conteúdo vamos falar sobre tudo isso e apresentar as vantagens que a tokenização pode oferecer para investidores e empresas. Você vai aprender:

  • O que é tokenização
  • Como a tokenização funciona
  • Como é feita a tokenização de ativos
  • O que é o investimento em ativos tokenizados
  • Vantagens e riscos

O que é tokenização?

Tokenização é o processo de transformar ativos do mundo real em ativos digitais. Isso é feito por meio do registro do ativo em Blockchain, a mesma tecnologia por trás do funcionamento do Bitcoin e demais criptomoedas, que você irá conhecer neste artigo.

O conceito de “ativo” pode ser entendido como tudo aquilo que possui valor, podendo ser negociado e convertido em dinheiro. Já ativos digitais são a representação virtual desses itens, permitindo que eles sejam transferidos, comprados, vendidos e armazenados digitalmente.

Praticamente tudo pode ser tokenizado e transformado em um ativo digital. Porém, quando falamos em ativos tokenizados, nos referimos a ativos que possuam valor econômico e possam ser negociados ou funcionar como investimento. Como bens tangíveis:

  • Imóveis;
  • Commodities;
  • Objetos colecionáveis;
  • Metais preciosos;
  • Obras de arte.

Ou intangíveis:

  • Créditos, títulos e ações;
  • Benefícios VIP;
  • Equipes esportivas;
  • Direitos autorais;
  • Músicas e arte em geral.
Invista em tokens e em criptos de forma segura.

Como a tokenização funciona?

A tokenização permite que esses ativos sejam fracionados e distribuídos digitalmente em partes menores.

Cada uma dessas partes é chamada de “token” e representa uma fração ou totalidade da propriedade sobre o ativo, que pode ser distribuída a diferentes pessoas com mais praticidade, segurança e menor custo. O token funciona, portanto, como um certificado digital.

As vantagens são enormes tanto para quem está tokenizando quanto para quem está adquirindo os tokens:

  • Para quem emite: O emissor do token é o detentor do ativo representado digitalmente, que passa a contar com mais autonomia e liquidez para distribuir e negociar seus bens, sem a necessidade de ter uma entidade central como intermediadora.
  • Para quem investe: Por representar uma parte menor do ativo, o token também possui um preço menor, e por isso fica mais acessível a pequenos investidores. Do mesmo modo, se o valor de um ativo varia, o token também pode valorizar ou desvalorizar. É assim que investidores obtêm lucro e rentabilidade.

Desse modo, a tokenização remove barreiras presentes no mercado tradicional, como a burocracia, o horário bancário, o excesso de intermediários e o alto custo inicial para investimentos tradicionais de maior rentabilidade, além de abrir portas para novos produtos financeiros alternativos e inovadores.

Como tudo é feito de forma automática e digital, esse sistema funciona 24 horas todos os dias, o que possibilita que ativos sejam negociados instantaneamente em qualquer lugar do mundo.

Além disso, a tokenização de ativos é positiva por possibilitar novas oportunidades de diversificação de investimentos para as pessoas e também por oferecer diferentes soluções para empresas que tokenizam seus ativos, agilizando processos e possibilitando novos meios de lidar com seu patrimônio.

Conheça a seguir a tecnologia que possibilita todo esse avanço nos investimentos:

Encontre tokens para investir agora mesmo.

Como a tokenização de ativos é feita?

O processo de tokenização acontece por meio do registro de um ativo na Blockchain. Por isso, é importante entender melhor esse conceito:

Uma Blockchain pode ser entendida como um livro contábil compartilhado, mantido por uma rede de computadores que validam e registram todas as transações de forma descentralizada e distribuída. Ou seja, a rede não é mantida nem controlada por uma única entidade centralizadora.

Todas as informações registradas na Blockchain são protegidas por criptografia e o processo de validação é público e transparente para os usuários da rede, de modo que os fundos nela armazenados estejam seguros e que a rede se mantenha confiável. Uma vez registrada, uma transação não pode ser desfeita ou fraudada.

Por meio de um código de programação automatizado na Blockchain, conhecidos como contratos inteligentes, um ativo do mundo físico é digitalizado e fragmentado em unidades menores criptografadas: os tokens.

Cada token representa uma parte ou totalidade da propriedade sobre o ativo ao qual foi associado, para que ele seja mais facilmente negociado.

Antes de serem emitidos, eles são estruturados juridicamente de maneira que possam ser posteriormente distribuídos entre diferentes pessoas, ou seja, comprados, vendidos e armazenados, tudo de acordo com as regulamentações locais.

Essa distribuição é feita por meio de uma oferta na plataforma responsável pela emissão do token ou no mercado secundário onde podem ser negociados, como em exchanges como a Coinext, por exemplo.

o que e tokenizacao - celular conectado a Blockchain

Tipos de tokens

Os tokens são divididos em diferentes categorias, de acordo com o ativo que representa. Alguns exemplos são:

  • Tokens de Precatórios: Precatórios são títulos de dívida pública expedidos pela Justiça, que pessoas físicas ou jurídicas têm a receber de órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Quando tokenizados, esses títulos são divididos em várias partes, permitindo a negociação dos direitos sobre as dívidas públicas judiciais com um valor unitário mais baixo do que aquele que bancos e outras instituições financeiras requerem.
  • Tokens de Royalties Musicais: Royalties são os pagamentos feitos aos detentores dos direitos autorais sobre uma obra musical quando ela é executada publicamente.  Os tokens representam a posse sobre parte dos royalties das músicas que compõem o catálogo da operação. Assim, quanto mais uma música é tocada, maior é a rentabilidade. O investidor terá uma renda mensal passiva durante o prazo estabelecido e resgata o valor vendendo o ativo ao final da operação.
  • Tokens de Mecanismo de Solidariedade: Geralmente usado por clubes esportivos para tokenizar o mecanismo de solidariedade sobre um ou mais atletas. Quando os jogadores incluídos são transferidos entre equipes ao longo de sua carreira, parte do lucro com a negociação do atleta é distribuído entre os investidores.

Já que falamos sobre o investimento em Tokens de Royalties Musicais, vale a pena conferir a live que fizemos, onde explicamos todos os detalhes sobre o assunto:

Ativos tokenizados como alternativa de investimento

Quando aplicada ao mercado financeiro, a tokenização de ativos remove a necessidade de vários intermediários participarem do processo de investimento, o que evita o excesso de burocracia comumente presente no mercado tradicional.

Ao reduzir o número de agentes intermediários, o pagamento de taxas e a burocracia, os investimentos se tornam mais ágeis, baratos e descomplicados.

Além disso, ao dividir produtos para investimento em partes menores e com valores iniciais mais baixos, cria-se oportunidades para um número ainda maior de pessoas poderem contar com investimentos de maior rentabilidade.

Diversifique sua carteira com ativos tokenizados.

Vantagens do investimento em ativos tokenizados

  • Diversificação: A tokenização de ativos oferece mais oportunidades para diversificar investimentos. Tanto ativos tradicionais, como ações, commodities e títulos, quanto categorias inovadoras, como direitos sobre atletas e propriedades intelectuais, podem ser tokenizados e estar ao alcance de mais pessoas e empresas.
  • Acessibilidade: A tokenização facilita o acesso de pequenos investidores a ativos de alta performance, que até então estavam ao alcance somente de grandes investidores e empresas. A grande variedade de produtos alternativos, com custo inicial mais baixo e processo descomplicado, contribui para a democratização dos investimentos.
  • Mais liquidez: Ao serem tokenizados, ativos que antes ficavam restritos a um pequeno grupo de instituições passam a ser negociados com mais facilidade e agilidade por um maior número de pessoas e a qualquer hora do dia, pois o mercado de criptoativos é ininterrupto, diferentemente do horário bancário tradicional. Dessa forma, investidores e emissores passam a contar com mais liquidez.
  • Praticidade e segurança: O mercado de criptoativos reduz burocracias, ao passo que reforça a segurança dos investimentos. É possível negociar e transferir fundos 24h diariamente em todo o mundo, sem depender da intervenção de um agente central. Tudo é feito de forma descentralizada, automatizada e segura por meio da Blockchain.

Riscos

Assim como em qualquer outro tipo de investimento, a aplicação financeira em ativos tokenizados também requer uma avaliação dos riscos envolvidos. 

Muitos dos riscos a se considerar antes de investir em ativos tokenizados são os mesmos dos investimentos em geral, como aqueles ligados a performance, contexto macroeconômico, especulação e liquidez. No caso dos criptoativos, há que se considerar ainda a volatilidade característica desses ativos.

Portanto, antes de realizar qualquer operação, avalie também seu perfil de investimento de acordo com todos esses pontos.

Abra sua conta e aproveita essas vantagens agora mesmo.

Invista em ativos tokenizados na Coinext

Começar a investir em ativos tokenizados na Coinext é simples, rápido e seguro. Basta seguir essas etapas:

  1. Abra sua conta grátis para ter acesso a ativos tokenizados e criptoativos pelo app ou pelo site da Coinext.
  2. Comece a comprar a partir de R$100. Confira e estude as condições do ativo e, então, use uma conta bancária em seu próprio nome para depositar e sacar 24 horas por dia via Pix.
  3. Receba rentabilidade e resgate o valor investido ao final do prazo estipulado.

Agora que você entende o que é tokenização, certamente sabe que essa é uma alternativa para você que está procurando investimentos alternativos para sua carteira. Como você viu, essa é uma tendência, assim, é possível que, em um futuro breve, tenhamos ainda mais possibilidades. Por isso, saia na frente de todo mundo e comece a investir agora mesmo nesses ativos, abra sua conta grátis e venha para a Coinext.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback