Como jogar Illuvium? Guia completo para inciantes!

Saiba como jogar Illuvium, um dos jogos NFT que mais prometem revolucionar a relação entre criptomoedas e games. Confira como funciona e por onde começar.

Equipe Coinext
Última atualização:
1/8/2023

Os jogos em Blockchain são cada vez mais procurados por quem busca diversão e também por quem deseja ganhar criptomoedas jogando. Por isso, hoje vamos explicar alguns detalhes sobre Illuvium, como jogar e também o conceito do jogo.

Illuvium é um jogo de batalha, RPG e fantasia que une conceitos de Metaverso, NFTs, DeFi e criptomoedas em um único ambiente 3D.

Além de oferecer um visual atrativo e um amplo universo para explorar, o diferencial do Illuvium é contar com a segurança de dados da Blockchain, recursos DeFi exclusivos e uma modalidade play-to-earn que recompensa os jogadores com criptomoedas.

Se você tem interesse em se aventurar no universo dos Illuvials, mas ainda não sabe por onde começar, está no lugar certo! Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como jogar Illuvium, o game que pode elevar ainda mais o nível dos jogos NFT.

Continue lendo para saber tudo isso sobre Illuvium:

  • O que é Illuvium?
  • Illuvium gameplay: como funciona?
  • Como jogar Illuvium?
  • Quanto custa para jogar Illuvium?
  • Qual é a moeda do jogo?
  • Onde comprar o token Illuvium (ILV)?

O que é Illuvium?

Illuvium é um jogo RPG de mundo aberto, batalha e coleção de NFTs, construído usando a tecnologia Blockchain e desenvolvido na rede Ethereum.

Nesse ambiente 3D fantástico, os jogadores podem, além de batalhar entre si, explorar todo esse universo e adquirir ativos digitais, enquanto completam desafios e procuram pelos Illuvials, as criaturas alienígenas que habitam o universo do jogo.

Cada Illuvial é um NFT dentro da Blockchain da Ethereum, que possui características únicas e pode ser negociado no mundo real, tanto com moedas fiduciárias quanto criptomoedas.

Um avatar feminino numa paisagem gelada fantástica olhando para seu Illuvial
Imagem: blog oficial de Illuvium

Por ser um jogo da modalidade play-to-earn, seus jogadores são recompensados com o token nativo de Illuvium, o ILV, também utilizado para governança. Além disso, seu ecossistema conta com a exchange descentralizada IlluviDEX, um marketplace governado pela Illuvium DAO, no qual os usuários podem comprar e vender os NFTs do jogo.

Confira o trailer oficial que revela detalhes sobre o gameplay do jogo, divulgado pelo próprio projeto:

O que torna Illuvium único?

Se você já se familiarizou com o jogo Axie Infinity, deve ter percebido semelhanças com relação à proposta PvP (Player vs. Player). Mas Illuvium vai mais além, sendo mais amplo no que diz respeito à exploração de mundo e ao desenvolvimento dos personagens alienígenas.

Para muitos especialistas e para a comunidade gamer, o Illuvium é considerado um game que levará o mercado dos jogos Blockchain a um próximo nível, evoluindo a possibilidade de criação de equipes e interação com o mundo 3D.

Além disso, a inclusão de recursos DeFi como o programa de Yield farming e a IlluviDEX são atrativos tanto para jogadores quanto para investidores.

Como surgiu

Criado pelos irmãos Kieran e Aaron Warwick, Illuvium está sendo desenvolvido desde 2020. Atualmente, está disponível apenas a versão beta privada do jogo, mediante requerimento para participar dos testes. 

Já a versão Open Beta, de acordo com o site oficial do projeto, está programada para ser lançada ainda em 2022.

Illuvium gameplay: como funciona?

Assim como nos jogos de RPG tradicionais, os jogadores podem criar seus personagens personalizados para explorar um grande mundo digital e interagir com outros usuários em tempo real, com armas e armaduras próprias.

Mais do que isso, por envolver também o universo cripto, Illuvium possibilita ainda que os jogadores ganhem criptomoedas, NFTs, negociem seus itens e façam staking de seus ativos dentro de uma economia descentralizada.

Estamos falando muito sobre NFTs, e se você ainda não sabe o que é NFT, assista ao vídeo abaixo e entenda todos os detalhes:

A premissa do game reside em desafiar o jogador a explorar diferentes regiões do universo Illuvium para capturar, cuidar e treinar os Illuvials. O objetivo é estrategicamente montar a melhor equipe de Illuvials para desafiar outras pessoas e assim adquirir recompensas dentro do jogo.

Cada Illuvial pode ser melhorado à medida que vai ganhando experiência batalhando. Outra forma de melhorar um Illuvial é fundi-lo com outras criaturas mais poderosas e valiosas. Dessa forma, o jogador vai criando personagens cada vez mais fortes para ir avançando no game. Quanto mais forte e raro um Illuvial, mais valioso ele é.

Classes dos Illuvials

Os Illuvials pertencem a diferentes classes e possuem suas próprias afinidades:

  • Classes: Guerreiro, Guardião, Ladino, Psion e Empático. 
  • Afinidades: Ar, Fogo, Água, Terra e Natureza.

O jogador deve se atentar a essas classes de maneira estratégica no momento de criar sua equipe, pois a sinergia de seu time será baseada na combinação das habilidades dos Illuvials e na compensação de suas fraquezas. Assim, Illuvials de mesma classe ou afinidades podem ser combinados para oferecer bônus em batalha.

Além disso, Illuvials Ascensionados mais poderosos são formados a partir de combinações entre as cinco afinidades, seja com duas afinidades distintas, como Gelo (Ar + Água), ou uma ligação reforçada entre um mesmo elemento, como Inferno (Fogo + Fogo).

Modos de jogo

É possível jogar Illuvium no modo Aventura, para exploração, ou Arena, para combate:

  • Modo Aventura: Jogadores podem viajar pelo mundo à procura de Illuvials para se tornarem mais fortes e aumentar sua equipe. Usuários que esperam lucrar podem tentar encontrar criaturas raras e poderosas. Com o tempo, os Illuvials vão se tornar mais difíceis de serem encontrados e a dificuldade de captura também aumentará.
  • Arena classificatória: São formados combates combinando o jogador com um oponente aleatório de habilidade semelhante.
  • Arena Leviathan: Os jogadores poderão chamar seus oponentes para partidas na qual apostam seu dinheiro. Outros jogadores também podem assistir e apostar nos resultados.

Como a versão aberta do jogo ainda não foi lançada, essas informações estão baseadas na descrição do game oferecida no whitepaper do projeto. Mais detalhes poderão ser descobertos quando o jogo for finalmente lançado.

Como começar a jogar Illuvium?

Para começar a jogar Illuvium, o primeiro passo é se cadastrar e criar uma conta no site oficial do jogo usando seu endereço de e-mail. Depois disso, você poderá baixar o jogo para desktop. Uma versão mobile será lançada posteriormente.

No momento de escrita deste artigo, está disponível apenas a versão Beta privada do jogo, para a qual existem vagas limitadas. Trata-se de uma versão inicial de testes para a qual serão selecionados apenas alguns usuários, que irão dar feedbacks aos desenvolvedores sobre bugs e experiência de jogo para implementação de melhorias. 

Para se inscrever, após realizar o cadastro inicial, você precisará preencher o formulário de inscrição no Private Beta e aguardar a avaliação.

Quanto custa para jogar Illuvium?

O jogo se inicia em uma experiência free-to-play, ou seja, não é necessário um investimento inicial para conhecer o universo Illuvium.

Caso queira aproveitar toda a emoção e recompensas que Illuvium pode oferecer, é necessário pagar para jogar. No momento, ainda não há muitos detalhes sobre esses valores.

Experiência free-to-play

Essa experiência permite que o jogador desfrute de algumas ações dentro do game e o ajuda a entender seu funcionamento. Nessa modalidade, é possível minerar fragmentos (shards) gratuitos que só podem capturar alguns Illuviais selecionados e menos poderosos.

Os desenvolvedores reforçam que a experiência free-to-play das regiões de Nível 0 não parecerão com uma versão resumida do jogo. De fato ela permitirá que o jogador se familiarize com o ambiente Illuvium, sem ter que pagar quantias muito altas logo de início.

Essa é uma forma de dar ao usuário uma verdadeira noção de como é o jogo para então optar se avança ou não para a experiência paga.

Experiência play-to-earn

Caso queira, o jogador pode escolher a experiência paga de Illuvium para explorar os mistérios do jogo em regiões de níveis mais altos e começar a coletar NFTs mais valiosos.

Nessa modalidade, o jogador pode ganhar recompensas em ILV completando missões ou por meio das competições e torneios do jogo. Além disso, os jogadores podem capturar Illuvials e coletar recursos para comprar e vender na IlluviDEX.

Qual é a moeda do jogo?

Apesar de o ILV ser o token nativo de Illuvium, a principal moeda para jogar Illuvium será Ethereum (ETH), usado para todas as compras no jogo. Por isso, vale ressaltar que os usuários precisarão pagar taxas da rede Ethereum, o que pode gerar um custo mais elevado.

Entretanto, tanto o ILV quanto o token secundário sILV desempenham funções importantes dentro de Illuvium. Saiba mais a seguir:

Para que serve ILV?

O ILV é um token de utilidade, governança e staking. Ainda que não seja diretamente necessário para a gameplay, o ILV possui casos de uso fundamentais para o ecossistema e funcionamento do Illuvium:

  • Governança: Permite que seus detentores votem em decisões importantes para o desenvolvimento e melhoria do game, por meio da DAO Illuvium.
  • Recompensas: Usado para recompensar os usuários por suas conquistas no jogo.
  • Staking: Caso opte por fazer stake de ILV, o usuário recebe rendimentos em ILV ou sILV e tem direito a uma parte das distribuições do cofre do Illuvium.

São essas funcionalidades, assim como a expansão do ecossistema e adesão pelo game, que levam o token ILV a ser atrativo para investidores.

Para que serve sILV?

As recompensas em ILV do sistema yield farming de Illuvium são bloqueadas por um período de 12 meses antes que possam ser retiradas. Porém, os usuários que realizaram staking podem optar por converter as recompensas em ILV no ativo secundário de Illuvium, chamado sILV, que pode ser retirado imediatamente para uso exclusivo dentro do jogo.

O sILV é um ativo sintético atrelado ao valor de ILV para poder de compra no game. Diferentemente do ILV, ele não é baseado em Blockchain e não pode ser removido do jogo. 

Além disso, o sILV pode ser utilizado apenas em transações que não envolvam outro jogador, ou seja, somente para ações do game como viagens e fragmentos de cura.

Onde comprar o token Illuvium (ILV)?

Conforme os desenvolvedores, o pool de liquidez oficial para ILV está hospedado na exchange descentralizada Sushiswap. Também é possível comprar o token em corretoras de criptomoedas centralizadas ou no modelo P2P, de pessoa para pessoa.

Aqui na Coinext, você já consegue comprar e negociar ILV e outros principais game tokens de forma prática, segura e ainda contando com todo o suporte necessário e ferramentas avançadas de análise técnica. Basta seguir o passo a passo:

  1. Abra sua conta na Coinext. Além de ser totalmente gratuito, você realiza seu cadastro em instantes e sem complicação.
  2. Ative sua conta. É preciso ter saldo para começar a comprar ILV e demais criptomoedas na nossa plataforma. Para isso, realize um depósito de sua conta bancária para sua conta Coinext. Em poucos minutos você já terá saldo para começar a negociar criptos.
  3. Compre suas criptomoedas. Nossa plataforma é simples e intuitiva. Escolha a criptomoeda que pretende comprar, no caso, Illuvium (ILV), e realize a operação desejada.

Lembre-se de estudar o mercado de criptomoedas e analisar seu perfil de investimento antes de investir em Illuvium (ILV) e em qualquer outro criptoativo, para que invista de maneira saudável.

E para aprender mais sobre o investimento em cripto, conte com o auxílio da Coinext. Temos conteúdo informativo em diversos formatos no nosso Blog, Área de Educação e YouTube para tirar suas dúvidas e te auxiliar nessa jornada.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se