O que são Runes do Bitcoin?

Interessado em descobrir mais sobre este novo protocolo? Prossiga com a leitura neste artigo sobre o Runes do Bitcoin.

Equipe Coinext
Última atualização:
9/5/2024

Durante o quarto halving do Bitcoin, ocorrido em 19 de abril de 2024, um evento paralelo também chamou atenção: o lançamento do protocolo Runes, dedicado à criação de tokens não fungíveis. 

O que torna o Runes particularmente especial é seu surgimento exato no bloco 840.000, o mesmo que marcou a redução das recompensas dos mineradores.

Interessado em descobrir mais sobre este novo protocolo? Prossiga com a leitura neste artigo sobre o Runes do Bitcoin.

O que é o protocolo Runes no Bitcoin?

Runes é um protocolo que possibilita o desenvolvimento de tokens fungíveis a partir do Bitcoin. Ele foi criado por Casey Rodarmor, que já tinha movimentado o mercado com a criação dos Ordinals do Bitcoin

Os Ordinals possibilitam o registro de dados digitais, incluindo textos, imagens e vídeos, diretamente nos satoshis, a menor unidade do bitcoin. Após os Ordinals, também surgiu o BRC-20, que foi pioneiro na formação de NFTs no Bitcoin. Assim, seu criador projetou os Runes do Bitcoin para tornar a criação de tokens mais eficiente que o padrão BRC-20.

O BRC-20 foi muito importante por impulsionar uma onda no ecossistema do Bitcoin, provocando congestionamentos na rede e aumento nas taxas de transação. Com isso, o Runes foi criado para tornar essas criações mais econômicas, utilizando uma estrutura de transação chamada UTXO (unspent transaction output), que evita que a rede se congestione.

Com isso, seu criador busca tornar o Bitcoin mais divertido, focando em entretenimento e na criação de novas memecoins.

Como funcionam os Runes?

Como citado acima, os Runes do Bitcoin trabalham com a estrutura de UTXO (Unspent Transaction Output, ou Saída de Transação Não Gasta). Esse modelo funciona baseando-se na ideia de que cada transação gera saídas que podem ser gastas (UTXOs).

Quando uma pessoa recebe Bitcoin, o que ela está realmente recebendo são UTXOs apontados para o seu endereço. Esses UTXOs acumulam-se e são os recursos que a pessoa possui e pode gastar. Para realizar uma transação, esses UTXOs são usados como entradas, e novos UTXOs são criados como saídas, direcionados aos endereços dos destinatários e possíveis trocos.

Se você possui 1 BTC, é necessário fracioná-lo em UTXOs menores para criar Runes. O tamanho de cada UTXO deve ser determinado conforme sua previsão das taxas de rede (gas) necessárias para processar suas transações adequadamente. É recomendável ter vários UTXOs de diferentes tamanhos, ajustando-os conforme você antecipa necessitar.

Como a comunidade reagiu aos Runes?

Desde quando os Ordinals foram lançados, a comunidade Bitcoin se mostrou dividida em relação a suas inovações.

Por um lado, alguns entusiastas acolhem os novos usos da principal blockchain do mundo de forma positiva, acreditando que eles sejam o futuro da rede. Entretanto, existem membros mais puristas, que utilizam o argumento de que essas mudanças tiram o foco do objetivo original do Bitcoin de ser apenas um sistema de transferência de dinheiro entre pares.

Independentemente das opiniões, é inegável que o Runes do Bitcoin tem gerado atividades significativas na blockchain. Hoje, já existem diversos protocolos e projetos de NFT que estão explorando as possibilidades oferecidas por essa tecnologia.

Pronto para investir em Bitcoin? Não procure mais! Compre na Coinext!

Na Coinext, oferecemos uma plataforma segura e eficiente para suas transações de criptomoedas. Agora que você está familiarizado com o funcionamento do Runes do Bitcoin, aproveite os benefícios de comprar a principal criptomoeda diretamente pela Coinext.

Nossa plataforma oferece uma experiência simplificada e transparente, permitindo que você compre e venda Bitcoin com facilidade. Além disso, proporcionamos uma ampla gama de recursos e ferramentas para ajudá-lo a tomar decisões informadas de investimento.

Faça seu cadastro agora!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se