Vale a pena comprar Ethereum hoje?

Vale a pena comprar Ethereum hoje? Essa é uma das principais dúvidas de investidores de criptomoedas nesse momento. Veja nesse conteúdo o que considerar.

José Artur Ribeiro
19/7/2022
Vale a pena comprar Ethereum hoje?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

A rede Ethereum é protagonista no desenvolvimento de contratos inteligentes e no meio DeFi. Mais do que uma altcoin, a Ethereum passou a ser considerada por muitos um dos pilares do setor cripto ao lado do Bitcoin. Mas assim como o BTC, o Ether também tem sofrido com os impactos do mercado de baixa, chegando a cair abaixo dos US$1.000 em junho de 2022. Então, será que vale a pena comprar Ethereum hoje? O Ether vai se recuperar?

Parece ser consenso entre analistas que esse cenário de quedas ainda tende a continuar, considerando o alto nível de inflação nos EUA e a insegurança dos investidores frente à política de aperto monetário americana.

Por isso, é de extrema importância que investidores entendam os fundamentos da Ethereum e seu potencial a longo prazo, para conseguir identificar boas oportunidades que surgem nesses períodos. Pensando nisso, destacamos 5 motivos para comprar Ethereum hoje que vão te ajudar a analisar o momento dessa cripto. Leia até o final para entender:

  • O que está acontecendo com o mercado de criptomoedas?
  • Comprar Ethereum hoje vale a pena?
  • 5 motivos para comprar Ethereum mesmo na baixa
  • O que esperar da Ethereum nas próximas semanas?

O que está acontecendo com o mercado de criptomoedas?

O ano de 2022 tem sido desafiador para as maiores criptomoedas do mercado. Bitcoin e Ethereum estão sofrendo os mesmos impactos que vêm pressionando o mercado de renda variável como um todo.

As quedas nos preços são efeito de uma série de fatores que estão contribuindo para o medo e insegurança dos investidores. Entre eles, podemos citar os efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia, a quebra de importantes projetos cripto e sobretudo o aumento das taxas de juros pelo FED.

Isso faz com que investidores retirem seus fundos dos investimentos considerados de risco, como investimentos de renda variável incluindo ações e criptoativos, para investimentos mais conservadores de renda fixa, por exemplo.

Especialistas reforçam que essa é uma má interpretação que investidores institucionais ainda fazem do investimento em cripto, enxergando o setor de criptomoedas como uma extensão do mercado de tecnologia americano, o que explicaria a correlação que tem ocorrido entre o mercado acionário e o criptomercado e a consequente baixa nos preços dos criptoativos.

Porém, independente do cenário macroeconômico negativo, o setor cripto tem crescido cada vez mais, com o amadurecimento de projetos sólidos e desenvolvimento da tecnologia subjacente. Não à toa, o segmento tem chamado a atenção de governos, empresas e um maior número de pessoas estão entendendo o diferencial e a relevância da economia cripto.

Afinal, vale a pena comprar Ethereum hoje?

A evolução e maior adoção dos criptoativos tende a resultar em maior demanda pelas duas maiores criptomoedas do mercado: Bitcoin e Ethereum. No caso da Ethereum, essa é a rede mais procurada por desenvolvedores para a construção de novos aplicativos descentralizados.

Logo, quem conhece a importância da Ethereum para a nova economia digital e entende que os períodos de queda fazem parte dos ciclos de mercado consegue se planejar melhor para aproveitar a oportunidade de comprar na baixa um ativo que tende a se valorizar mais a longo prazo.

Este momento de quedas é a oportunidade de comprar a criptomoeda em um patamar bem abaixo do seu topo histórico, que foi cerca de US$4.800. Caso o mercado vire e comece uma nova temporada de alta, as chances de valorização são altas. Nessas horas, a máxima do investimento em cripto passa a fazer ainda mais sentido: “comprar na baixa para vender na alta”.

Não se pode garantir nada, pois o mercado de renda variável é imprevisível e está constantemente em mudança. Porém, vale a pena analisar com atenção esse ativo para pensar em formas de se adaptar ao contexto de baixa.

Por isso, separamos alguns pontos importantes para se considerar sobre Ethereum neste momento e que justificam nossa análise. Mas lembre-se: esses fatores devem ser levados em conta juntamente com uma análise individualizada do seu próprio momento, certo? Então vamos lá!

5 motivos para comprar Ethereum mesmo na baixa

A Ethereum já se tornou um ativo sólido no mercado e uma referência quando o assunto é contratos inteligentes e DApps, mas será que vale a pena comprar Ether mesmo com o mercado em baixa?

Antes de avançarmos, é importante destacar que este conteúdo não é uma recomendação de investimento. Trata-se de uma análise fundametalista da Ethereum e da interpretação de algumas tendências de mercado que podem ajudar quem investe a compreender a situação e potencial do ativo neste momento.

Mas a decisão final de comprar ou não uma criptomoeda é individual, e deve ser tomada em conjunto com outros fatores, como: perfil de investimento, sua própria estratégia, análise de riscos e o momento pessoal de cada um.

Veja agora alguns motivos que mostram por que aproveitar o momento de baixa para aumentar a quantidade de Ether em carteira pode valer a pena:

1. Protagonista do mercado DeFi e de contratos inteligentes

Não é à toa que a Ethereum conquistou a posição de segunda maior criptomoeda do mercado, atrás apenas do Bitcoin. Criada em 2015, a Ethereum expandiu a tese de descentralização para novos produtos e serviços financeiros, dando um grande passo para a nova economia digital.

Veja o vídeo abaixo e entenda os detalhes sobre Ethereum:

Hoje a Ethereum é a plataforma Blockchain tida como a principal solução para projetos inovadores, incluindo seus tokens ERC-20, recursos DeFi (Finanças Descentralizadas), metaversos e game tokens.

Mesmo com outras concorrentes promissoras, como Polkadot, Solana e Cosmos, essas redes ainda estão se provando eficientes e se aperfeiçoando à medida que novos usuários aderem às suas plataformas.

Pelo menos enquanto isso, é provável que a Ethereum siga concentrando a maior parte da inovação em aplicações descentralizadas ainda por alguns anos.

2. Número crescente de projetos e desenvolvedores

No meio cripto, a alta concentração de desenvolvedores em uma rede geralmente é um bom indício de inovação e demanda por sua criptomoeda nativa a longo prazo. E nisso a Ethereum também é protagonista.

Segundo relatório da a16z, ainda que as concorrentes cresçam rapidamente, a Ethereum ainda detém a maior parte dos desenvolvedores da Web 3.0, com quase 4.000 devs ativos por mês, seguida por Solana.

Novos aplicativos descentralizados vão surgindo, interagindo com outros DApps e aos poucos se tornando infraestrutura capaz de abrigar novas aplicações. Nesse ciclo, boa tecnologia atrai mais tecnologia, criando uma curva de crescimento que gera boa expectativa para uma valorização de Ether.

3. Uma importante atualização está para acontecer

A The Merge é sem dúvidas a maior e mais esperada atualização entre investidores e desenvolvedores cripto no momento. A atualização visa mudar o mecanismo de consenso da Blockchain Ethereum, passando de Proof of Work para Proof of Stake.

Nesse novo modelo, a mineração de Ethereum deixará de existir como a conhecemos e não mais utilizará energia e poder computacional para verificar transações. Em vez disso, o processo de validação será feito por meio do capital travado na Blockchain, assim como já é feito em outras redes como Solana e Polkadot.

Com isso, os investidores de Ether, ou seja, aqueles que possuem ETH em carteira, poderão ganhar renda passiva através do staking e se tornar validadores da rede ao bloquear seus fundos por um período de tempo em um contrato inteligente na Blockchain.

Esse incentivo faz com que boa parte do fornecimento da moeda no mercado seja retido, gerando a tendência de que o Ether se torne ainda mais valioso no futuro.

Mesmo com alguns problemas e adiamentos para a atualização, a expectativa é de que o The Merge seja concluído ainda na segunda metade de 2022 e favoreça a valorização do ativo.

Além disso, vale destacar também que a mudança do mecanismo de Proof of Work para Proof of Stake irá gerar uma grande redução no uso de energia antes gasta na mineração de Ether, eliminando uma grande queixa de grandes empresas e organizações sobre a falta de sustentabilidade da mineração de Ethereum.

vale a pena comprar ethereum hoje - ilustracao de uma moeda com a marca da ethereum

4. Mecanismo de queima de moedas

O Ether está se tornando escasso ao longo do tempo, o que é bastante positivo para o preço do token a longo prazo.

Isso porque a Ethereum adotou um mecanismo de queima de Ether por meio da proposta de melhoria do Ethereum 1559 (EIP-1559). A partir disso, parte das moedas pagas como taxas de transação são queimadas, o que vem diminuindo a oferta de Ether no mercado e torna a moeda mais escassa com o passar do tempo.

Assim, quanto mais a rede Ethereum é usada, mais Ether é queimado. Essa dinâmica diminui a oferta do criptoativo no mercado.

Considerando que a escassez atrelada à demanda é um fator importante para o valor de um ativo, pode-se esperar um impacto positivo no preço de Ether, pois a moeda está se tornando mais escassa enquanto a demanda pela rede Ethereum para desenvolvimentos de projetos aumenta.

5. Ethereum dita tendências no mercado

Novos projetos promissores vêm ganhando destaque como “Ethereum Killers”, como são chamadas as redes concorrentes da Ethereum. As já mencionadas Polkadot, Solana e Cosmos são alguns exemplos de plataformas de contrato inteligente que, no momento, apresentam soluções mais rápidas e baratas que a Ethereum.

No entanto, algo para o que muitos investidores não se atentam é o fato de que, para se manter no mercado hoje em dia, muitas das redes Ethereum Killers oferecem infraestrutura compatível com a EVM (Máquina Virtual Ethereum).

Esse recurso permite que desenvolvedores que optem por construir seus DApps em outras redes ainda consigam manter suas aplicações compatíveis com a Ethereum. Esse é um indício de que o mundo “multichain” se baseará bastante em Ethereum para evoluir.

O que esperar da Ethereum no segundo semestre de 2022?

Um dos principais desenvolvedores da Ethereum, Tim Beiko, fez uma declaração informando que a atualização The Merge deve acontecer ainda em setembro de 2022, o que parece ter deixado os investidores animados com a notícia.

Na semana do anúncio, o Ether chegou a registrar uma alta de 25,6%, movimento que pode indicar um rali de alta para a criptomoeda. Entretanto, os próprios desenvolvedores ressaltam que esse é um cronograma de planejamento, e não uma data rígida.

Também é preciso aguardar a atualização para entender possíveis impactos positivos e negativos que ela possa trazer para a rede Ethereum. Essas consequências serão alvo de debate junto com as discussões sobre um risco de centralização da rede. Nesse sentido, a forma como a comunidade irá receber a atualização será decisiva para o desempenho do ETH nos próximos meses.

Além disso, é preciso considerar que há grandes chances de novas altas das taxas de juros nas próximas semanas, o que ainda pode continuar afetando negativamente o preço dos principais criptoativos, como Bitcoin e Ether.

Logo, é preciso que investidores sigam tendo cautela e atenção às principais notícias sobre Ethereum para se preparar para os possíveis movimentos do mercado.

Compre Ethereum com segurança na Coinext!

Na Coinext, você investe com segurança em Ethereum, Bitcoin e nas outras principais criptomoedas do mercado. O cadastro é grátis, simples e rápido. Abra sua conta agora!

Se quiser conferir mais análises e novidades sobre o setor de criptoativos, continue acompanhando nossos canais. Nosso Blog, YouTube e Coinext Educação está voltado para disponibilizar conteúdo gratuito que irá te ajudar a investir com mais confiança!

Por fim, vale a pena lembrar que esse conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de investimento. Para saber se realmente vale a pena comprar Ethereum hoje é preciso considerar o momento do ativo, alinhado com esses detalhes sobre o futuro e ainda seu perfil.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback