Metaverso: o que é e como funciona esse Mundo Virtual?

O que é Metaverso? Entenda o significado, como entrar no Metaverso e quais as principais moedas relacionadas a esse universo para investir.

Equipe Coinext
Última atualização:
15/3/2024

O Metaverso é um conjunto de tecnologias aplicadas para reproduzir a vida real no ambiente virtual, possibilitando socializar, investir e explorar esse universo digital.

Muito se tem falado sobre Metaverso. Empresas, investidores, gamers, programadores, especialistas e entusiastas de tecnologia, todas essas pessoas ou grupos de pessoas estão debatendo sobre a revolução que está impactando diversos setores da sociedade e criando uma nova forma de integração entre o físico e o digital.

À primeira vista, o conceito de Metaverso pode até parecer complicado. No entanto, na prática, é fácil de ser entendido, afinal, utiliza elementos que já conhecemos como realidade aumentada, criptomoedas e internet. 

Ao longo desse conteúdo, vamos desmistificar o Metaverso. Leia esse artigo até o final e entenda:

  • O que é Metaverso?
  • Como funciona o Metaverso?
  • Como entrar no Metaverso?
  • Relação entre Metaverso e revolução da internet
  • Quais possibilidades o Metaverso oferece?
  • Principais moedas do Metaverso
  • Vale a pena investir em moedas do Metaverso?

O que é Metaverso?

Metaverso é o nome dado ao conjunto de universos reunidos e integrados que permitem que as pessoas, em qualquer lugar do mundo, possam se conectar e criar relações sociais em tempo real, utilizando um ambiente online que integra aspectos do universo digital e do universo físico.  

Na prática, estamos falando sobre o uso de realidade virtual e aumentada, e outras tecnologias como a Blockchain, para interações sociais dos mais diversos tipos, incluindo compras, diversão, comunicação, negócios, educação, entre outras.

Qual o objetivo do Metaverso?

O termo "metaverso", apesar de futurista e inovador, não foi criado nessa década, nem neste século. No romance Snow Crash, publicado em 1992 e traduzido no Brasil para Nevasca, de Neal Stephenson, o autor define Metaverso como a forma das pessoas utilizarem seus próprios avatares para explorar um universo online completamente diferente do físico.

Apesar de se tratar de uma obra fictícia, é possível perceber diversas características importantes entre o conceito de Metaverso e o que o autor cunhou em seu romance na década de 90.

O preceito de utilização de avatares para a interação com um universo online é um dos principais objetivos e pilares desse conceito hoje em dia. Logo, o propósito do Metaverso seria o de proporcionar a interação entre pessoas e o mundo virtual, de forma segura, democrática e interconectada.

Ainda ficou com dúvida sobre o que é Metaverso? Preparamos um vídeo explicando todos os detalhes de uma forma simples e rápida. Assista e entenda o significado desse conceito em menos de 5 minutos:

Como funciona o Metaverso?

O Metaverso funciona a partir da premissa de possibilitar que as pessoas tenham mais acesso às experiências dentro desse mundo digital. Para isso, podemos dizer que o funcionamento do Metaverso é baseado em 3 pilares:

1. Tokens não fungíveis (NFTs)

Os NFTs são as moedas soberanas dentro do metaverso. Considerando que cada ambiente possui seus próprios tokens, que podem ser comprados e negociados em plataformas próprias ou no mesmo universo.

2. Governança descentralizada

Assim como um dos pilares das criptomoedas como Bitcoin, o conceito de Metaverso está relacionado aos elementos das finanças descentralizadas.

Nesse caso, além de trocas descentralizadas entre usuários, ainda podemos destacar a governança descentralizada, baseada em decisões dos jogadores e nas regras de cada ambiente.

3. Criptografia integrada

Por último, é importante destacar que o Metaverso é baseado em uma estrutura de criptografia integrada, baseada em protocolos descentralizados que fornecem todo o suporte necessário para que as economias, atividades, negociações e ações nesse ambiente aconteçam de forma segura e eficiente.

Invista nos principais tokens do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Como entrar no Metaverso?

Com a crescente busca pelo assunto, cada vez mais, as pessoas querem saber como entrar no Metaverso. Hoje em dia, existem iniciativas de reuniões, entrevistas, comemorações e eventos de vários tipos em ambientes digitais.

De uma forma bem prática, para participar do Metaverso é preciso realizar um login na plataforma desejada. Isso acontece da mesma forma que é possível ter acesso às redes sociais. A diferença é que essas plataformas permitem a utilização de tecnologias como a realidade aumentada para expandir as experiências.

As criptomoedas são fundamentais para quem deseja entrar no Metaverso. Muito dos ambientes que já existem utilizam esses tokens para pagamentos de taxas, seja para comprar um terreno ou mesmo para participar de eventos.

Além disso, é importante destacar que é uma tecnologia que muda está em crescimento. Estamos vendo marcas entrando no Metaverso e também cidades, como é o caso de Dubai, que lançou um plano para ser uma potencial também no Metaverso. Portanto, é de se esperar que, cada vez mais, seja mais fácil entrar no metaverso.

representação de pessoa utilizando óculos de realidade aumentada

Metaverso e a revolução da internet

Falamos sobre o que é o Metaverso e como funciona. Porém, para irmos além e realmente desmistificar esse conceito, vamos esclarecer como foi a transformação e evolução da internet que possibilitou o surgimento de todo debate sobre Metaverso. 

Afinal, o Metaverso é considerado o futuro da internet e também da relação entre pessoas e esse ambiente online. 

Para isso, vamos partir dos marcos da internet e de suas principais etapas. O Metaverso é um dos principais componentes e responsáveis pela transformação chamada de Web 3.0. Isso quer dizer que trata-se de mais um importante passo e marco histórico, que foi precedido por outros dois que vamos conferir a seguir:

  • Web 1.0: esse momento é marcado pela criação e popularização da internet e dos ambientes online. Nesse momento, toda a inovação e tecnologia permitiram que as pessoas fizessem pesquisas e acessassem conteúdos, artigos, posts, documentos criados e hospedados em ambientes virtuais, sobretudo para leitura desses materiais.  
  • Web 2.0: nesse momento, entrou em cena a interação por meio de páginas, sites e ambientes online. Além de acessar documentos para leitura, começou a ser possível estabelecer interações com outros usuários, a partir de comentários, mensagens, vídeos ou mesmo videochamadas. 
  • Web 3.0: o caminho que está sendo traçado hoje em dia, onde o Metaverso é peça fundamental, permite que, além de ler e acessar conteúdos e documentos e além de interagir com outros usuários, seja possível ter propriedade de algo nesse ambiente online. 

Isso acontece graças à tecnologia da Blockchain, afinal, já é comprovada sua segurança e eficiência para gerenciar e possibilitar toda negociação envolvendo criptomoedas, tokens e agora toda a demanda de NFTs. 

Quais as possibilidades que o Metaverso oferece?

Empresas como Facebook, Microsoft e jogos mundialmente conhecidos como o Fortnite já utilizam o conceito do Metaverso como base para seus projetos e objetivos. Já que citamos o Fortnite, é preciso destacar que o ambiente de games é um dos pioneiros para a tratativa dessa tecnologia. 

O universo dos games é considerado o ponto de partida para aplicações relacionadas ao Metaverso. Há algum tempo, jogos que permitem aos jogadores a criação de vidas digitais estão disponíveis no mercado e, recentemente, acompanhamos a popularização de games que misturam o mundo virtual ao mundo físico. 

Surfando essa onda, vem o mercado de criptomoedas, que, como você leu, é um dos pilares para a estruturação do Metaverso. Hoje em dia existem moedas e negociações financeiras realizadas com base nessa tecnologia.

Além disso, a tendência é uma revolução estrutural para diversos outros setores, gerando impacto em negócios relacionados à atividades como publicidade e marketing, vendas de produtos, eventos totalmente digitais e desenvolvimento de novos ambientes.  

Veja alguns exemplos de possibilidades que o Metaverso oferece:

  • Eventos: shows, lançamentos de músicas e outros eventos podem ser realizados totalmente em um ambiente online, alcançando maior número de pessoas sem perder o foco na experiência do usuário. 
  • Exposições artísticas: projetos de galerias de arte e negociações de obras de artes já acontecem nesse universo. Assim, compras e vendas são realizadas por meio de NFTs e criptomoedas.  
  • Encontros virtuais: com o Metaverso, reuniões de trabalho, audiências públicas, aulas e outros momentos poderão acontecer de forma totalmente online. Nesses casos, contando com ajuda de tecnologias como aparelhos de realidade aumentada e hologramas. 
  • Publicidade: da mesma forma como são negociados espaços para publicidade nas cidades, os espaços no Metaverso podem receber anúncios e demais estruturas publicitárias. 

Dito isso, sabemos que o real interesse, nesse momento, são as criptomoedas relacionadas ao Metaverso. Por isso, a seguir, você confere as principais e entende os detalhes e a forma de negociá-las. 

Principais moedas do Metaverso

Antes de apresentarmos as moedas do Metaverso, é necessário lembrar que esse conteúdo não tem o objetivo de ser uma recomendação de investimento. Assim, antes de escolher uma criptomoeda para negociar, é preciso entender sobre o mercado, sobre o momento da moeda e também sobre os seus objetivos e perfis. 

Com esse recado, as melhores criptomoedas para quem deseja investir em tokens relacionados ao Metaverso são:

1. Decentraland (MANA)

Mana é o nome dado ao token do universo Decentraland. Por sua vez, Decentraland é um universo de realidade virtual onde as pessoas podem realizar ações como participar de festas, desafios, reuniões e, inclusive, adquirir propriedades nesse universo. 

Vale destacar que a Decentraland é uma das plataformas pioneiras na construção de um Metaverso que utiliza como base a Blockchain. Assim, está na vanguarda na união de ações como a possibilidade de personalização de avatares e principalmente a relação entre tokens não fungíveis, criptomoedas e o modo de jogo play to earn.  

Para muitas pessoas, MANA é a principal moeda relacionada ao Metaverso. Para entender mais, confira o vídeo que fizemos apresentando os detalhes sobre esse token:

2. The Sandbox (SAND)

O token SAND é a criptomoeda utilizada no universo Sandbox, metaverso que tem as mesmas premissas e objetivos do Decentraland, que explicamos anteriormente. Isso quer dizer que, na prática, nesse universo é possível negociar terrenos. 

Todo o processo de negociação acontece devido à rede Ethereum, que, assim como acontece com o metaverso Decentraland, utiliza seus Smart Contracts para proporcionar confiabilidade e segurança às transações. 

3. Axie Infinity Shards (AXS)

AXS, Axie Infinity Shards, é token de utilidade, também chamados de utility tokens, que foi inicialmente pensado com o objetivo de funcionar como unidade monetária em um game chamado Axie Infinity.

Essa é uma das principais criptomoedas quando o assunto é universo dos games. Por isso, preparamos um vídeo explicando os detalhes sobre AXS. Confira a seguir:

Portanto, podemos dizer que o Metaverso é um universo online que vai além dos limites da internet que são impostos atualmente. Com o objetivo de transformar e revolucionar interações sociais, esse tema deve ser entendido por quem procura investimentos para o futuro e deseja entender as tendências para os próximos anos.

Vale a pena investir em moedas do Metaverso?

As moedas do Metaverso se transformaram em alternativas interessantes para investidores que buscam opções para diversificação da carteira cripto.

Mesmo em um período de baixa, visto ao longo do primeiro semestre de 2022, esses tokens apresentaram boas oportunidades quem pensa no longo prazo e principalmente para quem busca ativos para operações mais rápidas.

Vale sempre lembrar que para saber se realmente vale a pena investir em uma criptomoeda, é necessário consultar o perfil de investimento, objetivos e planejamento, além de entender os riscos. Além disso, olhar para o cenário de cada projeto é fundamental.

Quando a isso, as moedas do Metaverso são promissoras. Essa relação entre mundo físico e digital é uma tendência, assim, é difícil acreditar que não presenciaremos projetos sendo responsáveis por grandes eventos e atividades em um futuro breve.

A boa notícia é que aqui na Coinext, o Metaverso já está à sua disposição. Abra sua conta grátis agora mesmo e encontre o jeito mais seguro para investir em moedas do Metaverso.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria