Como interpretar gráficos de preço de criptomoedas

Tempo de leitura cinza
3 minutos
Tempo de vídeo
Você vai aprender:
  • Por que evitar o gráfico de linha.
  • O que é e o que significa o gráfico de velas (candles).
  • Informações relevantes disponíveis no gráfico.

O gráfico de preço é a representação visual dos movimentos ocorridos no passado. Cada negócio realizado entre comprador e vendedor através da exchange, ou corretora de criptomoedas, ajuda a formar esse histórico.

Pode parecer um pouco assustador no início, mas acredite, a quantidade de informações contida no gráfico de velas (candles) é impressionante.

Por que evitar o gráfico de linha?

Quando se fala em mercados de criptomoedas, dentro de um mesmo dia é possível ocorrer uma oscilação de 10% ou 20%. Este tipo demovimento pode desaparecer nos gráficos de linha ou de área. Por este motivo os traders preferem o gráfico de vela,onde é possível visualizar a faixa de negociação dentro de cada período. No exemplo, cada vela representa um dia.

Na Coinext disponibilizamos a ferramenta mais avançada integrada, o Trading View, onde é possível analisar períodos de tempo de um minuto até um dia, além de contar gratuitamente com diversos indicadores técnicos.

O que cada vela (candle) representa?

Configurações gráfico de criptomoeda trading view

A primeira coisa a se notar é a cor de cada vela,representada em azul para altas, e em vermelho para quedas. Este padrão pode ser alterado conforme sua preferência, clicando em “propriedades do gráfico”.

Esta fina linha cinza que forma cada vela nos diz o preço máximo e mínimo dentro do período em questão. No dia 3, por exemplo,tivemos uma mínima de R$ 39.044 e máxima de R$ 40.715.

O que define a cor da vela é a diferença entre o preço do primeiro e último negócio dentro dentro de cada período. O primeiro negócio é denominado “abertura”, enquanto o último, “fechamento”. Resumindo: o preço negociado no período anterior não influi na vela atual.

Detalhes de um gráfico candle - velas de criptomoedas

Note que a vela propriamente dita contém não só o mínimo e máximo do período, mas também os preços de abertura e fechamento. No gráfico com escala de uma hora, por exemplo, só são levados em conta negócios ocorridos dentro deste período.

Conforme nos mostra a imagem acima, não é possível afirmar se primeiramente tivemos uma queda, formando a mínima, para posteriormente atingir o preço máximo. Para este detalhamento será necessário alterar a escala de tempo para um prazo menor.

Recomendações

  • Não tenha medo do gráfico devela (candle), pois uma vez que você passa a entender o conceito, é possível extrair uma leitura mais completa dos movimentos;
  • A análise técnica, que se baseia exclusivamente nos gráficos para determinar tendências e níveis importantes,exige muitas horas de estudo e não é garantia absoluta de retornos positivos;
  • Evite comprar toda a posição de uma única vez. Deixe uma reserva guardada para adicionar mais caso ocorra uma queda.
Aulas neste minicurso:
Feedback