Qual a previsão para criptomoedas em 2024?

Deseja investir em criptomoedas em 2024? Confira uma análise dos criptoativos mais valiosos para aporte no próximo ano

Equipe Coinext
Última atualização:
2/2/2024

O mercado de criptomoedas passou por um ano de considerável recuperação em 2023, após um severo mercado de baixa em 2022. O Bitcoin (BTC), principal ativo digital do mercado, disparou mais de 120% no acumulado do ano, com o preço quebrando importantes resistências no gráfico.

Mas afinal, qual a previsão para o mercado de criptomoedas para 2024? Confira as principais considerações e análises do setor para o ano no texto que preparamos. 

É possível prever o preço das criptomoedas?

O mercado de criptomoedas como um todo é um setor que vem crescendo exponencialmente desde a criação do Bitcoin em 2009. A classe de ativos se destaca pelas suas aplicações financeiras e tecnológicas, bem como no uso como meio de troca e reserva de valor em comparação com as moedas de governos inflacionárias.

Este crescimento, que fez o setor se tornar um mercado trilionário, foi impulsionado por fortes fundamentos e aplicações para as criptomoedas e suas tecnologias associadas. Os indivíduos e empresas que conseguiram enxergar o potencial do setor anos atrás e se posicionaram com base em uma análise de fundamentos foram devidamente recompensados com o crescimento exponencial do mercado.

Portanto, sim, é possível estimar o preço futuro das criptomoedas, levando em consideração fatores fundamentalistas, técnicos e modelos preditivos. Mas como em qualquer mercado de renda variável, como o mercado de ações, não é possível ter certeza sobre a ação futura do preço dos ativos. 

Como prever o preço das criptomoedas?

A previsão de preço das criptomoedas é uma área complexa, e que  pode ser abordada sob diferentes ângulos. É importante destacar que o termo ‘criptomoeda’ é utilizado em muitos casos de forma genérica para descrever uma classe de ativos digitais ampla e com diferentes fundamentos, casos de uso e aplicações.

Por exemplo, enquanto o Bitcoin é considerado uma commodity ou dinheiro digital, o Ether, criptoativo nativo da rede Ethereum, tem como função servir como um tipo de ‘combustível’ para utilizar a rede blockchain, que conta com diferentes aplicações descentralizadas e casos de uso.

Além disso, existem também criptoativos que são classificados como stablecoins, de modo que rastreiam o preço de ativos tradicionais, como ouro ou o dólar americano. Já outros são classificados como valores mobiliários, e se assemelham a títulos emitidos por empresas.

Portanto, é necessário realizar uma abordagem individual para cada ativo analisado, para que a previsão se torne mais acurada. Em especial, como não é possível realizar um ‘valuation’ das criptomoedas como ocorre no mercado de ações, existem algumas diferentes métricas e modelos que podem ser utilizadas para prever o preço das criptomoedas.

Modelos de previsão e métricas para análise

Confira alguns dos principais modelos de previsão e métricas importantes para analisar o preço das criptomoedas:

  • Stock-to-Flow (S2F): O Stock-to-Flow é um modelo de previsão aplicado a commodities, como ouro e prata, e que estima a ação futura do preço com base na escassez do ativo. O modelo foi aplicado ao Bitcoin originalmente pelo analista de pseudônimo PlanB, e segue sendo um dos modelos mais assertivos para prever o preço do Bitcoin. O S2F é um modelo bastante otimista com a ação do preço, e estima que o bitcoin possa alcançar valores acima de US$ 400 mil já em meados de 2025;
  • TVL (Valor Total Bloqueado): Esta é uma métrica bastante importante para redes blockchain. O TVL mede o valor total de ativos que estão ‘bloqueados’ em um determinado protocolo. Atualmente, a rede com maior TVL é o Ethereum, seguido pela rede Tron. Naturalmente, há uma correlação positiva entre o TVL e o preço de criptoativos nativos, como o Ether da rede Ethereum. Uma análise do TVL de uma rede blockchain pode indicar se um criptoativo está subvalorizado ou supervalorizado em relação à média do mercado;
  • Análise Técnica: A Análise Técnica é um ramo do conhecimento financeiro que costuma ser muito aplicado ao mercado de criptomoedas. Por meio de padrões gráficos e históricos, é possível estimar a ação futura do preço;
  • Análise Fundamentalista: A Análise Fundamentalista consiste em estudar os casos de uso, aplicações, demanda e outras abordagens para determinar se um ativo ou classe de ativos terá uma ação futura de preço positiva. Esta é uma abordagem mais aberta, mas que pode ser fundamental para obter retornos a longo prazo no mercado.

Quais são as expectativas para o mercado cripto em 2024? 

O mercado de criptomoedas iniciará uma nova fase no ano de 2024, que será consideravelmente importante para o setor, devido a alguns fatores, como a ocorrência do halving do Bitcoin e a potencial aprovação de um ETF de Bitcoin à vista nos Estados Unidos. Mas afinal, o que esperar para o mercado em 2024?

Previsão de alta

Ocorrerá em 2024 o quarto halving da história do Bitcoin. O halving é um evento que ocorre a cada 210 mil blocos minerados (cerca de 4 anos) e reduz pela metade a emissão de novos bitcoins nos blocos de transação. Este evento tem provocado altas históricas no preço da principal criptomoeda.

Ao longo da última década, o preço do Bitcoin tem disparado nos meses e anos seguintes após a ocorrência do halving, como ocorreu em 2012, 2016 e 2020. Dessa forma, o halving tem sido um evento catalisador para o preço do Bitcoin. Com a valorização do bitcoin, outros ativos digitais tendem a acompanhar a tendência, visto a alta correlação dos ativos do setor.

De modo geral, a grande maioria dos analistas do setor está profundamente otimista que o Bitcoin e os principais criptoativos devem manter o seu padrão histórico de valorização pós halving.

Riscos

No mercado financeiro, retornos passados não são garantias de retornos futuros. Portanto, não é possível ter certeza sobre a ação do preço do bitcoin e de outros ativos em 2024, que como destacado será um ano de halving. 

É importante apontar que o mercado de criptomoedas é ainda um setor experimental, e com baixa relevância se comparado com outras classes de ativos globais. Portanto, tudo é possível a curto prazo para o setor, que já cresceu de maneira explosiva nos últimos anos.

Confira a previsão das principais criptomoedas para 2024

Veja a seguir uma análise de preço dos principais criptoativos do mercado para o ano de 2024. Entenda os principais fatores a se levar em consideração ao analisar estes ativos.

Bitcoin (BTC)

O Bitcoin é de longe a criptomoeda com maior capitalização de mercado, adoção, reconhecimento e liquidez. O principal ativo digital segue em uma tendência histórica de alta, tendo sido um dos melhores ativos da última década. 

A rede Bitcoin passará por mais um halving em 2024, à medida que a criptomoeda segue sendo acumulada e adotada por grandes players, como pelo governo de El Salvador e empresas públicas, como a MicroStrategy. De modo geral, há uma expectativa positiva que o Bitcoin siga sua tendência histórica de alta em 2024 e nos anos seguintes.

Ethereum (ETH)

O Ethereum se tornou a principal rede blockchain para criação de contratos inteligentes, execução de Aplicações Descentralizadas (DApps) e tokenização de ativos. A rede blockchain segue com alta adoção e importante casos de uso. Por conta da sua relevância para o setor e grau de correlação com o Bitcoin, há um sentimento positivo em torno do Ether, token nativo da rede.

Shiba Inu Coin (SHIB)

O Shiba Inu (SHIB) é um criptoativo meme emitido na rede Ethereum. O criptoativo é a base de um ecossistema que inclui NFTs e metaverso. É difícil estimar a ação futura do Shiba Inu, visto que a sua impressionante valorização ocorreu em um momento de muita euforia e má alocação de recursos no mercado. Não à toa, o preço do SHIB caiu cerca de 90% desde o seu topo histórico, e permanece em baixa desde então. Portanto, é importante estar atento aos riscos potenciais do ativo para o ano de 2024.

Cardano (ADA)

A Cardano (ADA) é uma rede blockchain com casos de uso e aplicações reais, que se assemelham aos usos da rede Ethereum. A rede se destaca pelo seu pioneirismo no uso da tecnologia de Proof of Stake (PoS), que mais tarde foi adotada pelo Ethereum. A ADA passou por uma forte correção, e permanece bastante abaixo da sua máxima histórica.

A ADA foi citada em um processo da SEC dos EUA como potencialmente sendo um valor mobiliário. Esta classificação pode trazer problemas regulatórios para os fundadores da rede e também pode atrasar a adoção do criptoativo. Sua recuperação potencial dependerá diretamente da adoção dos serviços da rede blockchain.

Polygon (MATIC)

O Polygon (MATIC) é uma rede de segunda camada do Ethereum. O protocolo visa resolver os problemas de escalabilidade da segunda maior rede blockchain do mercado. Devido à grande demanda pelo Ethereum, as taxas de uso da rede podem alcançar valores inviáveis para muitas pessoas e instituições. 

Por conta desta grande demanda, o MATIC apresentou um desempenho excepcional nos últimos anos. Caso a rede Ethereum siga crescendo em demanda e casos de uso, soluções de segunda camada como o Polygon devem potencialmente ganhar cada vez mais espaço de mercado.

Ripple (XRP)

O Ripple (XRP) é uma criptomoeda focada em pagamentos, e que tem sido por vários anos um dos principais ativos digitais do mercado. O XRP é um criptoativo focado em eficiência, e permite a liquidação de pagamentos global, rápida e com baixo custo. Caso a demanda por pagamentos rápidos e globais com criptomoedas aumente em 2024, o XRP pode se beneficiar deste movimento, à medida que mais participantes do mercado o adotam.

A cada grande novo ciclo de alta e baixa do mercado de criptomoedas, ativos digitais surgem e são esquecidos. Portanto, especialistas também colocam outras criptomoedas em destaque em 2024, como:

  • Arbitrum (ARB);
  • Uniwasp (UNI);
  • DYDX;
  • Render Network;
  • Solona;

É importante ter em mente que novas oportunidades podem surgir ou reaparecer no setor. Portanto, pode ser relevante estar atento aos principais acontecimentos e tendencias do mercado para tomar as melhores decisões de investimento. 

Vale a pena investir em criptomoedas para 2024?

As criptomoedas estão se estabelecendo como classes de ativos relevantes para a economia global. O setor apresenta casos de uso e oportunidade para todos os tipos de investidores. A decisão de alocar recursos no mercado deve ser estudada de forma individual, levando em consideração fatores como o perfil de risco do investidor e o propósito dos ativos na carteira.

Se você possui deseja investir em criptomoedas em 2024 de forma segura e assertiva, a melhor forma de fazer isso é por meio de um exchange. Por isso, conheça a Coinext!

A Coinext está desde 2027 no mercado ajudando todos os perfis de investidores a se aventurarem no mundo dos ativos digitais com segurança e responsabilidade. Abra sua conta grátis! 

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se