O que são Digital Assets? Tipos, vantagens e riscos

Digital Assets ou ativos digitais é um dos temas mais importantes atualmente. Com a tokenização, quase tudo pode virar token. Entenda o que são digital assets.

Equipe Coinext
Última atualização:
15/3/2024

Digital Assets é o termo em inglês para “Ativos Digitais”, usado para se referir a itens que você pode comprar, vender, armazenar e transferir online, mas não consegue ver ou tocar fisicamente. Ou seja, tudo aquilo que existe em formato digital e que tem ou pode gerar valor a quem o possui.

O conceito de digital assets era usado na década de 90 para se referir a arquivos como imagens, vídeos, áudios e documentos, que eram criados e compartilhados no meio digital.

Hoje, graças à expansão da aplicação da tecnologia Blockchain aos ativos digitais, o conceito já engloba uma gama muito mais ampla de itens, bens e serviços, como as próprias criptomoedas e tokens lastreados a ativos financeiros reais.

Mais do que isso, os ativos tokenizados têm possibilitado o acesso de forma simples e barata a investimentos de alta performance.

Assim, o que antes estava ao alcance somente de grandes investidores e instituições financeiras, hoje pode ser usufruído por um número maior de pessoas. Mas afinal, quais são os principais tipos de digital assets? Qual sua importância para os novos modelos de investimento? Quais as vantagens e riscos?

Neste artigo, você encontra respostas para essas perguntas e muito mais! Continue lendo para aprender:

  • O que são digital assets
  • A expansão dos ativos digitais
  • Tipos de digital assets
  • A importância dos digitais assets

O que são digital assets?

Digital assets são o formato digital do patrimônio de pessoas e empresas. Eles podem ser comprados, vendidos, transferidos e armazenados online, mas não podem ser vistos ou tocados fisicamente. Por esse motivo também são chamados de ativos intangíveis.

Entretanto, ainda que existam apenas digitalmente, os digital assets conferem às pessoas que os possuem o direito de uso ou de propriedade sobre bens e serviços tanto do mundo digital quanto do mundo físico, a depender do objetivo pelo qual foi criado.

É justamente a possibilidade da reivindicação de propriedade sobre o que o digital asset representa e a capacidade de gerar valor para seu detentor que fazem com que um item digital seja considerado um ativo.

A expansão dos ativos digitais

Surgido em 2008, o Bitcoin abriu as portas para que um número crescente e mais variado de ativos digitais fosse criado, possibilitando novas oportunidades de investimento, como as próprias criptomoedas e tokens.

Hoje em dia, praticamente tudo pode passar pela tokenização, ou seja, ser transformado em token e funcionar como um ativo digital. Alguns bens e serviços que os digital assets podem representar são:

  • Ações de empresas;
  • Dividendos;
  • Imóveis;
  • Obras de arte;
  • Royalties musicais;
  • Itens de jogos online;
  • Terrenos em realidade virtual;
  • Benefícios exclusivos para fãs.

Tal amplitude que encontramos hoje se deve principalmente à expansão da aplicação da Blockchain, a mesma infraestrutura por trás do funcionamento do Bitcoin e de outras criptomoedas.

A Blockchain funciona como um livro-razão distribuído, mantido por uma rede de computadores, que permite a validação eletrônica de transações e o registro seguro e transparente de ativos digitais.

Essa tecnologia possibilita que valores mobiliários, commodities, ativos financeiros e não financeiros sejam transformados em ativos digitais criptografados, podendo ser transacionados com segurança e negociados por qualquer pessoa no mundo.

A seguir, conheça os principais tipos de digital assets:

Tipos de digital assets

As criptomoedas são, de fato, uns dos principais exemplos de digital assets. Não por acaso, atualmente é comum vermos o termo “ativo digital” sendo utilizado como um sinônimo para as criptos.

No entanto, ativos digitais não se resumem apenas a criptomoedas. Na verdade, existem várias categorias de criptoativos, que foram surgindo à medida que passaram a ser mais adotados. Veja os principais tipos de digital assets e alguns exemplos:

Criptomoedas

Criptomoedas são moedas digitais que têm o objetivo de funcionar como reserva de valor e meio de pagamento. Possuem sua própria rede Blockchain pública e são protegidas por criptografia. 

Diferentemente das moedas centralizadas, as criptomoedas não dependem de uma única entidade para funcionamento. Pelo contrário, a validação das transações é feita de forma descentralizada com base em um mecanismo de consenso.

Algumas das principais criptomoedas do mercado atual são: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Litecoin (LTC).

Tokens mobiliários (security tokens)

Os security tokens representam o direito de propriedade sobre algum valor mobiliário, como ações de empresas, derivativos, títulos de dívida e fundos de investimento.

São desenvolvidos com o intuito de funcionar como instrumentos financeiros. Vale destacar que tokens ligados a produtos financeiros regulados devem seguir as leis e regulamentações locais aplicáveis a valores mobiliários. 

Os tokens de consórcio e tokens de precatório são um exemplo dessa categoria.

Tokens de utilidade (utility tokens)

Os utility tokens permitem o acesso a determinados produtos ou serviços (virtuais ou físicos) por meio de alguma Blockchain pública. 

A princípio, não são desenvolvidos com o intuito de funcionar como instrumento financeiro, mas sim oferecer benefícios exclusivos aos seus detentores. Na prática, funcionam como passes VIP, cupons de desconto, direitos de voto e programas de fidelidade.

Alguns exemplos de tokens de utilidade são Chiliz (CHZ) e Basic Attention Token (BAT).

Non-Fungible Tokens (tokens não fungíveis)

Os tokens não fungíveis ou NFTs são códigos de computador armazenados em uma Blockchain pública e representam a posse de um item único e insubstituível, seja ele virtual ou físico.

Geralmente são utilizados para registrar a posse sobre objetos colecionáveis, itens de jogos online e obras de arte. Ao comprar um NFT, é como se seu detentor comprasse também o direito de propriedade sobre o item exclusivo que o token representa.

Exemplos famosos de NFTs são os tokens da coleção Bored Ape Yacht Club e as criaturas fictícias chamadas Axies, do jogo Axie Infinity.

Quer entender mais sobre NFT? Assista ao vídeo abaixo:

Stablecoins

Stablecoins são criptoativos lastreados a algum ativo mais estável, como ouro, prata ou moedas fiduciárias (dólar, euro, etc.) para driblar a volatilidade de preços pela qual as criptomoedas passam.

Tether (USDT) e USD Coin (USDC) são exemplos de stablecoins pareadas ao dólar norte-americano. Já a PAX Gold é lastreada em ouro.

Central Bank Digital Currencies (CBDC)

As CBDCs são moedas digitais emitidas pelos Bancos Centrais, em sua unidade de conta. O objetivo é complementar seu sistema de pagamentos, optando por serem direcionadas a transações de varejo disponíveis para o público geral ou transações de atacado restritas a instituições financeiras.

A China é um exemplo de país que tem avançado no desenvolvimento de sua própria moeda digital por meio de uma Blockchain privada administrada pelo governo chinês.

Por que os digital assets são tão importantes?

Os digital assets estão ganhando importância porque estão cada vez mais presentes em nossas vidas pessoais e profissionais.

Com o avançado da Blockchain e das aplicações da Web 3.0, a tendência é que os ativos digitais se tornem um elemento central dessa nova economia, cada vez mais digitalizada.

Ao mesmo tempo, empresas e governos também estão adotando os ativos digitais, porque encontram neles diferentes soluções para seus negócios e problemas frequentes.

Como resultado da ampliação da aplicação da tecnologia Blockchain e da adoção dos ativos tokenizados, estão surgindo novas oportunidades para diversificação de investimentos de maneira muito mais acessível e descomplicada.

Por serem removidos vários intermediários e burocracias que existem no mercado tradicional, esses ativos acabam sendo negociados a um preço inicial muito mais baixo e de forma mais simples.

Tokens de músicas e de precatórios são exemplos de ativos de baixo risco e alto retorno que, quando tokenizados, passam a estar de mais fácil acesso para menores investidores.

Isso abre portas para investimentos mais complexos, com grande potencial de retorno e mais liquidez, a uma parcela maior da população, o que antes estava ao alcance somente de grandes investidores e empresas.

Vantagens de investir em digital assets

Os digital assets estão trazendo mais democratização e eficiência para os investimentos e oferecem vantagens como:

  • Mais acessibilidade a investimentos de alta performance;
  • Possibilidade de diversificação com novas alternativas de investimento;
  • Segurança e transparência garantida pelas Blockchains públicas.

Riscos desse investimento

Vale lembrar que todo investimento está sujeito a risco. Muitos dos riscos de investir em digital assets são os mesmos de qualquer outro investimento, como aqueles relacionados a performance, crédito, contextos do mercado, especulação e liquidez. No caso dos criptoativos, há que se considerar ainda a alta volatilidade característica.

Portanto, antes de comprar qualquer ativo tokenizado, faça uma boa análise de seu perfil de investimento e de sua tolerância ao risco.

O futuro dos investimentos já chegou na Coinext!

Conheça as oportunidades disponíveis na Coinext e diversifique seus investimentos com ativos tokenizados de precatórios e de royalties musicais selecionados por especialistas.

Abra sua conta para começar a investir a partir de R$100 em tokens lastreados a ativos reais de baixo risco e alto retorno. O cadastro é grátis, simples, seguro e em pouco tempo você consegue encontrar as melhores alternativas de investimentos em digital assets.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se