Como entrar no Metaverso? Saiba por onde começar!

Como entrar no metaverso? Essa é uma dúvida muito comum, sobretudo em quem está interessado em explorar essa nova tecnologia que é uma tendência.

Equipe Coinext
5/8/2022
Como entrar no Metaverso? Saiba por onde começar!
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Você já pensou em entrar no Metaverso? Depois que o Facebook mudou seu nome para Meta em 2021, o interesse sobre esse ambiente que desafia as fronteiras entre o real e o virtual só vem crescendo.

Outras marcas famosas passaram a acompanhar o movimento de Mark Zuckerberg e o assunto se tornou ainda mais popular, chamando a atenção de investidores e outras pessoas interessadas na tecnologia.

Afinal, se até mesmo grandes empresas globais estão entrando no Metaverso, o que nos espera por lá? Como entrar no Metaverso também? Quais dispositivos são necessários para uma experiência completa?

Neste conteúdo, vamos te mostrar exatamente o que você precisa e por onde começar para adentrar esse universo. Leia até o final para saber:

  • O que é Metaverso?
  • Já é possível entrar no Metaverso?
  • Quais metaversos existem?
  • Como entrar no Metaverso?
  • Tecnologias para acessar o Metaverso 
  • O que você precisa para entrar no Metaverso
  • Quanto custa para entrar no Metaverso?
  • Como investir no Metaverso?

O que é Metaverso?

O conceito de Metaverso consiste em aplicar um conjunto de tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, para reproduzir a vida física no ambiente virtual, de maneira muito similar à qual se vive no mundo real.

Nele, as pessoas podem estudar, trabalhar, negociar e criar relações sociais em tempo real, fazendo parte por completo do mundo digital, em vez de somente observar e interagir com ele de maneira indireta pelas telas do celular ou computador.

Entrar nesse ambiente futurista que parece ter sido extraído de filmes de ficção científica é possível hoje em dia por meio de equipamentos como óculos de Realidade Virtual e hologramas 3D.

Mas muito ainda precisa ser desenvolvido. A transição da atual Web 2.0 para a Web 3.0, a internet do futuro, precisa ser alcançada para que o Metaverso funcione por completo. 

Nesse sentido, surge a dúvida: já é possível entrar no Metaverso? O que já podemos fazer lá? E por onde começar? Saiba a seguir:

Já é possível entrar no Metaverso?

A Web 3.0 tende a ser mais aberta, descentralizada e sem barreiras entre aplicativos, permitindo uma experiência totalmente imersiva em que os usuários poderão transitar e trocar informações livremente entre diferentes ambientes online.

Outras tecnologias, como o próprio 5G, também precisam evoluir para suportar o Metaverso.

Por enquanto, existem alguns aplicativos, como jogos e redes sociais, que oferecem às pessoas a oportunidade de explorar esse ambiente.

Isso ainda é feito de forma muito isolada e não totalmente integrada como a ideia de Metaverso propõe, mas já dá um vislumbre do que está por vir e oferece diferentes experiências, como comprar terrenos online, fazer reuniões virtuais por meio de avatar 3D e investir em criptomoedas desse universo.

Para o futuro, as expectativas sobre o Metaverso são enormes. No vídeo abaixo, falamos mais mais sobre o que é Metaverso e o que esperar dessa nova realidade:

Agora, conheça quais aplicativos permitem entrar no Metaverso e o que você precisa fazer para acessar esse ambiente:

Quais metaversos existem?

É preciso esclarecer que, teoricamente, não existe um único Metaverso. Como foi concebida, a ideia de Metaverso seria criar um único ambiente virtual capaz de unir diferentes universos.

Porém, como acabamos de mencionar, atualmente não dispomos de um modelo de internet que suporte essa ideia de Metaverso na prática.

Mas existem alguns aplicativos que já oferecem uma experiência semelhante ao Metaverso como um modelo inicial ou como uma estratégia comercial. São eles:

  • Second Life: Jogo lançado em 2003, é uma das mais antigas iniciativas. Trata-se de um ambiente virtual 3D que simula a vida real, onde os jogadores criam seus avatares para interagir e socializar.
  • Decentraland: ambiente virtual para negociação de terrenos digitais e interações como desafios, jogos, exposições de arte e negociações de ativos e propriedades. Possui suas próprias moedas digitais (MANA e LAND).
  • The Sandbox:  jogo que permite construir vidas digitais por meio de avatares. Assim como Decentraland, também conta com uma economia própria do jogo e uma moeda digital (SAND).
  • Horizon Worlds: criado em 2021 pela Meta (antigo Facebook), é um mundo social virtual para explorar e interagir por meio de seu avatar. Ainda não está disponível no Brasil.
As criptos desses ambientes você encontra na Coinext.

Como entrar no Metaverso?

É possível entrar no Metaverso de alguns aplicativos, como Mozilla Hubs, por meio do celular ou tablet, mas a experiência é limitada.

Para um uso mais completo, você precisará de uma conexão estável à internet, um computador (desktop) com processador e memória RAM potentes e uma placa de vídeo adequada para games.

Além disso, outros equipamentos como óculos e headsets de realidade virtual são necessários para uma experiência mais imersiva.

A seguir, detalhamos tanto as tecnologias necessárias para ter amplo acesso ao Metaverso quanto os demais equipamentos que vão te permitir explorar mais a fundo esse ambiente.

Tecnologias necessárias para acessar o Metaverso

  • Realidade Virtual (VR): ambiente criado por computadores e softwares, para simular uma situação como se o usuário estivesse de fato dentro daquele ambiente digital. São induzidos efeitos visuais e sonoros e o usuário pode até mesmo interagir com o que vê ao seu redor.
  • Realidade Aumentada (AR): usada para unir dados do mundo virtual ao mundo real. Assim, em vez de levar o usuário totalmente para o ambiente digital, a AR é usada para permitir que os ambientes virtual e físico interajam.
  • Blockchain: A Blockchain é um livro contábil público e descentralizado, sustentado por uma rede de computadores, que permite o funcionamento das criptomoedas e também dão suporte para o Metaverso. A conexão entre criptoativos e Metaverso é o que torna possível a negociação de valores e o registro de propriedades virtuais dentro desse ambiente digital.
como entrar no metaverso - imagem de uma mulher com óculos de realidade virtual

O que você precisa para entrar no Metaverso

Existem equipamentos necessários para entrar no Metaverso, assim como ativos digitais. Os 4 principais são:

  1. Óculos de realidade virtual
  2. Joysticks
  3. Criptomoedas
  4. NFTs

A seguir, vamos apresentar os principais detalhes de cada um:

Óculos de realidade virtual

Para sentir e interagir com os efeitos sonoros criados pelas tecnologias de Realidade Virtual, é preciso ter os óculos voltados para esse fim e fones de ouvido adequados.

Inclusive, algumas plataformas e games de Metaverso, como a Horizon Worlds, só funcionam com os óculos VR da Oculus, como Quest 2, por exemplo.

Logo, esse é um dos equipamentos fundamentais para aproveitar de forma completa e de fato imersiva tudo que o Metaverso pode nos proporcionar.

Joysticks

Os Joysticks são um complemento usado para controlar os óculos de realidade virtual. Funcionam como controles manuais que permitem a interação entre real e virtual, utilizando tanto tecnologia de Realidade Virtual (VR) quanto Realidade Aumentada (AR).

Criptomoedas

As criptomoedas, ativos digitais que funcionam como moeda digital dentro de universos do Metaverso, são necessárias para que você possa adquirir itens e serviços dentro desse ambiente.

No geral, cada game ou universo tem sua própria moeda e funciona com uma carteira compatível. Por exemplo, se você quiser comprovar a posse de um terreno virtual dentro do Metaverso de Decentraland e participar ativamente da comunidade, precisará dos criptoativos MANA e LAND.

Invista em criptos com segurança e agilidade.

NFTs

NFTs, sigla em inglês para “tokens não fungíveis”, também são um tipo de criptoativo. Mas diferentemente das criptomoedas, que representam ativos que podem ser intercambiáveis (cada moeda é uma mesma unidade de valor), os NFTs representam um item único e insubstituível, como objetos colecionáveis do Metaverso e o próprio terreno virtual que acabamos de mencionar.

Eles funcionam como um certificado digital de que você é o dono e possui os direitos sobre aquele bem.

Assim, quando você compra um terreno em Decentraland, você está comprando um NFT daquele terreno, que garante sua posse por meio do registro em Blockchain. Esse registro não pode ser alterado nem apagado por ninguém e fica público para que todos possam atestar sua posse.

Quer entender mais sobre o que é NFT? Assista ao vídeo abaixo e veja todos os detalhes:

Quanto custa para entrar no Metaverso?

No geral, é gratuito entrar nas plataformas de Metaverso para explorar e socializar, desfrutando de alguns recursos básicos. Para desbloquear demais funcionalidades e aplicações exclusivas, geralmente é preciso pagar.

Esses recursos exclusivos podem ser skins especiais para seu avatar, ferramentas, cenários, entre outros itens customizados.

Caso queira negociar NFTs e outros criptoativos dentro do Metaverso, será necessário um investimento inicial, cujo valor irá variar de acordo com a cotação da moeda usada em cada plataforma, determinada pela oferta e demanda do mercado.

Como investir no Metaverso?

Existem diferentes formas de começar a investir no Metaverso. Uma delas é por meio de criptomoedas. Os criptoativos relacionados a esse ambiente virtual são chamados de “moedas do Metaverso”.

As moedas do Metaverso são tokens que circulam dentro desse universo para negociação entre os usuários e permitem que seus detentores votem em decisões sobre o desenvolvimento do projeto de Metaverso ao qual estão relacionadas. Elas possuem valor também fora do Metaverso e podem ser compradas e vendidas com moedas fiduciárias, como dólar e real.

Assim como qualquer criptoativo, elas podem ganhar ou perder valor com o tempo e investidores lucram com a diferença de valor nos momentos de compra e venda do token. Alguns exemplos são: Decentreland (MANA), The Sandbox (SAND) e Enjin Coin (ENJ).

Outra forma de investir no Metaverso é por meio de fundos de investimento voltados para o metaverso e ações de empresas ligadas ao setor.

É importante lembrar que esse é um tipo de investimento que tende a passar por forte volatilidade e seu desempenho depende também do sucesso da própria plataforma ou empresa relacionada ao Metaverso.

Portanto, assim como uma criptomoeda do Metaverso pode valorizar, ela também pode acabar perdendo valor junto com o desinteresse por aquela plataforma. Por isso, antes de começar a investir no Metaverso, avalie também essas questões.

Invista em tokens nesses tokens sem abrir mão da segurança.

As moedas do Metaverso estão na Coinext!

Como acabamos de ver, para seguir a jornada rumo ao Metaverso e desvendar a fundo esse ambiente virtual, é preciso possuir as criptomoedas desse universo.

Se esse é o seu objetivo ou uma opção de investimento adequada para o seu perfil de investimento, pode contar com a Coinext. Na nossa plataforma temos tokens do Metaverso para investir a partir de R$25.

O cadastro é gratuito, rápido e seguro e você encontra suporte e conteúdo educativo no nosso Blog, YouTube e Coinext Educação para investir com confiança e ter as criptomoedas necessárias para entrar no metaverso. Abra sua conta grátis e explore esse universo agora mesmo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback