Bitcoin: Vale a pena investir? O que mudou?

Afinal, Bitcoin é investimento? Vale a pena investir? Descubra mais sobre sobre essa criptomoeda e como começar a investir. Confere aqui!

Por
Equipe Coinext
Aug 18, 2020

Uma boa parte dos investidores varejistas conheceu o Bitcoin durante a alta de 2017, em que o preço atingiu o seu maior valor histórico e acabou gerando grandes lucros para os holders, principalmente os iniciais. Mas será que depois de toda essa movimentação, ainda vale a pena investir em Bitcoin?

O ativo digital está definitivamente muito mais calmo e estável do que vimos nos anos passados. Durante 2018 tivemos uma queda de mais de 80% e desde então uma recuperação constante.

Recentemente a moeda voltou a chamar a atenção ao chegar bem próximo da sua máxima histórica no Brasil, isso enquanto testa novas resistências no par com o dólar. O Bitcoin pode até estar mais calmo nos últimos anos, mas isso não quer dizer que ele não é uma ferramenta de investimento lucrativa no médio e longo prazo.

Para entendermos que, sim, ainda vale muito a pena investir no Bitcoin, basta darmos uma olhada no seu histórico de valor.

Histórico do valor do Bitcoin, apesar de movimento de baixa após 2017 a moeda ainda é o ativo mais rentável da década.

Existem alguns pontos muito importantes para analisarmos a movimentação do Bitcoin até hoje. Após a sua criação, em 2008, o Bitcoin não tinha nenhum valor intrínseco, era muito comum que vários membros da comunidade distribuíssem a moeda de graça.

Ele aos poucos foi ganhando valor até o grande boom de 2017, com o preço batendo os US$ 20 mil. Depois houve uma queda de cerca de 80% antes de uma recuperação lenta no valor.

O Boom de 2017 versus o aumento de Bitcoin agora

O boom de 2017 realmente foi um momento único e que está guardado na memória da maioria dos investidores do Bitcoin. Mas isso não quer dizer que você perdeu a hora de investir no Bitcoin, afinal, muitos acreditam que ele terá um grande futuro pela frente.

Em 2017 o aumento de preço foi totalmente focado na especulação, com muita gente comprando para tentar aproveitar a bolha antes que ela estourasse.

Agora, a rede está mais madura e a narrativa de reserva de valor ganhou mais força. Com o recente Halving o sentimento do mercado é de que no longo prazo o BTC vai superar seu valor histórico com tranquilidade.

Claro, vale lembrar que essa previsão otimista também é uma especulação. No entanto, de forma geral, o Bitcoin ainda é considerado um bom investimento e que pode dar dinheiro para os mais pacientes.

Estou pronto para investir em Bitcoin?

Está pensando em aproveitar para investir em Bitcoin? Bom, se você está decidido a comprar Bitcoin, é preciso levar algumas coisas importantes em consideração, principalmente a segurança do seu investimento.

Desde 2017 você já deve ter ouvido a falar sobre pessoas que investiram e perderam tudo. Isso acontece porque as pessoas, por falta de informação, compram Bitcoins de fontes não confiáveis.

Alguns outros acabaram confiando em pirâmides financeiras ou promessas impossíveis de serem cumpridas.

Como começar a investir

O primeiro passo para qualquer tipo de investimento no Bitcoin é conseguir as suas primeiras moedas e isso pode ser feito através da compra ou da mineração do ativo digital.

A mineração de Bitcoin consiste em empregar poder computacional para a rede do BTC e receber uma recompensa por isso. No entanto, vale ressaltar o cenário para essa atividade atualmente é pouco favorável aos mineradores caseiros e de menor escala.

Na maioria dos casos, a mineração geraria um ônus para o investidor, o que faz a atividade não ser recomendada no Brasil. Para entender mais, confira nosso artigo sobre Como Minerar Bitcoin e qual a possibilidade de lucro.

Então temos a opção de comprar o Bitcoin, o que pode ser feito pelo mercado direto com outros investidores (Peer-to-Peer, ou Par-a-Par- em tradução livre). A compra P2P nada mais é do que a transação imediata do dinheiro e do ativo, muitas vezes sem nenhuma taxa.

O importante de se notar no mercado P2P é justamente que você precisa tomar muito cuidado na hora da compra. Existem golpistas que podem se passar por vendedores para enganar clientes interessantes em começar a investir no Bitcoin. Por isso, é fundamental você comprar de P2Ps que possuam recomendações em grupos ou em sites.

Por fim temos as Corretoras, ou exchanges, elas oferecem uma forma muito mais segura e direta para adquirir Bitcoins e começar o seu investimento. Entre as muitas vantagens e facilidades, você tem mais praticidade de poder guardar suas moedas diretamente na exchange e a maior segurança contra golpes.  Veja como você pode escolher a melhor corretora para comprar Bitcoins.

A escolha da corretora

Escolher uma boa corretora para começar é um passo fundamental para ser bem sucedido em seus investimentos. Você precisa de uma corretora que seja segura, ofereça boas opções de altcoins e as melhores taxas.

Confira mais sobre Exchanges e criptomoedas e saiba como escolher a melhor opção.

O Bitcoin foi o ativo que mais valorizou na história e tem se mostrado uma boa opção como reserva de valor. E para começar é muito importante que você pesquise bem antes para investir com maiores chances de assertividade.

Mais nesta categoria
Ver todos >
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Coinext.
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Feedback