Altseason: o que é e como se preparar

Mas afinal, como identificar a altseason? Para ajudar você, preparamos este conteúdo que te ajudará a identificá-la e conseguir investir com assertividade.

Matheus Araújo
Última atualização:
11/4/2024

A Altseason é um dos momentos do mercado mais aguardados pelos aficionados em cripto. Isso acontece, principalmente, pelo fato de que muitas vezes, investidores ousados conseguem bons lucros pelos seus investimentos em moedas não tão populares.

De maneira simplificada, esse momento é marcado por uma elevação assertiva de preço em diversas criptomoedas do mercado. Deste modo, ele pode representar grandes ganhos para quem consegue identificá-lo com antecedência.

Mas afinal, como identificar a altseason? Para ajudar você, preparamos este conteúdo que te ajudará a identificá-la.

O que é Altseason?

“Altseason” é um termo utilizado para descrever o período no qual as altcoins apresentam um desempenho consideravelmente melhor do que o Bitcoin em termos de valorização de preço.

Em outras palavras, durante esse período, as altcoins tendem a superar o Bitcoin em termos de ganhos percentuais. Durante uma altseason, os investidores e negociadores muitas vezes redirecionam parte de seus investimentos do Bitcoin para elas, buscando maiores retornos sobre o investimento.

Isso pode ser influenciado por diversos fatores, como:

  • Lançamento de novos projetos de altcoins;
  • Desenvolvimentos tecnológicos;
  • Notícias positivas específicas para uma determinada altcoins;
  • Simplesmente o interesse renovado dos investidores em diversificar seus portfólios.

É importante observar que a altseason não é o fenômeno garantido e pode variar em duração e intensidade. Além disso, o mercado de criptomoedas é altamente volátil e imprevisível, e investir em altcoins pode ser arriscado devido à sua menor liquidez e maior exposição a flutuações de preço. Portanto, os investidores devem conduzir uma pesquisa adequada e considerar sua tolerância ao risco antes de participar de uma altseason.

Como identificar uma altseason?

Neste ponto do texto você pode estar se perguntando, como identificar uma altseason? Esse pode ser um grande desafio, visto que é um fenômeno que pode variar em duração e intensidade.

Entretanto, é possível identificar alguns sinais que indicam que as criptomoedas estão nesse momento. Alguns indicadores do mercado incluem:

Desempenho relativo às Altcoins

Durante uma altseason, as altcoins tendem a superar o Bitcoin em termos de valorização de preço. Portanto, observar se as altcoins estão apresentando ganhos significativos em relação ao Bitcoin pode ser um indicativo.

Volume de negociação

Aumentos substanciais no aumento do volume de negociação das altcoins, especialmente aquelas com menor capitalização de mercado, podem sugerir o início de uma temporada de altcoins.

Sentimento do mercado

O sentimento do mercado pode mudar durante uma altseason, desse modo, os investidores podem se tornar mais otimistas em relação às altcoins e buscar oportunidades de investimento fora do Bitcoin. 

Fortalecimento do Ethereum

O Ethereum é o principal concorrente do Bitcoin no mundo, e por essa razão, seu valor pode ser um indicador de que a Altseason está chegando.

Há momentos em que essa cripto se distancia do mercado e tem um desempenho superior ao do Bitcoin. Assim, essa movimentação de capital de uma cripto para outra indica que o mercado tem visto mais valor na altcoin do que na moeda principal.

O que é Altseason Index?

O “Altseason Index” é um indicador usado para medir o desempenho das altcoins em relação ao Bitcoin durante um determinado período de tempo. Ele é projetado para ajudar os investidores a identificar se o mercado está em uma fase de altseason.

O Altseason Index é calculado utilizando uma variedade de métricas e estatísticas, como o preço das altcoins em relação ao Bitcoin, o volume de negociação das altcoins, a volatilidade do mercado e outros fatores relevantes. Com base nesses dados, o índice atribui uma pontuação. Essa pontuação indica se o mercado está atualmente em uma fase de altseason ou não.

Este índice é importante, pois por meio dele, os investidores podem usar essa informação para ajustar suas estratégias de investimento e tomar decisões informadas sobre onde alocar seus recursos durante períodos de alta atividade no mercado de criptomoedas.

Como se preparar para uma altseason?

Se você deseja se preparar para uma temporada de altcoins, pode ser que haja diversas etapas importantes para estar pronto para aproveitar oportunidades de investimento que podem surgir. Aqui estão algumas dicas sobre como se preparar:

Se eduque

É primordial que você entenda o que é uma altseason, como ela funciona e quais são os seus sinais. Por isso, dedique-se a entender o mercado de criptomoedas, acompanhas as tendências e aprender sobre diferentes altcoins e seus projetos.

Diversique o seu portifólio

Durante esse período, o mercado de criptomoedas pode se tornar altamente volátil. Uma maneira de se proteger contra isso é ter um portifólio de investimentos, distribuindo seus recursos entre diferentes altcoins. Essa ação diminui os seus riscos e aumenta a possibilidade de retornos positivos. 

Tenha objetivos claros

Seja um investimento de renda fixa ou variável, é importante que você tenha objetivos claros, e bem definidos.

Portanto, é fundamental que você saiba onde quer chegar e desenvolva uma estratégia alinhada com esses objetivos.

Seja paciente

Por último, lembre-se de que o mercado de criptomoedas pode ser volátil e imprevisível. Mantenha a calma, seja paciente e evite tomar decisões impulsivas com base em emoções.

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, é importante que você esteja atento a todo o setor criptográfico para saber o momento certo de aproveitar a altseason. Por essa razão, é crucial que você acesse sites com notícias atualizadas sobre criptomoedas, como é o caso da Coinext.

Invista em altcoins com a Coinext!
Sobre o autor
Matheus Araújo
Estagiário de Marketing de Conteúdo
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se